ENTREVISTA
Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados
Já há demissão em massa de trabalhadores da indústria calçadista ?
Fazemos de tudo para salvar os empregos, mas se o comércio, os serviços e a indústria não abrirem, ninguém venderá calçado e nem haverá consumidor.
E as exportações ?
Quem está comprando calçados no exterior ? Ninguém.
Quantos trabalhadores foram desempregados até agora ?
Ontem, no RS, o número foi de 2.000. Hoje, há pouco, passei a trabalhar com outro número, 2.500. O RS é o maior empregados brasileiro da indústria calçadista, com um total de 87 mil postos.
E a ajuda do governo, tipo ajuda para pagar salários e até pagamento de parte dos salários ?
Estas indústrias que estão demitindo, fazem isto por uma das duas seguintes razões: 1) Não podem aguentar até que a ajuda saia dos cofres oficiais. 2) Ou estão convencidas de que a retomada demorará e mesmo que não demore, será impossível que a roda funcione do tamanho e no ritmo anterior.
E no Brasil ?
A indústria calçadista já demitiu 11 mil dos seus 270 mil trabalhadores.
11 comentários:
Puxa vida , quanta diferença !!!
Nasci em Novo Hamburgo e até os 11 anos convivi com o pessoal do setor calçadista. ..
Era gente brava, desbravadora, nós éramos muito mais cosmopolitas que meus familiares porto alegrenses...
A Europa e os EUA para nós... era ali na esquina...
As fábricas eram como relógios suiços, com centenas de trabalhadores circulando por lá em suas bicicletas...
Vi nascer a Fenac e a vi crescer. .. do nada...
E agora este mesmo pessoal diz que não pode segurar a onda um ou dois meses?
Os alemães se mudaram de lá?
É muito simples.
O dragão financiou muitos da grande mídia para disseminar o terror e os governadores e prefeitos cairam direitinho na arapuca.
Por longo tempo a indústria calçadista patinará, assim como outras indústrias, e as fábricas do dragão abastecerão o mercado brasileiro.
Estados quebrados aceitarão facilmente "ajuda" dos generosos do dragão e entregarão as chaves da nossa liberdade, para quem?
Valha-nos São Jorge.
Grupo rbs e zero hora, sempre noticiavam em PRIMEIRA MÃO ao ponto de terem orgasmos múltiplos de satisfação, noticias de DEMISOES E QUEBRA DE EMPRESAS, hoje parece SURDOS, MUDOS E CEGOS, nada sobre oque esta acontecendo com demissões, quebra de empresas. Acordem enquanto a tempo.
A Globo 24 horas por dia enchendo o saco.
Pessoas em casa
Comércio fechado
Queriam o que ?
Alice no país das maravilhas !
Não é só calçados, comércio e indústria de todos os segmentos estão demitindo.
Mas o MPE está impedindo a decisão do Prefeito de Farroupilha de liberar o trabalhador que “ ainda ” tem Emprego de exercer o seu livre direito de ir e vir. Todos somos responsáveis pelas nossas atitudes até porque arcamos com as consequências. Ou estamos Confinados porque somos I N Ú T E I S? Os úteis não pararam de trabalhar, nem se contaminaram. Queremos uma Estatística das pessoas que foram obrigadas a nos servir e que por ficarem expostos se contaminaram.
Nessa época a carga tributária era bem menor e o caixa das empresas tinha dinheiro.
Hoje é uma engrenagem que quando um elo se rompe fica difícil, sem contar que a carga tributária quase dobrou nesses 40 anos.
São Jorge, cara. O do dragão? Temo fu.
Excelente entrevista, Políbio!
Calçadistas são guerreiros teimosos e resilientes como ninguém!
E estes sofreram muito com a China Vírus desde os anos 80....!
O ocidente é fraco, desunido,mimado, viciado e histérico.Erigiu,equipou,armou e se colocou na dependência de um único país.Perderam soberania, valores morais,religião.Eles nos dobram com ameaças, coação ou com um mal explicado vírus.Sem dar um tiro só gritando fogo e providenciando cadáveres,nos colocaram de joelhos,na lona,desfizeram tudo o que a duras penas,recuperamos.Gente ruim,raivosa,vingativa,ressentida.Totalitários no mais alto grau!
Se não aguenta 15 dias fechado é porque já estava fazendo água. Desde que comecei a trabalhar com financiamento a indústrias o setor coureiro/calçadista do RS fica de chororó, nunca se reinventou. Choram, choram, choram. É o chinês, é o nordeste, é o governo, é o vírus.
Entendi...
Eram capitalistas...
Agora são capitalistas tutelados...
Postar um comentário