No momento tumultuado, e por que não dizer tenebroso, pelo qual passa o Brasil imerso em imensas crises econômica, social, política e de saúde,provocada pela pandemia do Covid-19, soma-se uma desnecessária crise ministerial do governo federal provocada pela saída intempestiva do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.
A atitude tomada pelo Moro, me fez retroceder aos bancos escolares, às aulas de latim e ao estudo das fábulas de Fedro.
No século primeiro depois de Cristo, Caio Júlio Fedro (GaiusIuliusPhaedrus), escravo liberto alforriado pelo imperador Augusto, escreveu e sistematizou uma grande quantidade de fábulas, as quais, em sua humildade, atribuiu, em seus cinco livros ao grego Esopo, o verdadeiro pai do fabulário, ainda que muitas fossem, realmente, de sua própria autoria. Esopo e Fedro, juntamente com o francês La Fontaine, foram os pais de praticamente todas as fábulas conhecidas até os dias de hoje.
A fábula que me fez percorrer este caminho de regresso à infância foi aquela conhecida como Esopo e o petulante (Aesopus et petulans).
Deliciem-se com o texto, numa tradução livre:
“O bom êxito arrasta muitos à desgraça”.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
14 comentários:
Já nosso último caudilho, Eduardo Leite, acompanhando por seu schnauzer Bento, fez uma advertência final a Bolsonaro: Merecerá ação de instituições da República'. E lá se foi mais uma ponte queimada.
Todo mundo sabe (parece que menos o editor) que o inquérito foi parado por decisão do STF. E que o presidente não quis recorrer, pois existia a possibilidade do preso ser solto. Não adianta tentar jogar isso em cima do Moro, como se ele fosse o responsável.
Muito bem explicado...mas falando em gregos um dia um famoso pintor de Atenas
fez belo quadro e percebeu que as sandalias pintadas não estavam boas...chamou um sapateiro para opinar e o sapateiro lhe mostrou varios detahes das sandalias que podiam ser melhorados e assim ele fez... e o sapateiro encantado começou a dar palpites sobre outros itens do quadro quando o pintor irritado disse : o sapateiro que não vá além das SANDÁLIAS.......exato......Um juiz que quis ir muito além de suas sandálias quebrou a cara...Devia ter ficado quieto no seu cargo e continuar condenando corruptos...quis ir além das sandálias e tropeçou feio..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Bolsonaro conseguiu o que toda esquerda brasileira não conseguiu.. tirar MORO da Lava jato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. e MORO será abrigado por um ninho tucano pois esses simpaticos animais jamais foram importunados pela sua pena...por maiores que sejam as malvadezas praticadas...
A ficha demorou um pouco pra cair, mas caiu e percebemos que fomos traídos.
Bom de conhecimento Sr. Jacques!
MAS DISCORDO de vossa adaptação textual. Prefiro aquela do SAPO E O ESCORPIÃO (a natureza de cada um).
PRA MUITOS é normal no Brasil a negociação de cargos por favores e votações.
"NEGOCIATAS" não é atributo de pessoa honesta, mesmo que seja CULTURAL no Brasil.
EU FICO do lado agora comprovadamente honesto, mesmo ter errado ao adentrar na politica brasileira, onde vigora a "cultura" de levar vantagem.
Dr. Sérgio Moro se preocupou com sua Biografia. O Presidente Jair Bolsonaro com o Brasil. #estamosjuntosBolsonaro.
O Presidente Jair Bolsonaro tem razão. Dr. Moro não mandou apurar os sucessivos crimes que abalou o país onde envolveram o Presidente. Acovardou-se.
Anônimo das 16:53h! Excelente Comentário. Dr. Moro quis ser igual ou mais importante do que o Presidente Jair Bolsonaro.
Na minha opinião o Presidente Jair Bolsonaro está coberto de razão. Ele é o Presidente eleito pelo povo. Ele é o representante da Nação. Nós que o elegemos com quase 60% dos votos não podemos deixá-lo só porque em nenhum momento fomos por ele traído. Muito pelo contrário em 30 anos nunca tivemos um Presidente que realmente se preocupasse tanto com o seu povo.
#estamosjuntosBolsonaro. Foi pedido Impeachment a “ Todos ” os Presidentes do Brasil, menos ao Lula. Nesse período o Brasil foi esquartejado pela Corrupção. E a Mídia calou-se porquê?
Força Presidente Jair Bolsonaro #estamosjuntos
Dr. Moro queria ter nesse cargo de Ministro o mesmo brilho que o Presidente Jair Bolsonaro tem, afinal de contas quando Juíz Dr. Moro o tinha. Como não era político acabou não entendendo sua função como Ministro da Justiça. #estamosjuntosBolsonaro.
Adélio deu uma facada no Presidente Jair Bolsonaro pela frente.
Esse artigo demonstra uma tremenda injustiça contra Sérgio Moro!
Postar um comentário