Governo gaúcho pede plano de ação para socorrer o agro gaúcho, coisa que nem ele fez até agora

A principal demanda é a prorrogação dos prazos dos financiamentos de produtores afetados pela estiagem no Estado. Isto vem sendo tentado desde janeiro, quando a crise nem tinha as proporções dramáticas de agora, sem êxito algum.

O governador Eduardo Leite pediu ajuda ao governo Bolsonaro, tudo porque o RS enfrenta uma quebra de 10,7% na safra gaúcha de grãos deste ano, calculada agora em 31,8 milhões de toneladas, sendo 12% na safra de soja e de 20,5% na safra de milho, segundo dados de ontem da Conab. O governador fala em 30% no caso da soja. Leite esteve ontem, de novo, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que leva o assunto com a barriga.

Gente do agro gaúcho calcula que apenas com a soja o RS perderá R$ 20 bilhões.

O governador quer do governo federal um plano de ação, que deverá envolver a renegociação de créditos de custeio, a comercialização de produtos, além de outros instrumentos. O governo estadual, quebrado, pode muito pouco e não faz o que pede do governo federal, um plano de ação consistente, limitando-se a perfurar alguns poços artesianos para garantir água para as pessoas e ainda assim com recursos da Corsan.


14 comentários:

Anônimo disse...

Todos os anos têm estiagem no RS.Uns anos mais fortes,outros mais fracos.Este ano é um dos piores.E os governos nunca se preparam,nunca tem um plano A,plano B.Isso chama-se incompetência e descaso.Todos os governos.Todos eles.O RS vive da agricultura,e mesmo assim os governos não fazem nada.As empresas se mandando do estado devido ao alto custo de cobrança de impostos.Aí sobra a agricultura,que é a base no estado.E o governo faz descaso com ela.Resumindo,estamos f....

Anônimo disse...

Vende e CEEE, Sulgas, Corsan´s,EGR, CESA etc.... Depois disto vai pedir ajuda.

Anônimo disse...

É inacreditável! Me parece mais um golpe contra o governo federal. Onde foi parar toda chuva que caiu no RS?

Anônimo disse...

Sem mencionar o novo e corajoso 'raid' sobre o governo federal exigindo os repasses da 'Lei Kandir' - o RS está assim porque, mais uma vez, como sempre, foi prejudicado pelo governo central. Isso será um excelente somatório a negociação do tão sonhado Regime de Recuperação Fiscal.
Faz lembrar os 4 bilhões que a CEEE recebeu em 2012 sumidos na garganta profunda do estado diferente.
Justiça seja feita Leite (antes Sartori) luta pra desmamar a pesada e gordurosa máquina estatal cartorial gaudéria, mas as forças ocultas sempre jogam contra.
A proposito: os funcionários publicos ainda estão exigindo poupudas indenizações na justiça do trabalho após se aposentarem? Isso tornou-se lugar comum em todos os setores, incluindo Banrisul.

Anônimo disse...

Na hora do preju, o Agro BR quer proteção do Estado. Na hora do lucro, são defensores do livre-mercado (e do lucro só pra eles, lógico).

Anônimo disse...

"os governos nunca se preparam" ué mas não é pra ter estado mínimo e deixar a economia nas mãos da iniciativa privada???

Anônimo disse...

Anonimo das 10:40 tu já plantou alguma coisa, já produziu algum tipo de alimento? Sabe o risco que significa investir no campo e depender do clima (cada vez mais louco)?

Anônimo disse...

Pois é agora eles deveriam chamar o Batman! Ou melhor, o Aquaman kkkkkk

Anônimo disse...

Só existem dois tipos de pessoas no mundo.
Os que sustentam e os que são sustentados.
De vez em quando quem sustenta precisa de uma força para continuar sustentando quem é sustentado. Entendeu colega.
RS livre

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Vende e CEEE, Sulgas, Corsan´s,EGR, CESA etc.... Depois disto vai pedir ajuda.


O Rio Grande do Sul (com a ajuda de alguns outro estados) é que dá dinheiro pro governo federal (sustenta a União) - NÃO O CONTRÁRIO! Está claro isso?

O lixo do governo federal (esteja ele sob comando do Bolsonaro ou do Lula) é que tem que pedir penico pro Rio Grande do Sul.


É só separar o RS do brazil que aí não precisa mais "ajudar" o agro (vê se pode!).

Dia 20 de setembro deste ano haverá nova consulta do movimento "O Sul é o meu País" (o governo federal com certeza fará de tudo pra impedir a concretização do desejo do povo do Rio Grande do Sul.)

Anônimo disse...

Governo gaúcho pede plano de ação para socorrer o agro gaúcho, coisa que nem ele fez até agora

Talvez porque quem fica com a maior parte dos impostos pagos pelos cidadãos do Rio Grande do Sul não é o governo gaúcho, mas o governo do brasil (o governo federal).

Anônimo disse...

É só deixar o dinheiro dos gaúchos no Rio Grande do Sul, aí não há necessidade de "ajuda".

Anônimo disse...

Na verdade o governo federal estaria apenas "devolvendo" uma pequena quantia da dinheirama que é extorquida não só do próprio pessoal do agro como de todos os cidadãos gaúchos

Anônimo disse...

Ainda bem.
Aleluia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/