Artigo, Aod Cunha, Zero Hora - RS: Uma terra de imigrantes?

Nota do editor:
Há muitos anos, Pedro Simon já se preocupava com a diáspora do povo gaúcho. 

O Rio Grande do Sul ficou conhecido por importantes fluxos de imigração estrangeira nos dois séculos passados, principalmente italianos e alemães. Estes ajudaram a promover a educação, a saúde e uma ética de trabalho que impulsionou o desenvolvimento do Estado. Por outro lado, nas últimas décadas, sabemos que o RS envelheceu mais rapidamente do que o Brasil, em parte pelas melhores condições de educação e saúde adquiridas no passado. Assim, como melhoraremos a geração de renda com uma proporção menor de pessoas em idade ativa? 
  
(...)

Nos preocupamos muito com a migração de talentos gaúchos para fora do RS. Mas o nosso maior problema é outro. Segundo dados de 2019 do IBGE/SEPLAGRS/Pedro Zuanazzi, até 2015 o RS tinha a 5ª menor taxa de migrantes em relação a população total. Ou seja, 22 estados brasileiros tinham perdido percentualmente mais população nascida no seu território do que o RS. Por outro lado, o RS apresentou a menor taxa de imigração acumulada entre todos os estados brasileiros. Foi o Estado, até 2015, que proporcionalmente menos atraiu população de fora do seu território para morar e trabalhar aqui. Somadas as taxas de migração e imigração somos o Estado no Brasil com a menor mobilidade regional de capital humano.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Uma das maiores causas desse êxodo é sem dúvida a evasão de recursos da qual o RS sofre por conta da relação (extremamente desvantajosa) que tem com a federação brasileira.

Além de a economia do RS perder R$ 60 bilhões ou mais pra brasília todos os anos, ainda perdemos jovens que são obrigados a irem atrás desse dinheiro. Além de perder recursos financeiros pra brasília perdemos também recursos humanos como o Marcel van Hattem e outros tantos jovens que poderiam estar fazendo suas vidas aqui.

Anônimo disse...

O RS deveria é atrair pessoas de fora do Brasil, também. A política esquerdista do Brasil parece que estabeleceu que só imigrantes do 3º mundo ou refugiados em dificuldades podem vir ao RS. Por que não podemos ter políticas para atrair pessoas do 1º mundo também? Não é politicamente correto?

Anônimo disse...

Tirando a exploração monetária e as leis tributárias e comerciais jurássicas de brasília do caminho do RS, haveria MUITA gente querendo se estabelecer no Rio Grande do Sul (tanto empresas como pessoas físicas), como é dito aos 4:22 minutos desse vídeo (vale a pena assistir o vídeo inteiro):

https://www.youtube.com/watch?v=50aC1hczesw

Anônimo disse...

O ultra radical esquerdismo gramsciano de esgualepados morais há muito tempo estraga o RS. São eco ultra radicais esquerdistas impedindo e destruindo a pesquisa agropecuária e possibilidades de minerações, barragens e o uso de tecnologias mais avançadas, são abomináveis gritalhões de megafone espantando empresas com sua perigosas ameaças e universidades que viraram centros de doutrinação pura, só conseguiram juntar o que de pior pode embasar uma sociedade, idiotas facilmente manipuláveis. Meus parabéns esquerda, vocês destruíram o RS e sem mimimi, trololó ou o que é isto, o que é isto?

Anônimo disse...

O problema é que os novos gaúchos que atualmente vão procurar emprego em outros Estados foram (des)educados aqui, ou seja, vão levar os nossos costumeiros azedume e má-vontade, especialmente contra os grandes empreendimentos, para outros lugares.
Embora seja bom nos vermos livres de gente azedada pelo sistema educacional, tenho pena dos estados que os receberão.
Ninguém merece um azar desses!
ps.: todos os meus conhecidos que migraram, tratam de atrasar a localidade que os receberam!

Anônimo disse...

ps.: todos os meus conhecidos que migraram, tratam de atrasar a localidade que os receberam!

A maioria esmagadora dos gaúchos que emigraram levaram prosperidade pra onde foram, não vai ser a tua anedotinha autodepreciativa (provavelmente inventada) que vai mudar a realidade.

Anônimo disse...

Desde que começaram a enfiar o nefasto Carnaval goela abaixo, além de promoverem a miscigenação e o fim das tradições europeias no estado, o RS vai se "abrasileirando" até não sobrar mais nem o chimarrão e o "Tu".

Anônimo disse...

Idiota !
Devem ter atrasado o Oeste de SC, do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Maranhão, Piauí...
Vai te tratar imbecil !

Anônimo disse...

O ultra radical esquerdismo gramsciano de esgualepados morais há muito tempo estraga o RS. São eco ultra radicais esquerdistas impedindo e destruindo a pesquisa agropecuária e possibilidades de minerações, barragens e o uso de tecnologias mais avançadas,

BLABLABLABLABLAH, quem ganhou as duas últimas eleições no RS: Marchezan (o que tinha de mais à direita para o Porto-Alegrense votar, Bolsonaro e Leite). PT não ganhou nada. Até quando essa bobagem? "Esquerdismo" tem em todoo brasil,não só no RS.

"eco ultra radicais esquerdistas impedindo e destruindo a pesquisa agropecuária"? Deve estar falando do José Bové há 20 anos atrás esse idiota.Defender o meio ambiente, em linhas gerais, não é pauta exclusiva da esquerda.No RS esses descuidos geraram problemas que afetam gerações, como a poluição do guaíba. Claro que idiotas como o Bové devem ser execrados, mas não é isso que causa os problemas do RS.

O maior problema do RS é o governo federal, não o "esquerdismo" como alguns idiotas insistem. O próprio Simon sabe disso e falou sobre em suas publicações como "Reage, Rio Grande! (por um Novo Pacto Federativo)" e outras. Mas como Simon é um insosso PMDBista esquerdista nunca fez (ou não pode fazer) nada além desses livrinhos e discursos para inglês ver.

"O Governo do Rio Grande do Sul vive, hoje,
dramática situação fi nanceira, disse, em pronunciamento
feito na tribuna, o Senador Pedro Simon, que identifi ca
como as duas principais causas geradoras do problema
o fenômeno da concentração de receitas na União e a
negativa do Governo Central em cumprir compromissos
assumidos com os estados exportadores quando da edição da Lei Kandir."


Retirado da primeira página do livro que pode ser baixado aqui: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/177088

Mais do livro:“A União fica hoje com cerca de 75% dos impostos recolhidos no País – repito: a União fi ca hoje com
cerca de 75% dos impostos recolhidos no País! Sobram
apenas 25% para os estados e para os municípios. Ora,
isso é inconcebível, inaceitável. Essa situação não pode
mais continuar. Creio que o pacto federativo tem de ser
reabilitado, rediscutido. O Senado Federal, que representa a Federação, tem de estar presente nesse momento e
nessa hora”.

Isso aí foi escrito em 2005 (há 15 anos). O que mudou de lá pra cá? Nada.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/brasil/uniao-prejudica-estados-e-municipios-diz-simon/

Solução para o RS: o movimento "O SUL É O MEU PAÍS"! Dia 20 de setembro desse ano haverá nova consulta e se conseguirem assinaturas suficientes eventualmente vão fazer uma com validade legal. Só se mudará algo colocando pressão no governo federal.

Anônimo disse...

Você precisa aprender a ler. Eu mencionei os novos gaúchos, os que foram para Florianópolis, NY, Austrália.
Não me referi aos que foram para o Centro-oeste, Roraima, etc.
Esses últimos não receberam essa educação tacanha que se oferta atualmente por aqui, da aqual vc parece ser um digno consumidor.

Anônimo disse...

Que bom que estão indo embora, mas espaço sobra quem fica. Caminhar na Rua dos Andradas em POA já não é mais sinônimo de ser atropelado por um mar de gente. E vamos combinar, nada mais desagradável que ter que disputar um espaço na areia da praia. O RS gasta como tivesse uma população de 13 milhões de habitantes, assim que ajustar para o seu tamanho real, quem sabe melhora!!

Anônimo disse...

RS vanguarda do atraso

Anônimo disse...

que "educação tacanha" o que, não viaja na maionese idiota.

Conheço vários gaúchos na Australia, todos estão muito bem obrigado.


Aliás, conheço um australiano que mora em Porto Alegre, passeia com um cachorro pela cidade baixa e gosta muito daqui.

Anônimo disse...

Que bom que estão indo embora, mas espaço sobra quem fica. Caminhar na Rua dos Andradas em POA já não é mais sinônimo de ser atropelado por um mar de gente. E vamos combinar, nada mais desagradável que ter que disputar um espaço na areia da praia.

Concordo plenamente, prefiro viver com qualidade de vida num lugar mais "vazio".

O RS gasta como tivesse uma população de 13 milhões de habitantes, assim que ajustar para o seu tamanho real, quem sabe melhora!!

Na verdade o RS tem uma população superprodutiva, produzem muito mais do que consomem, o problema é que o governo federal "distribui" o dinheiro do Rio Grande do Sul pelo brasil inteiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/