Artigo - Os três possíveis cenários depois dos eventos cívico-militares de hoje na Venezuela

O artigo a seguir é do blog La Patilla e analisa neste final de tarde os eventos de hoje na Venezuela. É um material de qualidade. Leia tudo. O texto vai em espanhol. Use o translator, caso você não consiga entender.

Ao lado, Guaidó e López, esta tarde.

Juan Guaidó ha logrado en la jornada de hoy la primera insurrección militar desde que asumiera como Presidente delegado de Venezuela el 23 de enero. Fuerzas militares que le responden liberaron al dirigente opositor Leopoldo López, quien estaba en arresto domiciliario en su casa. Es decir, fue una operación sin resistencia. Desde un cuartel de la Fuerza Aérea, Guaidó y López, rodeados de militares, llamaron tanto a las Fuerzas Armadas como a los civiles a protagonizar una insurrección contra el régimen chavista (cabe señalar que Guaidó ya había convocado a una marcha en Caracas hacia el palacio presidencial, como fase final de la “Operación Libertad”, para provocar la caída del régimen. Se adelantó un día).

Se trata de no sólo el momento de mayor intensidad opositora en los casi 100 días que ha durado la iniciativa de Guaidó para derrocar a Maduro sino también del desafío más importante contra su régimen en los cinco años que lleva en el poder.

Ahora, cabe la posibilidad de que Guaidó tenga éxito y que el régimen se desmorone perdiendo el apoyo militar, como se buscó desde el inicio del movimiento.

CLIQUE AQUI para ler mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

Fico com Olavo de Carvalho > Maduro não cai, e apoio brasileiro ainda é muito grande.

Anônimo disse...

Quarto cenário: Maduro se abrigar embaixada brasileira.

Anônimo disse...

Está provado que cabo e soldado não resolvem porcaria nenhuma. Nada como um bom general, de preferência do lado certo, pois não?

Anônimo disse...

A RUSSIA acusou hoje de " VIOLENTA" a oposiçao a MADURO nas ruas. Nós vimos a " violencia" . A oposiçao "jogava pedras" contra os blindados, que procuravam atropelar os venezuelanos oposicionistas desarmados .!!!
Tia Glória.

Anônimo disse...

Muito bom.. ou "muy bueno". Avante, Guaidó y López!! 🙌

Anônimo disse...

DITADURA depois que se instala é um desastre.
Olhe para nós! Ou tem bobo pensando que nos livramos do narcogoverno Petralha?, ,
Alcolumbre tá la? O Maia tb?? O Tofoli e asseclas? O Dirceu ta solto?
Então!! ! Não nos enganemos. Nada mudou! Bolsonaro é decorativo!. Se chiar mais alto, o PT tem mais Adélios por aí. Por isso a covardia desse governo. Está tentando limpar aos poucos. Tomara dê certo.

adilson disse...

Como cuba,uma ilha minuscúla,consegue controlar,usar estratégicamente um continente inteiro,sempre com recursos alheios?Aqui estão russos,chineses,iranianos,arabes,até turcos,mas o controle estratégico é cubano.Exercido diretamente de havana.Castro remanescente diz pula e o comandado pula.Enquanto isso não for entendido e desfeito não há chance para a américa latrina.É só observar os eua dizerem que os cubanos têem que sairem da venezuela.Lá,toda a cúpula das ffaas são doutrinados pelos cubanos e comandados por cubanos.Qual o tamanho da penetração cubana no brasil?A venezuela prestes a virar uma siria,levada á isso pelas práticas comunocubanapetistas.Querem os brasileiros isso?Lá foi o povo que permetiu/aceitou a tomada do poder!Vão pagar o preço até o ultimo centavo ou gota de sangue!

Anônimo disse...

QUARTO CENARIO Mauduro amanhece com a boca cheia de formiga

Anônimo disse...

Augusto Heleno afirma: ‘Guaidó se perdeu no caminho’:

1 maio, 2019 - DCM

Do G1:

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, tem adotado desde terça-feira (30) um tom cauteloso sobre a crise na Venezuela. Para Heleno, um dos ministros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, “fica difícil prever” o que acontecerá agora no país vizinho, assim como relatou ao blog o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Na avaliação de integrantes do governo, faltam informações mais detalhadas sobre a situação na Venezuela.

Augusto Heleno ponderou que o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, “se perdeu no caminho”. Segundo ele, o episódio desta terça-feira demonstrou que os militares venezuelanos “estão na mão de Maduro”.

(…)

Anônimo disse...

como vc vai exigir honestidade desse petista se ele esta acostumado a ver a propria mae se desonesta?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/