Presa preventivamente há um ano por corrupção, ex-presidente deposta da Coreia do Sul foi condenada, ontem, a 24 anos de prisão

Presa preventivamente há um ano, a ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye foi condenada nesta sexta-feira a 24 anos de prisão por um escândalo de corrupção, ponto final da dramática queda em desgraça da primeira mulher eleita chefe de Estado na Coreia do Sul. Ela foi condenada por 18 acusações, inclusive corrupção e lavagem de dinheiro, como Lula.  Park foi destituída e detida em março de 2017 em função de uma série de suspeitas que revelaram as relações ilícitas entre o poder político e os grandes conglomerados.

O juiz Kim Se-yoon afirmou que Park forçou as empresas sul-coreanas a pagar dezenas de milhões de wones (moeda sul-coreana) a duas fundações controladas por sua confidente e amiga íntima de 40 anos Choi Soon-sil em troca de favores políticos. "As empresa foram obrigadas a dar somas importantes de dinheiro e a acusada deixou Choi controlar as fundações quando não tinha direito de fazê-la", acrescentou.

A filha mais velha do ditador militar Park Geun-hee chegou ao cargo de presidente apresentando-se como "incorruptível filha da nação".

Durante décadas foi considerada como a "princesa" política do país.

11 comentários:

Anônimo disse...

Está claro agora a diferença entre civilização e selva ?

Anônimo disse...

A "princesa" da política pensou que o era. Ficou presa preventivamente durante um ano e, agora, foi condenada a 24, por crimes semelhantes aos de Lula, mas não tão graves, porque não aparelhou o país inteiro, objetivando poder eterno. Ai que inveja da Coreia do Sul.

Anônimo disse...

É assim que se faz em país sério, onde a imprensa não tem dobradiça na coluna e não se cala em troca de dinheiro público da propaganda estatal.

Estamos há anos-luz desse estágio de desenvolvimento.

Anônimo disse...

Bem diferente do que acontece aqui onde são dadas todas as regalias para o maior ladrão da história do Brasil.

Anônimo disse...

Dois jornalões hoje falaram que a cela do molusco não é privilégio (o Globo) e Folha). Pergunta para esses jornalistas: Qual é a cela especial que a presidenta sul coreana vai ocupar ( tem figrobar/tv oled 65/chuveiro individual.???!!!..) Essa é a diferença do 1º mundo (Coreanos do Sul são) para os do FIM do MUNDO...

Anônimo disse...

No Brasil a justiça tem medo dos bandidos.
Quem manda são os criminosos.

Anônimo disse...

Quando será que no Brasil vai existir uma justiça que funcione e, que realmente seja para todos?

Anônimo disse...

e o fujimore que nao fez nada ta preso porque os comunistas armaram pra cima dele

Anônimo disse...

Polibio desde os anos 90 no Japao e na Coreia, o Lula e a Cut ja era visto com desconfianca, os japas ja sabia que o sindicalismo e o petismo nao passa de uma farsa

Anônimo disse...

Essa mulher é corrupta mas tem culhão, não é covarde quem nem o LULLARÁPIO.

Anônimo disse...

Eu recomendo o filme da Netflix - O Mecanismo. Mostra mto bem o Brasil governado pela maior quadrilha de assaltantes de dinheiro público. O PT não é um partido político, mas sim UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA voltada para assaltar os cofres da nação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/