Ensaio, The Wall Street Journal, hoje - O problema de gigantismo do Brasil

Corrupção é só um dos sintomas de uma questão mais profunda: o inchaço do Estado.

Quando a construção de Brasília começou, em 1956, tudo relacionado à nova capital apontava para a ambição do Brasil de ser uma potência. Construída em apenas 41 meses, Brasília foi desenhada no formato de um avião, um reflexo aparente da impaciência do país em crescer.
Mas a nova capital era um monumento ao passado do Brasil. Apesar de moderna, Brasília era mais uma expressão da longa fixação do país com o conceito de um Estado paternalista gigantesco, responsável pelos negócios de toda a sociedade.

O Brasil já experimentou quase todo tipo de governo, de imperadores e ditadores a democratas e ex-marxistas. Quase todos compartilharam o compromisso do Estado de Leviatã como o motor do progresso.

“O problema é que, desde sempre, os líderes políticos do Brasil somente veem um caminho a seguir, o aumento do tamanho do Estado”, diz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Mas você precisa de outro trampolim para o progresso que não exclua o Estado, mas que aceite os mercados. Isso não é compreendido no Brasil.”

Hoje, o Leviatã está doente, com o governo envolvido em um escândalo na Petróleo Brasileiro SA, a Petrobras. Investigadores dizem que políticos, executivos do setor petrolífero e empresários conspiraram ao longo de dez anos para sugar bilhões da estatal, enviando dinheiro para contas na Suíça e para o caixa dois de partidos políticos.

No Congresso, onde hoje seis em cada dez legisladores enfrentam algum tipo de investigação criminal, os deputados votaram a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O Brasil está afundado em sua pior recessão desde a década de 30 e pode ainda não ter chegado ao fundo do poço. A dívida do país triplicou para US$ 1 trilhão em nove anos e alguns Estados estão quase falindo. A insolvência do governo federal é uma possibilidade. Se o impeachment passar, o vice-presidente Michel Temer terá que contar com legisladores envolvidos no escândalo da Petrobras para tomar decisões impopulares como cortes de gastos.

A corrupção pode não ser o ponto principal. O maior problema do país se deve ao fracasso do Estado Leviatã, que tem perenemente buscado as visões utópicas incorporadas em Brasília, mas que, em vez disso, tem gerado ciclos recorrentes de forte crescimento e drástica contração.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Com essa mentalidade demagoga, populista e corruPTa, dos nossos políticos, demonstra bem, que somente em governos ditatoriais, o país consegue crescer. Cresceu com a ditadura getulista de 1930/45 e com os 21 anos da ditadura militar.

- Depois com a volta da dita democracia(viva a verdadeira democracia...!!!) estamos crescendo como rabo de cavalo.

- Roubalheira, má administração, politicagem, demagogia. Um sopro de esperança, com a criação do plano real. Depois esse governo corruPTo, levou o país a esta situação caótica.

- Sou funcionário público federal aposentado. Tô levando medo. Notícia de Brasilia, disseram que o governo federal, já a partir de 23 de maio, não terá dinheiro para pagar os fornecedores. O meu salário, tá bailando...!!!

Anônimo disse...

AVANTE BOLSONARO, ESTE É O CAMINHO...E QUANDO CHEGAR NA PRESIDÊNCIA DO PAÍS, ACABE COM ESSA GENTALHA ESQUERDISTA DE UMA VEZ! A PRIMEIRA COISA A FAZER É CORTAR O DINHEIRO PÚBLICO QUE BANCA A MORTADELA DESTES VAGABUNDOS, DEPOIS É ENJAULAR OS LÍDERES E COLOCAR NO PAU DE ARARA!

Anônimo disse...

Até que enfim alguém tem coragem de mostrar Brasília por seu verdadeiro caráter: o "petrolão" de Juscelino Kubitschek. E o demagogo que quebrou o Brasil naquela época tem um memorial na cidade fantasma.

Anônimo disse...

Pois é anônimo das 14:31, mas o homem ainda gostava de serestas e também de multiplicação, como na meta de desenvolver cinquenta anos em cinco. Não chegou dobrar a meta como a dilmanta pretendia, uma vez atingida a mesma, mas gastou o triplo do normal para construir uma cidade fantasma, sem coração e com uma arquitetura desastrosa, projetada por um comunista caviar, que se lamentava de não ter feito projetos para a classe pobre. SÓ PODIA DAR NISSO AÍ!!!

passanh disse...

O Brasil ainda vai ter que cair muito para voltar a ser um país decente....perdemos 50 bilhões anuais para a corrupção.. e a sociedade perde 600 bilhões anuais para o empreguismo....10 vezes pior que a corrupção e ninguém fala nada aqui.. precisa de gringo vir falar....o empreguismo publico virou uma praga biblica no Brasil.. em todos os niveis, federal, estadual e municipal...Conheço prefeituras que tinham 6 funcionários no Paço municipal há 20 anos.. hoje a oidade, do mesmo tamanho, tem 200, no mesmo local....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/