Ivens Gandra Martins - Mentiras presidenciais

Já me referi, mais de uma vez, ao jantar que Ruy Fragoso, Paulo Bekin e eu tivemos com a juíza da Suprema Corte americana, Sandra O'Connor, à época do pedido de impeachment contra o presidente Bill Clinton (1993-2001).

Perguntei-lhe como votaria, se o processo fosse levado à Suprema Corte, após deliberação do Congresso. Ela respondeu-me com espantosa rapidez: "Meu voto será pelo impeachment", acrescentando: "Ele mentiu para o povo americano e um presidente não pode mentir".

Ficou provado depois que, com efeito, Clinton mentira, ao dizer que não mantivera relações com Monica Lewinsky. É de se lembrar que o pedido de impeachment foi rejeitado por mínima maioria.

No Brasil, se analisarmos o comportamento verbal da presidente Dilma Rousseff, parece que nem sempre a verdade teve preferência.


Durante a campanha de 2014, alardeou que a situação brasileira era maravilhosa, que o candidato de oposição iria buscar um ajuste recessivo, que, em seu segundo mandato, teria como meta a pátria educadora e que jamais tanto se fizera para o desenvolvimento econômico e social como em seu governo, com as contas públicas superiormente administradas, em face de sua ilibada idoneidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo

7 comentários:

Anônimo disse...

Se houvesse efeito Pinóquio no nariz da "digníssima" presidente, o mesmo daria três voltas na Terra de tão comprido!

Osmar Tello disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK... because, now, she sucks less.... kkkkkkkkkkkkk

Sheila disse...

O escândalo Clinton/Mônica Levinski parece que foi orquestrado para abafar algo muito mais perigoso para a imagem dos EUA: a CIA fez vistas grossas ao tráfico de cocaína para os EUA para que a grana arrecadada financiasse os contras na Nicarágua....Tem até um filme sobre o caso, que representou a saga do repórter Gary Webb que denunciou o caso, mas acabou sendo vítima do sistema e acabou sendo "suicidado"....Do mesmo modo, o escândalo da multinacional do aborto Planned Parenthood teve seu vídeo-denúncia abafado após a viralização do caso do leão Cecil que foi morto por um dentista americano.

Anônimo disse...

Com relação às mentiras do Bill Pinto e às da Dilma eu não vou relativizar e dizer que lá é os Estados Unidos e aqui é o Brasil, porque nunca um governo neste país mentiu e roubou tanto como nos governos petralhas, tanto do Lula como da Dilma!
Dizem que a Monica Lewinsky para tentar esconder vestígios do que tinha acontecido, entra em uma lavanderia pela quarta vez naquele mesmo dia e entrega ao atendente um vestido para lavar.
— Porra, de novo?
Pergunta o atendente, indignado com a quantidade de vezes que ela já havia estado ali naquele dia.
— Não
Responde ela, sorridente.
— Desta vez foi café!

Mordaz disse...

Isto é lá. Aqui os eleitores não se importam com mentiras. O PT mente há 30 anos e o povo vota nele. Por isto o país está na situação que está. Sem futuro.

Anônimo disse...

Dilma não passa de uma mentirosa arrogante, assim como Lula. E os políticos sequer tem moral para contradizer tais mentiras. Os brasileiros, pela ignorância política e incapacidade de fazer julgamentos balisados sobre àqueles que elegem, sofrem por seus próprios erros. Nunca vi o Brasil em situação tão miserável politicamente. Uma vergonha.

Anônimo disse...

TAMBÉM NÃO DÁ PARA COMPARAR A SUPREMA CORTE AMERICANA COM O NOSSO STF, ONDE VÁRIOS MINISTROS DEFENDEM, ABERTAMENTE, ESTES GOVERNOS PETISTAS, POIS FORAM COLOCADOS LÁ POR LULA E DILMA.

AQUI A CHINELAGEM É COMPLETA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/