Crise política e social gaúcha favorecerá aprovação de medidas "heróicas" no RS

Já se sabe que o governo Sartori enviará na semana que vem, sexta-feira, o novo pacote de propostas de ajuste fiscal, mas a ênfase, desta vez, será no aumento da receita. Sartori fará como Rigotto e tentaram fazer Olívio e Yeda sem êxito, elevando a alíquota geral do ICMS de 17% para 1'8% e as especiais (luz, combustível, telefones) de 25% para 30%. 

Há forte reação dos empresários e até das bancadas, inclusive da base aliada, que não querem saber de mexer nos impostos, mas a crise de ontem elevou a temperatura política, social e econômica a níveis de ebulição, o que favorecerá a aprovação de medidas "heróicas". 

Setores da oposição e da própria base acham que o governo forçou a crise atual. 

Outras medidas estruturais, estas para conter despesas e gerar mais receita, como alterações na previdência, também serão enviadas.

Uma das principais medidas será o aumento do limite de saques da conta dos depósitos judiciais dos atuais 85% para 95%. Se aprovada, a proposta irá permitir que o governo tome, para pagar salários e despesas cotidianas, mais R$ 1 bilhão da conta que guarda os recursos de partes litigantes em processos judiciais.

Saiba por que o projeto de aumento do
ICMS será enviado na semana que vem

O projeto será enviado agora de forma estratégica. O limite é 15 de agosto. Isso porque o aumento de impostos somente entra em vigor no ano seguinte à aprovação do projeto de lei na Assembleia. Sendo enviado em regime de urgência até a primeira quinzena de agosto, a proposta poderá ser votada em até 30 dias no Legislativo, que ocorreria em meados de setembro. Se aprovado, a alíquota somente sobe após uma noventena — período de noventa dias de espera pelos impostos majorados. Essa noventena acabaria justamente no decorrer do mês de dezembro, permitindo que 2016 já iniciasse sob o novo modelo de arrecadação.

22 comentários:

Anônimo disse...

Santa Catarina agradece o aumento de impostos no RS ...

Mordaz disse...

Não tem medidas heroicas nenhuma. Mais uma vez será tirado dinheiro bom da sociedade para colocar neste eliminador de desenvolvimento para pagar funcionalismo e serviços de péssima qualidade. O estado monstro que devora todo o recurso de uma sociedade.

Anônimo disse...

Aumentar impostos não é heróico... é covardia!!! Cortar despesas inúteis,privilégios históricos, aposentadorias indecentes,privatizar empresas inviáveis... isto seria heróico.Votei no Sartorão e perdi. O "gringo " não tem perfil de herói...!!!

Pampeano disse...

Governador reeleito no RS será aquele que terá coragem de colocar as finanças em ordem, reduzir gastos, desinchar a máquina pública e fomentar a iniciativa privada. Esse é o governo que os gaúchos tem que reeleger se quiser ser estado em desenvolvimento. Inveja dos catarinenses. Só não concordo com aumento de impostos.

Anônimo disse...

O Governador Sartori esta perdendo a oportunidade de fazer o que tem que ser feito, reestruturar toda máquina publica, demitir todos podem ser demitidos, buscar na assembleia a quebra da estabilidade dos funcionários,remanejar pessoal para as funções prioritárias para a sociedade, já esta mexendo no abelheiro,já vai ter greve, tem que fazer acontecer. Será que tudo isso é só para aumentar impostos e ficar tudo a mesma coisa? Se for isso tem que haver a reação da sociedade, desobediência civil, todo mundo sonega, mata de fome a nobreza, esta casta que acha que vive em outro planeta.
Fernando

Anônimo disse...

Políbio,

Aumentar o ICMS deve ser parte do ajuste.

Se o Sartori não CORTAR na carne, perde o apoio da população.

Podemos aceitar pagar mais, mas queremos o governo gastando menos.

Senão fica fácil. Qualquer garotinho(tipo tarsinhos) pode governar o RS!!

JulioK

Anônimo disse...

desonesto é utilizar os servidores públicos como desculpa para aumento de impostos. Quem sabe o governo Sartori dá exemplo e exonera uma cambada de CC's que não servem para nada, vamos começar com todos os coordenadores políticos das Secretarias de Estado, seus estagiários, os eternos CC's(que permanecem no cargo independente do governo), não que isso vá resolver a situação, mas o governo deveria dar exemplo. Salários que foram publicados na ZH, principalmente de procuradores e auditores fiscais da SEFAZ deveriam ser revistos, assim como de diretores de autarquias e fundações. Privatizar um pouco também não faria mal, quem sabe aqueles órgãos públicos que não produzem nada para a sociedade como Fepagro, Corag, Cesa, Ceasa, EGR, CRM e mais alguns que não me recordo agora. Essa é a hora de moralizar e deixar que o verdadeiro servidor público, cumpridor de suas obrigações com a sociedade trabalhe em paz e seja valorizado.

Anônimo disse...

C O V A R D I A é teu nome Sartori !!!

edson gomes disse...

Desobediencia civil a solução do Brasil

Anônimo disse...

O PIOR é que ,sempre que um governante aumenta impostos, em vez de ser por um período emergencial, esse aumento se torna PERMANENTE e os sucessores, beneficiados, também não os diminuem. Rezemos.

Zulmir Rasch disse...

Não tem jeito. Dinheiro não dá em árvore e o RS está literalmente falido. Certamente a venda do BANRISUL deverá ser pautada....

Anônimo disse...

é justo que a gauchada assuma as consequencias de suas escolhas nas urnas feitas ao longo do tempo.
cabe a gauchada arcar com os custos da maquina publica que sempre demandou nas urnas e se este custos subiu que se aumentem os impostos para fechar a conta.
o que não vale é a gauchada agora querer se descolar das consequências das suas escolhas.
tacale mais imposto na gauchada Sartori,sao os mais politizados do Brasil

Anônimo disse...

cortar gastos, cortar salarios acima do teto, reduzir repasse aos outros poderes, privatizar, gestão mais eficiente, privatizar...............
Aumento de impostos nao! não vamos pagar a conta.
E sobre parada dos serviços públicos na segunda, não vamos nem sentir a diferença.

Anônimo disse...

PRA QUEM DISSE QUE.NAO IA PEGAR NENHUM CENTAVO DOS.DEPOSITOS.JUDICIAIS...
O MENTIROSO E COVARDE SARTORI...
MEDIDAS HEROICAS ...SERIA O BATMAN?
NESSE GOVERNO O QUE TEM E COVARDE...E DEPUTADO QUE QUER TIRAR O SEU DA RETA...DIZENDO Q NAO APOIA ATRASO SALARIAL.

Paulo Pinheiro disse...

Meu filho, de 15 anos, disse que para resolver o problema do estado basta acabar com a sonegação de impostos.

Olha a noticia que ele me mostrou na internet, datada de 20 de julho de 2015:
"São R$ 5,2 bilhões só em ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o valor que os empresários da Serra deixaram de repassar para os cofres do tesouro do estado." http://polentanews.blogspot.com.br/2015/07/empresas-da-serra-sonegaram-quase-uma.html
Fazer o que se tem gente que simpatiza com sonegadores?

Anônimo disse...

NÃO IRÁ AJUDAR OS 30%, NECESSÁRIOS são 100% de ICMS!

Floripa, me aguarde, estou indo.

Anônimo disse...

Governador covarde, vai cair na sociedade a conta de manter fundações e autarquias inúteis que nem precisam de plebiscito para fechar (fepagro, fdrh, metroplan, fee, teatro são pedro, fundergs, entre tantas outras inúteis.) esse governador vai deixar esses cabides de emprego e desserviços a sociedade a corroer o dinheiro público.

Anônimo disse...

Por que quando foi à Brasilia para a reunião com a dona Dilma ele não colocou ela na parede para exigir o que a União nos deve? Gaúcho tem que ter faca na bota quando precisa e agora é o momento! Se o que tem ido de impostos do RS para o maldito nordeste tivesse voltado para cá na forma de saúde, segurança, educação e infraestrutura seríamos o Canadá do Sul, mas nos nivelaram ao que de pior tem o Brasil e viramos o Nordeste do Sul!

Anônimo disse...

Que heroico ????? Heroico seria vender estatais deficitarias e cortar os CC e etc. o resto é babela, sao covardes o Sartori e Feltes.

Anônimo disse...

Herói, só se for a população gaúcha, que mais uma vez pagará a conta de décadas de má gestão!

Anônimo disse...

Heroico, se fosse do PT a conversa seria diferente.

Anônimo disse...

O estado deveria fazer uma reavaliacao patrimonial, feito isso vender tudo que nao seja atividade fim e nao esteja dando resultado posivitivo.
Fazer uma auditoria da divida do estado com a uniao atraves de cia qualificada, (ex KPMG, FGV,Dom Cabral).
Ativos oriundos da inadimplencia tributaria: auditar organizar e vender como outros estados ja fizeram ate mesmo servir de garantia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/