Entenda por que o ministro Joaquim Barbosa adiou aposentadoria, entrou em férias e ameaça permanecer no STF

Ao lado, material que circula nas redes sociais.



O editor foi ontem em busca de explicações para dois movimentos recentíssimos que fez o ministro Joaquim Barbosa, que depois de anunciar publicamente sua aposentadoria resolveu adotar duas providências que aparentemente vão na direção contrária:

1) Adiou para agosto a transferência da presidência para o ministro Ricardo Lewandowsky.
2) Resolveu entrar em férias.

. Ninguém conseguiu entender o que pretende o ministro com os dois movimentos.

. Eis o que descobriu o editor, conversando em Brasília com advogados que “batem ponto” no STF com assiduidade:

1) Joaquim Barbosa sente-se duplamente ameaçado: a) As ameaças de morte contra ele e seus familiares não cessaram, embora a PF investigue tudo. b) O ministro Ricardo Lewandowsky já estava avançando sobre funções e prerrogativas que ainda são do presidente.
2) A OAB e algumas outras entidades da área do Direito estariam dispostas a amparar a movimentação de advogados dos mensaleiros, inclusive o ex-ministro Thomaz Bastos, que querem levar Joaquim Barbosa ao banco dos réus e até enfiá-lo na cadeia, tudo por conta de suspostos “desvios” na condução do processo do mensalão e da execução das sentenças.

. Este último caso é o mais grave e ameaçador.

. Ao sair do STF, Joaquim Barbosa perderia as garantias constitucionais de que é detentor atualmente, tornando-se homem comum, portanto refém dos seus desafetos.

. Não será surpresa para o editor se o ministro decidir voltar atrás e desarquivar seu pedido de aposentadoria, protegendo-se melhor dos ataques. 

14 comentários:

Unknown disse...

E tem esse motivo:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1484269-barbosa-cria-novo-atrito-com-sucessor-no-stf.shtml

Anônimo disse...

Prezado Políbio acredito que não seria vergonhoso tal atitude.
Creio que quase a totalidade dos brasileiros concordariam com esse víeis do retorno do JB, ele ainda é o contrapeso nos julgamentos daquela corte.
Deveria ficar no STF até que a PF conclua as investigações e os envolvidos sejam julgados aí sim ele sairia para a aposentadoria...
Um abraço.
Carlos Bonasser

ARS disse...

Ao invés de ficar na defensiva, o juiz deveria partir para o ataque e usar o prestígio que tem para derrubar de vez a organização criminosa no poder. Não há de ser tolerante com os intolerantes.

Anônimo disse...

Fica Joaquim....Não deixa essa turma tomar conta do Brasil....

Anônimo disse...

meu Deus, e como ele nao pensou nisso tudo antes???

eu mesmo nao entendi como abdicar da toga - e consequentemente de todo o aparato de segurança garantido por lei - contribuiria para uma maior segurança pessoal...

Anônimo disse...

"Não será surpresa para o editor se o ministro decidir voltar atrás e desarquivar seu pedido de aposentadoria"

e ele pode fazer isso?

se pode, esta esperando o que, ministro???

Anônimo disse...

Editor não sabe nada ele JB tomou estas atitudes somente com um fim deixar a sua estrutura no STF porque o Levandowisk ja estava quebrando a espinha do tirano.

Anônimo disse...

Tudo porque o partido dos mafiosos teve contrariados seus escusos interesses. Isto mostra claramente quão frágil é a democracia no Brasil atual. Havia muito maior respeito as instituições na época da revolução de 64.

MARA disse...

FICA MINISTRO, OS CANALHAS LÓGO LOGO SAIRÃO DO PODER.

Anônimo disse...

Políbio,

O Joaquim Barbosa não quer ser o "próximo" Celso Daniel!!

JulioK

Anônimo disse...

Segundo foi informado pela imprensa, o demissionmário Ministro Joaquim Barbosa quer encaixar os 40 CCs do seu gabinete no gabinete de outro ministros.

Anônimo disse...

Não é possível que a OAB e outras entidades jurídicas tomariam uma atitude contra Joaquim Barboza em prol de mensaleiros, em detrimento de toda um nação.

E os advogados todos do Brasil estão coniventes com essas entidades, eles não tem subordinação alguma às entidades.

Isso é espantoso.

Bloc disse...

Tive a pachorra de assistir a CPMI dos Correios onde pegaram toda a malandragem do mensalão. Ninguém, inclusive o petista Delcidio Amaral presidente da CPMI ousou ir contra as provas contundentes. Todo o julgamento no STF foi baseado nessas provas que antes também passaram pelo Procurador Geral da República. O problema de hoje é que o STF vermelhou e tentam pintar de azul as provas contra essa quadrilha. Fica Joaquim Barbosa e honre nossa Constituição.

Anônimo disse...

O editor conhece advogados???
Favor contrate um de qualidade para se defender no processo movido pelos promotores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/