Augusto Nunes apresentará Marina Corina, hoje, no Roda Vivas

Foi gravado nesta sexta-feira o Roda Viva com a deputada venezuelana Maria Corina Machado, que será transmitido pela TV Cultura entre 22:00 e 23:30 desta segunda-feira. Ilustrada pelo cartunista Paulo Caruso, a conversa reuniu os entrevistadores Fabiano Maisonnave (repórter da Folha), Nathalia Watkins (repórter da seção internacional de VEJA), Fernando Tibúrcio Peña (advogado especializado em Direitos Humanos), Rogério Simões (editor-executivo da revista Época) e Rodrigo Cavalheiro (sebeditor do caderno internacional do Estadão).

. O âncora do programa é o jornalista Augusto Nunes. 

.Todas as perguntas foram feitas. Nenhuma ficou sem resposta convincente. Durante 90 minutos, Maria Corina deu uma aula de clareza, coerência, coragem e sensatez. A poucas horas da viagem de volta para o olho do furacão, a parlamentar cassada e perseguida pelos mastins do governo Nicolás Maduro exibiu a altivez dos que jamais saberão o que é uma rendição humilhante. No Roda Viva de 7 de abril, o Brasil verá o que é uma oposicionista de verdade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ouvir tudo o que ela diz e saber nais da ditadura apoiada pelo Brasil.

Anônimo disse...

Perguntinha para a Dra Corina confirmar, uu não:

Corina Machado: a golpista venezuelana:

Daniel Pearl Bezerra

Engenheira industrial, mãe de três filhos, Corina é líder da extrema direita venezuelana e está à frente do processo de desestabilização, ou golpe, contra o governo de Nicolás Maduro. Nesta quarta (2), ela veio ao Brasil dizer “verdades” sobre o governo bolivariano.

Com o mandato de deputada cassado por ter aceitado a oferta feita pelo governo panamenho para discursar — utilizando a cadeira do Panamá na Organização dos Estados Americanos (OEA) — a respeito da situação em seu país, ato considerado inconstitucional pela justiça venezuelana, Corina deu ao Senado brasileiro sua versão para os fatos ocorridos na Venezuela.

Em sua exposição na Comissão de Relações Exteriores no Senado, Maria Corina recebeu os cumprimentos do senador tucano Aécio Neves, a solidariedade da senadora Ana Amélia (PP-RS), etc.

Protestos da esquerda comandada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que a chamaram de golpista. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) desmascarou o vídeo sobre a crise na Venezuela exposto pela deputada, dizendo que o material é "uma montagem que até uma criança poderia ver". Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou documento no qual comprova que a deputada apoiou a tentativa de golpe contra Hugo Chávez em 2002.

Trajetória: Em 2002, Maria Corina figurou entre os que assinaram o decreto de Pedro Carmona Estanga que aboliu a Constituição aprovada por voto popular em 1999 e todas as instituições do Estado, enquanto Chávez era mantido em prisão militar na ilha La Orchila.
No mesmo ano, Corina, juntamente com Alejandro Plaz fundou o Súmate, “organização não governamental dedicada à promoção e defesa dos direitos políticos dos cidadãos”. Na prática, tanto a ONG como Corina ganharam notoriedade com a realização do referendo revogatório de 2004 que consultou a população a respeito da continuidade do governo do presidente Chávez.

A credibilidade do Súmate é contestada por muitos venezuelanos visto que um de seus principais financiadores é a NED (Fundação Nacional para a Democracia, por sua sigla em inglês). Segundo porta-vozes da entidade, até 2004, o aporte da NED ao Súmare foi de meio milhão de dólares. Tal mecanismo autodenominado um “projeto pró-democracia”, foi criado, segundo o New York Times “há 15 anos para levar a cabo publicamente o que a Agência Central de Inteligência (CIA) fez ocultamente durante décadas. Gasta 30 milhões de dólares por ano para apoiar partidos políticos, sindicatos, movimentos dissidentes e meios informativos em dezenas de países”, como esclareceu o professor e jornalista francês Salim Lamrani, na Opera Mundi.

O dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) Jorge Rodríguez divulgou uma conversa entre a deputada e o historiador Germán Carrera Damas sobre as ações da oposição diante dos resultados das eleições de 14 de abril de 2013 na Venezuela, entre outras coverdas, há um video que ela também menciona que o secretário geral da Mesa da Unidade Democrática (MUD), Ramón Guillermo Aveledo, expôs, diante do Departamento de Estado dos Estados Unidos que o objetivo á um va provocar uma crise no país. O que, após certo empenho, conseguiram diante das “guarimbas”, barricadas violentas que provocaram a morte de mais de 30 pessoas no país.

De acordo com a transcrição do áudio feita pelo jornal Correo del Orinoco, na ocasião, Corina afirma que “Aveledo disse ao Departamento de Estado que a única maneira de sair disto [de um governo chavista], é provocar e acentuar uma crise. Um Golpe de Estado, um autogolpe, ou um processo de pressão e domesticação onde se gere um sistema de controle social total”. E segue em sua explanação: “temos que elevar o custo político destes vagabundos (SIC), começando pelos gringos e seguindo pelos colombianos e os brasileiros”.

Após o escândalo do áudio, ela confirmou suas intenções: “o que se escuta nesta gravação não revela mais do que já temos defendido em público.

Unknown disse...

Ja que nao deu certo sacanear o Mais Medcios, vamos de Corina mesmo ne editor?

jose manoel vega garcia disse...

mas bah tche so tem entrevistador de extrema direita como ela.

Anônimo disse...

Será que os políticos do PSDB e do DEM assistirão ao Roda Viva para, assim, aprenderem COMO é que se faz oposição de verdade contra os petistas/petralhas? ( Complicado será para os tucanos, os quais, por também serem de esquerda, são irmãos siameses dos petistas! Que o DEM tire, pelo menos, proveito da entrevista, tomando vergonha na cara e e que comece a fustigar o PT, fazendo VERDADEIRA oposição política, partidária e ideológica contra o PT et caterva)

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Almirante kirk.
O PSDB e o DEM não tem moral alguma. O todo poderoso Augusto Nunes do Roda Viva vive uma fase humilhante, CC de Alckmin tem que fazer oposição, a qualquer preço contra o governo federal. Vale lembrar que Augusto Nunes veio "salvar" a RBS e fracassou, foi corrido.
Até um jegue sabe que o EUA querem meter a mão no petróleo venezuelano a qualquer custo. Esta deputada é paga pelos americanos, assim como muitos, aqui do Brasil, estiveram a soldo da CIA, em 1964.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO esquerdopata, às 21:26:

De onde é que você tira inspiração para escrever tanta m&rd@?

Minhas críticas visam ao bem da maioria do povo brasileiro, não a um político ou partido político! O TEOR das minhas críticas tem a ver com Valores, com Princípios, entre outros aspectos, tão caros a nós católicos, ou seja, cristãos e ocidentais!

Ignorância tem cura, burrice não!

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/