Artigo, Percival Puggina - Na Igreja do diabo

"A venalidade, disse o Diabo, era o exercício de um direito superior a todos os direitos. Se tu podes vender a tua casa, o teu boi, o teu sapato, o teu chapéu, coisas que são tuas por uma razão jurídica e legal, mas que, em todo caso, estão fora de ti, como é que não podes vender a tua opinião, o teu voto, a tua palavra, a tua fé, coisas que são mais do que tuas, porque são a tua própria consciência, isto é, tu mesmo?"

. Puxei ao acaso da estante, anteontem, o livro de contos "Histórias sem data" de Machado de Assis. A narrativa que abre a coletânea chama-se "A igreja do Diabo". Ao folheá-lo, me deparei com o período transcrito acima, sublinhado pela mão de minha mãe, que o lera em 1939. Tenho certeza de que a diabólica construção mental que o Capeta, entre outras igualmente criativas, urdira para atrair fieis à sua igreja surpreendeu mais a jovem Eloah do que a mim. A ela, encantou a originalidade do raciocínio do Diabo. A mim, que me tocou viver no Brasil nestes anos de moral gelatinosa, aquelas palavras pareceram proféticas. O que era raciocínio satânico, obra de um finório Belzebu, apresentado aos leitores do século 19, chega-nos agora aos olhos como expressão de conduta corrente. Onde? Precisamente nos circuitos onde a opinião, o voto, a palavra e a fé tem valor. Valor que pode ser convertido em moeda corrente.

. O Maligno não reúne freguesia tão numerosa e influente, num país vasto como o Brasil, sem antes haver percorrido laboriosos caminhos na deformação das consciências.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Puggina escrevendo cada dia melhor. Excelente artigo!

Anônimo disse...

Muito bom artigo. Não será entendido pela seita dos ignorantes.

Anônimo disse...

STF manda prender deputado Pedro Henry, do PP:

Nesta quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, já havia encerrado o processo da Ação Penal 470 para o parlamentar, que não tinha mais direito a recursos; ele foi condenado a sete anos e dois meses de prisão; Câmara foi comunicada da ordem de prisão pelo STF e deve discutir o processo de cassação do deputado na próxima semana

Isa Sousa, MidiaNews - A Polícia Federal informou, nesta sexta-feira (13), que recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) ordem para prender o deputado federal Pedro Henry (PP-MT).

Na quinta (12), a Suprema Corte havia decretado o fim do processo do mensalão para o parlamentar mato-grossense e para o advogado Rogério Tolentino.

O deputado do PP pode ser preso a qualquer momento. Segundo a assessoria do parlamentar, ele está em Brasília e deve se entregar à superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.

PS: Não sabia que tinha gente do PP da Ana Amélia Lemos, do Percival Pugina, do Celso Bernardi, do Luís Carlos Heinze, do José Otavio Germano, do Jerônimo Goergen, do Frederico Antunes, do Fixinha, todos criticos do mensalão, mas com telhado de vidro.

Mordaz disse...

É um texto sem pé nem cabeça. Estado laico é aquele de todos os credos e de todas faltas de credos. Não é um sistema que um, o do autor, pode se impor aos demais. Como faz o Islã, principalmente como faz com o cristianismo, que parece que o autor inveja a sua altura em máximos em decibéis.

FAÇANHA disse...

Machado de Assis, sempre atual; o Puggina brada o seu "vade retro" ao Senhor de uma país onde o crime compensa, em todos os níveis e nichos da sociedade! Só pode ser coisa de Mefistófeles, mesmo...

Anônimo disse...

Ao anônimo das 12:51 .

Por políticos vendilhões do naipe de Pedro Henry, é que o nobre Puggina DESVINCULOU-SE do PP e da política canhestra.
Graças a Deus, e à sua intuição, Percival estará brindando-nos com o melhor da sua obra literária e jornalística.
Gaudêncio.

Anônimo disse...

SÁBIAS PALAVRAS, MAS TEM COISAS QUE PODEMOS NEGOCIAR, POR SEREM MATERIAL, TEM OUTRAS INEGOCIAVEIS, CHAMA-SE PRINCIPIOS MORAIS ESTAS VEM DE BERÇO, ACREDITO QUE SE ENCAIXA NA SEGUNDA PARTE DA ESCRITA.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

O petralhacomunista das 12,51, não se conforma que a quadrilha do pt, esteja preso. Antes diziam que o mensalão não existiu. Que o hugo chaves tava bem de saúde e que o editor Políbio tava mentindo sobre a saúde daquele crápula. O tempo se encarrega de provar que o editor só publica algo depois de conferir a veracidade e isso incomoda a quadrilha do mensalão.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
APROVEITANDO O ESPAÇO DE PERCIVAL PUGGINA, QUE HONRA OS RIOGRANDENSES COM SUA INTELIGÊNCIA, SEMPRE AGUÇADA, PERMITO-ME FAZER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEFORMAÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS, ALUDIDAS NO TEXTO "NA IGREJA DO DIABO", AGORA NO AMBIENTE DE NOSSA CORTE MAIOR:
DEPOIS DA “CACHORRADA” QUE SE DESENVOLVE NA NOSSA SUPREMA CORTE, CONSOLIDAR-SE-Á A PERPETUAÇÃO DOS PETRALHAS E SEUS PRINCIPAIS ASSECLAS DO PMDB NO PODER DA REPÚBLICA ORA, SE TORNANDO EM FRANGALHOS. ESTAMOS, PORTANTO, CAMINHANDO A PASSOS LARGOS PARA VER DESABAR A ÚNICA E ÚLTIMA CIDADELA DA DEMOCRACIA, O STF. ESTÃO, PAULATINAMENTE, FORTALECENDO O ESQUEMA COMUNA, DA IMPLANTAÇÃO DO TEMIDO REGIME DITATORIAL, CONTIDO NOS OBJETIVOS DO “FORO DE SÃO PAULO”, QUE PREVÊ A ELIMINAÇÃO DAS NACIONALIDADES DE TODAS AS NAÇÕES DE NOSSO SUBCONTINTE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA EXCRECÊNCIA SEMELHANTE À VELHA UNIÃO SOVIÉTICA, SÓ QUE, DESTA VEZ, COM SOTAQUE LATINO AMERICANO E CARIBENHO. O BRASIL PASSARÁ A SER UMA NOVA UCRÂNIA, QUANDO DO REGIME COMUNISTA NA U.R.S.S.. QUEM DUVIDAR, QUE LEIA OS DOCUMENTOS DESSE FORO, NO www.midiasemmascara.com.br .
PERDÃO, PUGGINA, PELA INVASÃO.

Anônimo disse...

O "Mordaz", às 13:20, lembra-me um típico relativista! Por isso, talvez, o teor desairoso do seu arrazoado acerca do texto do grande Percival Puggina!

Almirante Kirk

(Continua...)

Anônimo disse...

(Continuação...)

"Martirio - passado e presente

Estes nossos irmãos pagam um preço por serem cristãos e nem por isso abandonam a sua fé. Em Portugal, e em muitos outros lugares, temos uma percentagem de 'cristãos-mimados' que, por qualquer coisinha, desistem. Então, estes perseguidos nos ensinam como amar Deus e como ser perseverante. O mais impressionante é que onde há perseguição, o numero de fieis não se anula. Já dizia Tertuliano: 'O sangue nos martires é a semente da Igreja' (seculo II).

Cerca de 105 mil cristãos são perseguidos todos os anos por causa de sua fé, ou seja, por cada 5 minutos morre um irmão algures no mundo! Nestes 2000 anos de igreja já padeceram 70 milhoes.

Catecismo da Igreja Catolica (CIC):

CIC 2473: O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Enfrenta a morte num ato de fortaleza.

Biblia:

Mateus 5,4.10: 'Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará; Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas'.

Mateus 24, 9: 'Vocês serão odiados por todas as nações por minha causa'. "

Íntegra aqui:

http://pecadorevangelizador.blogspot.com.br/2013/09/martirio-passado-e-presente.html


Almirante Kirk

Anônimo disse...

(Continuação...)

"E qual a origem do erro?

- A soberba da criatura.

Com efeito a primeira criatura ao dar um grito de 'independência' em relação ao Deus foi Lúcifer: "Non serviam" (Não servirei). A criatura que se recusa submeter-se ao Criador, cai no vazio, no nada, pois só Deus é infinito (não tem limites, nem se submete a ninguém). Nós somos limitados e portanto DEPENDEMOS DE DEUS para subsistir.

Assim o ser humano - limitado - quando se recusa a seguir as Leis de Deus, quando se decide seguir somente sua 'própria cabeça', também fracassa do mesmo modo que os anjos caídos (=demônios).

Tendo em vista esse princípio passemos a analisar o texto do psicólogo (de 5ª categoria):

a) "Tentar impor ao outro um jeito de pensar, sentir e agir, além de orgulho, é uma insanidade".

- É óbvio que não devemos impor nada a ninguém. Cada um é livre para escolher o que lhe convém, mas sua escolha tem consequências. Se escolhe o bem, caminha para a felicidade; se escolhe o mal, caminha para a perdição, para a desgraça. Por isso devemos - como cristãos - exortar as pessoas que estão no caminho errado e PROPOR-LHES (não é impor) um caminho melhor, para o bem deles mesmos. Também não propomos "nosso modo de pensar", mas o modo ensinado por Deus. E Deus que é bondade e misericórdia nos deu Leis boas e sábias: “Observareis, pois, as palavras dessa aliança e as poreis em prática, para serdes bem-sucedidos em todas as vossas empresas”Dt 29,9).

b) "definindo a vida sempre em torno do que se convencionou chamar de certo e errado."

Aqui está um dos piores erros que infelizmente está terrivelmente disseminado na nossa sociedade. Trata-se do RELATIVISMO que foi combatido com veemência pelo Cardeal Ratzinger, nosso atual Papa Bento XVI:

"Todos os dias nascem novas seitas e cumpre-se assim o que São Paulo disse sobre o engano dos homens, sobre a astúcia que tende a induzir ao erro (cf. Ef 4, 14). Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, é frequentemente catalogado como fundamentalismo, ao passo que o relativismo, isto é, o deixar-se levar «ao sabor de qualquer vento de doutrina», aparece como a única atitude à altura dos tempos atuais. Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e que usa como critério último apenas o próprio «eu» e os seus apetites.

Nós, pelo contrário, temos um outro critério: o Filho de Deus, o verdadeiro homem. É Ele a medida do verdadeiro humanismo. Não é «adulta» uma fé que segue as ondas da moda e a última novidade; adulta e madura é antes uma fé profundamente enraizada na amizade com Cristo. É esta amizade que se abre a tudo aquilo que é bom e que nos dá o critério para discernir entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre engano e verdade. "(Homilia da Missa "Pro Eligendo Pontífice", do dia 18/04/2005).

- A Verdade, portanto, não é algo que se "convencionou" como afirma o texto, mas ela é eterna, ela vem de Deus. Jesus é a Verdade e fora dele só trevas e confusão."

(Continua...)

Almirante Kirk

Anônimo disse...

(Continuação de "E qual a origem do erro?" )

"Quem faz de si mesmo a fonte da Verdade, este sim, torna-se perigoso e ditador. Pois vai impor aos outros suas convicções, como se fossem verdades definitivas.

c) "Entre os vários preceitos evangélicos, enunciados por Jesus, tem um que serve à nossa reflexão. Diz ele: 'Não julgueis'." E agora ele vai mais longe, distorcendo a Palavra de Deus, para corroborar suas nefastas teorias. É evidente que Jesus disse para não julgar, mas é também claríssimo que ele nos ordenou: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações"(Mt 28,19). E ensinar inclui evidentemente corrigir atitudes erradas e propor as corretas".

d) "Para agirmos com autonomia, devemos agir de acordo como nossas próprias percepções e vamos responder por isso. Não posso ver o mundo com o olho de ninguém, nem posso querer que o outro enxergue com os meus olhos".

Quando essa "autonomia" se coloca em relação a Deus, então caímos no mesmo pecado de Lúcifer e não conseguimos liberdade alguma, mas a prisão eterna. Deus nos criou livres para escolher o bem e sermos felizes. Escolher o mal não é liberdade, nem autonomia: É insensatez.
Imagine um motorista que vendo a placa “vire à direita”, decida “ser autônomo” e “virar à esquerda”!

- Estará sendo livre ou insensato?

Com grande sabedoria diz Santo Agostinho: "[Senhor], ninguém vos perde, a não ser quem vos abandona. E porque abandona, para onde vai ou para onde foge, senão para longe de ti misericordioso e para perto de ti irado?”(Confissões, 4-9-14, apud Pe. Paulo Ricardo, Um olhar que Cura, pág 16, Editora Canção Nova, 11ª edição).

Portanto as pessoas que rejeitam a Deus, na verdade, rejeitam a sua misericórdia e se submetem à sua justiça. Infeliz escolha.

Que Deus dê a todos nós sabedoria para abrigar-nos sob seus amáveis e justos preceitos. "

Íntegra aqui ( acessar seção Cartas e, em seguida, o artigo "Rodrigo: Psicologia e Relativismo"):

http://www.dicionariodafe.com/

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Nossa, o Dep Pedro Henri do PP da Ana Amélia "manu" Lemos fazia parte da Quadrilha do Mensalão. Isso é uma Vergonhaaaaaa.

Anônimo disse...

Almirante Kirk, estava sentindo sua ausência, parabéns pelos relatos e que a paz do senhor se faça presente na tua vida.




Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Grato, caro Eduardo Menezes, às 12:38! Idem!

Você é muito gentil!

Um fraterno abraço!

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/