. A não ser pelo dinheiro do governo federal, que sairá
da máquina de fazer reais do Tesouro Nacional, todos os demais parceiros do
metrô terão que pegar dinheiro emprestado, coisa que no momento nenhum deles
poderá fazer. É que os governos estadual e municipal estão sem margem de
endividamente e o parceiro privado nem existe ainda.
. É sobre isto que o editor fala no seu comentário de
hoje, intitulado:
O metrô de papel só serve à agenda eleitoral de Dilma e
Tarso
23 comentários:
E cobrar antes, também não é jogada eleitoral trouxas?
Este metrô é a típica conversa para boi dormir, perto de eleições as esquerdas falam muito nele, depois, talvez por Alzheimer eleitoral esquecem seus "projetos" por mais 3 anos....
Não acredito em ti.
Serra ganhou no RS...
a gerenta incompetenta esta claramente querendo angariar votos no territorio onde foi derrotada...
por isso estara batendo pernas por ai para enrolar os gauchos com obras feitas de saliva....
Só trouxa para acreditar nessa gente, são enganadores profissionais.
E a BR 101 ?
E a ponte do Guaíba ?
E as 6000 creches ?
E os 800 aeroportos ?
A lista de mentiras é longa !
Me admira alguns idiotas da imprensa falando do metrô como se fosse uma realidade, são uns vendidos mesmo !
Que ato falho ao falar o nome da Yeda, hein?
Quase liberaste o subconsciente, mas deu tempo de corrigir.
Deles e do amigo (deles) Fortunati...
Por quê ela não ajuda o Jaques Wagner pôr para andar os trens do Metrô de Salvador/BA?Faz 15 anos que estão construindo 6 Kms e 6 anos que compraram os trens que estão enferrujando,é o PT que administra a Bahia no 2º mandato.Esse pessoal que vive criticando São Paulo que tem 90Kms de Metrô e 250 Kms de Trens modernos da CPTM com AR condicionado.O Governador de São Paulo está tocando 4 linhas de metrô simultaneamente sem ajuda do Governo Federal e da Prefeitura do PT que deveria ajudar, pois é a mais interessada, ou seja,deveria.
Polibio, peço desculpas por discordar da observação de que nem o parceiro privado existe ainda.
Os fatos:
• Privatização de Trensurb com Metrô de Porto Alegre pode ser negócio de R$ 5 bilhões (em abril/2013, conforme denuncia o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul - Sindimetrô/ RS).
É enorme a estranheza do pessoal do Trensurb, a estatal federal do metrô de superfície da Grande Porto Alegre, diante do trânsito livre que possui o ex-presidente da empresa, Marco Arildo Cunha. Ele entrou em licença não remunerada há dois anos para responder pelos interesses da Invepar, empresa privada que quer construir e operar o metrô de Porto Alegre, mas propõe também a privatização da própria Trensurb, visando operar o complexo como uma coisa só. O metrô será construído com dinheiro federal, estadual e municipal.
O trânsito livre do representante da Invepar permite-lhe acesso a documentos que as outras empresas que disputarão a licitação não possuem. Enquanto foi presidente do Trensurb e, antes disto, do sindicato dos metroviários, o dirigente petista sempre defendeu o metrô como empresa pública. Agora quer a privatização da Trensurb a qualquer custo.
A Invepar defende um pacote único de privatização, unindo Trensurb e Metrô. Se conseguir o que quer, o grupo meterá a mão num negócio de R$ 5 bilhões. O grupo Invepar é tocado pela Odebrecht, embora tenha como sócios alguns dos mais ricos Fundos de Pensão do País, todos controlados pelo governo Dilma e pelo PT.
O metrô é um projeto tocado pela prefeitura de Porto Alegre, mas o Trensurb é empresa estatal federal. Caso os dois projetos sejam unificados, seria preciso costurar um bom acordo entre os governos municipal e federal. Trata-se de um negócio de R$ 5 bilhões.
• O prefeito garante que o encolhimento do metrô, que antes de sair do papel perdeu um terço da extensão prevista inicialmente, foi motivado pela descoberta (???) de que a área próxima à Fiergs era inadequada para um complexo de manutenção dos trens. A nova configuração prevê um ramal de 1,4 quilômetros da Estação Cairu até uma área da antiga Rede Ferroviária Federal, hoje pertencente à Trensurb, onde será construído o pátio de manutenção (em 20/09/2013).
Historinha 2
• O prefeito diz que desta vez a prefeitura definiu que a tecnologia admitida será a que adota o método cut and cover (cortar e cobrir) portanto um metrô de superfície, como o Trensurb.
Na fase cancelada, isto não tinha ficado claro e as empreiteiras trabalharam com a ideia de um metrô de verdade, até 20 metros abaixo do solo (modelo shield), que é muito mais caro. (em abril/2013).
• O prefeito informou que, atendendo aos anseios da população e dos técnicos que descartaram a construção por um sistema mais barato, o "cut and cover", que vai escavando e cobrindo por trechos, porque significaria parar a cidade com as interrupções de trânsito nas avenidas Farrapos e Assis Brasil, já está definido que os túneis serão será no modelo "shield", também conhecido como "tatuzão", que faz escavação profunda. (em 10/09/2013).
Obs.:
Expansão do Metrô de São Paulo e o Clube do Tatuzão
Fonte: Folha de São Paulo
O "Clube do Tatuzão" é formado pelas maiores construtoras do país (Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Queiroz Galvão, Odebrecht e OAS).
O processo nem bem começou e já está levando algumas empresas à Justiça. Isso porque, para concorrer nessa licitação, é preciso ser empresa com sede no país e já ter construído túneis de metrô com uma escavadeira gigante ("shield"), batizada de "tatuzão".
A exigência habilitaria somente as grandes empreiteiras para a disputa e isso gerou contestações, em janeiro deste ano, das principais concorrentes do "clube".
O Metrô chegou a suspender a concorrência, adiando a abertura da documentação das interessadas. Em fevereiro, foi judicialmente obrigado a prestar esclarecimentos, devido às contestações da Galvão Engenharia.
E' o canto da sereia para iludir a turma, e o pior que nem tem vergonha de mentir.
Pinoquios.
Parabéns Polibio pela coragem de dizer a verdade,metrô usado como cabo eleitoral e financiador de caixa 2 para campanha eleitoral da quadrilha bdo planalto,piratini e prefeitura.
Precisa ser muito idiota para acreditar que uma promessa (mais uma), às vésperas da eleição deva ser levada a sério.
O metrô é tal qual o pré-sal do clepto-tiririca do planalto, falam muito , mas é que nem o ET de Varginha, quem que viu deve estar no hospício hoje!
Aquele que vê tudo antes, disse:
Não ouço ninguém falar, mas imaginem o prejuízo e o estrago que as escavações deste metrô irão causar nas fundações dos prédios antigos do centro de Porto Alegre...E as indenizações já estão incluídas neste orçamento?
Caramba! Da forma como todos comentam aqui, qualquer coisa que seja feita sempre criticada, a não ser que sejamos um país sem partidos! Se alguém tenta alguma coisa e não consegue, é por incompetência. Se tenta e tá conseguindo, é por manobra eleitoral. Se é partido de situação é porque tem interesses. Se é partido de oposição, é porque só critica! A maioria que comenta neste blog é de mal com a vida...
TEM MAIS PELO BRASIL AFORA: TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, FERROVIA NORTE SUL (DESDE 1985 E NÃO FUNCIONA)METRO DE SALVADOR,ETC,,, INFINDÁVEL A LISTA.
AQUI NO ESTADO NÃO CONSEGUEM TERMINAR A BR 101, INAUGURADA PELO APEDEUTA LULA (UMAS TRES VEZES) PELA DILMA -NEURÔNIO SOLITÁRIO (UMA VEZ) E O TARSO NÃO TEM RECURSOS PARA TAPAR OS BURACOS DAS ESTRADAS PEDAGIADAS.
ALGUÉM CONHECE O PROJETO EXECUTIVO DE MAIS ESTA EMPULHAÇÃO????
ALTAMIRO
E a torcida para que o METRO DE PORTO ALEGRE NÃO SAIA CONTINUA CRESCENDO.......
Vão se enXergar seus trouxas com sindrome de cachoro Vira-lata.
Anônimo das 23:12 hs ninguém aqui está de mal com a vida,acho que nós só queremos viver a realidade atual e não o futuro e nem o passado.O Futuro a Deus pertence e o Passado é folha morta que o vento já levou.Perguntar não ofende:Falando em Passado,quanto está custando a Comissão da Meia Verdade, heim?
Exato Políbio. A própria ousadia destes políticos do PT de dizerem estas mentiras descaradas na cara do povo Gaúcho já conta como um insulto por si só. Só o fato de eles nos considerarem tolos o bastante para falarem estas mentiras na nossa cara, já mostra o nível de degradação intelectual a que chegou a política no nosso Estado.
Se nem a ponte do Guaíba eles conseguem fazer depois de 11 anos no poder federal. Se tudo que a prefeitura tenta fazer em Porto Alegre é sabotada pelo PT, ONGs, Ambientalistas e esquerdoptas em geral, agora eles vem com estas histórias para inglês ver???? Estão chamando o povo Gaúcho de idiota e ainda dando risada da nossa Cara. O povo tem aquilo que merece, como dizem.
Perguntar não ofende: Por quê a Dilma não foi a Salvador,Curitiba,Porto Alegre em 2010 quando eleita e lançado os Metrôs?Talvez hoje ela estaria inaugurando e não lançando pedra fundamental.Muito elementar meu caro Watson.
Simples trouxa das 12:13 a Pedra fundamental do Metro de PoA foi lançada por Dilma depois das eleições de 2010.
Anônimo das 14:24.Esse tratamento é próprio de Petista sem argumento.Educação passou longe de vc e é por isso que o analfabetismo aumentou em 300 mil pessoas no Brasil nesse governo.
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