Paraná ultrapassa o RS em quase todas as contas de melhor desempenho de empresas do Sul

A perda de posição do RS no bolo da economia do Sul, portanto do Brasil, pode ser medida pela presença raquítica dos grupos empresariais no ranking dos 10 Maiores do Sul, conforme listagem da revista Amanhã (leia nota abaixo), mas os dados mais expressivos o leitor encontrará no exame dos gráficos que a publicação alinha na página 20, ao comparar o que chama de “Os Estados na Balança”, sempre em bilhões de Reais.

. Vale a pena examinar:

Soma dos VPGs                            Patrimônio                                      Receita Bruta
Total – 329,2                                 Total – 245,4                                 Total – 509,3
Paraná: 128,8                               Paraná – 95,9                                Paraná: 198,2
RS: 112,0                                        RS – 87,5                                        RS:  169,1
SC: 88,4                                          Santa Catarina – 62,0                     SC: 142,0

Algumas outras contas demonstram não apenas a perda de posição dos grupos empresariais gaúchos em relação ao porte de todos eles, como revelam números assustadores sobre o mau desempenho do conjunto. O editor destaca três contas:

Lucro Líquido                           Prejuízos                                              Rentabilidade
Total – 30,7                              Total – 3,1                                           Total – 4,9
Paraná: 16,2                            RS: 1,9                                                  SC: 7,4
RS: 8,8                                       Santa Catarina: 0,7                           Paraná: 3,9
SC: 5,7                                       Paraná: 0,5

19 comentários:

Anônimo disse...

O outrora pujante Rio grande dos descendentes dos farrapos e dos imigrantes europeus agora foi substituído pelo MST braço armado e anarquista das atrasadas esquerdas que quando no poder são profundamente incompetentes e quando na oposição não permitem que os governantes tenham condições de governar, pouco criam, mas muito atrapalham!

Anônimo disse...

Fumaça tóxica força retirada de famílias de São Francisco do Sul (SC):

Maior dificuldade é que incêndio só pode ser combatido com pó químico que bombeiros não têm...

O que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta do incêndio

Reprodução/Rede Record

Um incêndio de grandes proporções consome desde as 23h desta terça-feira (24), uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística em um terminal marítimo, na BR-280, em São Francisco do Sul, cidade que fica 190 km da capital catarinense, Florianópolis.

Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte trabalham na tentativa de eliminar o incêndio, mas sem sucesso.

Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao Broadcast , serviço em tempo real da Agência Estado, por telefone, o que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta da queima de uma carga de nitrato de potássio, produto usado na fabricação de fertilizantes de alto teor tóxico.

Leia mais notícias de Cidades

A maior dificuldade é que este tipo de incêndio só pode ser combatido com um pó químico que os bombeiros locais não têm à disposição. O Corpo de Bombeiros mais próximo de São Francisco do Sul que possui tal produto fica em Itajaí, cidade a mais 100 km do local do incêndio. Até as 10h30, os bombeiros de Itajaí ainda não tinham conseguido chegar ao local.

As autoridades estão orientando as famílias a deixarem São Francisco do Sul em direção a outras cidades em função do risco que a fumaça tóxica oferece à saúde. Neste momento, a fumaça está sendo empurrada pelo vento em direção ao mar. Mas, segundo informou a Capitania dos Portos aos bombeiros, à tarde o vento deve mudar de direção por força da maré e levar a fumaça em direção à cidade de São Francisco.

Se a conversão do vento for mesmo confirmada, os moradores terão que deixar a cidade em direção a Joinville. O efetivo dos bombeiros de São Francisco do Sul é composto por 60 homens, dos quais 40 estão empenhados no combate ao incêndio.

Anônimo disse...

Uma empresa tem o DNA de seu dono. O que esperar de uma empresa cujo dono acha que dinheiro não tem que trocar de mão? O que esperar de uma empresa onde o dono acha que todos querem tiraram vantagens dele? Uma empresa com um dono com esta cabeça só prosperará se ele se agarrar no saco de um governante. Assim são e sempre foram as empresas gauchas e assim é a Gerdau.

Anônimo disse...

Também, com um estado que deve mais de dois anos de receita, só de previdência tem um déficit anual de mais de 6 bi, querem o que ?

Anônimo disse...

Se li bem na noticia do anonimo das 12:06 os bombeiros de SC não tem pó quimico. Logo SC, terra do editor, gavado em versas e prozas pelo editor no Blog.

É o $ gasto, digo, desviado para trazer multinacionais para SC que deveria comprar pó quimico para os bombeiros usar em incendios de grandes prporções como esse. É o resultado do desgoverno de SC.

Aquiles disse...

TRATA-SE AINDA DO LEGADO MALDITO DE OLÍVIO DUTRA E DO PT DOS IDOS DE 1999, QUANDO EXPULSARAM A FORD PARA PRIVILEGIAREM O BOI E O CAPIM.

OS PREJUÍZOS SÃO PROFUNDOS E IRRECUPERÁVEIS, E PRODUZEM EFEITO INERCIAL NA ECONOMIA BOTOCUDA GAÚCHA AO LONGO DESTES ANOS.

Anônimo disse...


O Paraná virou um apêndice de São Paulo pela proximidade geográfica.

Curitiba é um bairro paulistano para onde vai quem consegue fugir.

Comparar o Paraná com o RS é comparar São Paulo com o RS.

Perdemos e vamos continuar perdendo espaço por causas macroeconômicas e com a ajuda de governos incompetentes.

Com o "peremptório" temos que nos cuidar é com o Piauí.

Justiniano disse...

O Paraná por ser um estado jovem, quando comparado ao RS, tem um crescimento focado na agroindústria, com grandes cooperativas que processam e agregam valor as commodities. A Coamo de Campo Mourão faturou em 2012, 6 bilhões e 800 milhões de reais, faturando mais que BASF e BAYER. A Cocamar de Maringá possui o maior complexo agroindustrial do país. O Oeste do Paraná é onde concentra o maior numero de cooperativas que industrializam, como a Lar de Medianeira, A Copacol de Cafelândia, a CVale de Palotina, a Coopavel de Cascavel, além de muitas outras como a Integrada de Londrina e a região do ABC (Arapoti, Batavo e Castrolanda). No meio do estado temos a Agrária em Guarapuava.
Somente o setor cooperativista do Paraná gera riquezas para o Paraná além de um imenso ICMS, ao contrário daqui em que cooperativas são meramente empresas de compra e venda de insumos e grãos, e muitas quebrando como exemplo da Cotrijui, que já uma das maiores do país.

Conheço muito a realidade do Paraná e algo que eles mesmo comentam é que o PT é um partido que não tem nenhuma força.
Muitos que lá trabalham são filhos de gaúchos e a pergunta corrente é o que aconteceu ao Rio Grande Amado, e eu digo a maior tragédia começou com o governo Olitro Tutra que apequeno o estado com MST invadindo terras e CPERS fazendo greves, com a incompetência e ignorância sendo louvada. Hoje estamos colhendo os frutos plantados no passado, e não há perspectivas de que a curto prazo isso irá mudar.
A economia gaúcha ande no legítimo trote, enquanto a do Paraná anda a galope.

Anônimo disse...

O Paraná teve sorte pois teve parte de seu estado colonizado por gaúchos inteligentes, os outros dispensam comentários, só observarem os votos.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Apagar um incêndio destas proporções com pó químico, o cara está delirando! O cara deve ter consultado na wikipédia venezuelana ou cubana! Por falar nos dois países, é verdade que lá temos que usar os dois lados do papel higiênico?

Anônimo disse...

É só observar os últimos 30 anos de democracia qual partido político teve a frente de cada Estado.Acho que os Gauchos escolheram mais os partidos de esquerda com idéias atrasadas.Ainda continuam escolhendo.São Paulo,Minas e Paraná tem se dado melhor com o PSDB que não é nenhuma Brastemp mas é muito melhor que os esquerdopatas de plantão.

Anônimo disse...

Que mal pergunte: quantos governos petistas tiveram SC e PR? Se liguem gaúchos!

Oswald disse...

Anônimo das 14:11, deixa de ser raivoso. Bem que gostarias de ter essas multinacionais no RS. Em tempo, e a tragédia de Santa Maria? como a classificarias? O governo do RS fica fazendo o que?

Anônimo disse...

Anonimo das 18:16. Estou plenamente de acordo.
Se as pessoas examinassem mais a realidade em volta perceberiam que dos males o PSDB é o menor, portanto é o que podemos escolher de melhor para gerir o Estado e o País, pois existe Responsabilidade Fiscal e uma governança com mais austeridade, ao contrário dos petralhas que são muito oba-oba e só querem levar as pessoas no lero-lero.
Infelizmente o RS está cheio de gente que se emprenha pelos ouvidos daí as escolhas erradas.

Anônimo disse...

Bá, sai cada pérola nesses comentários:" Se as pessoas examinassem mais a realidade em volta perceberiam que dos males o PSDB é o menor, portanto é o que podemos escolher de melhor para gerir o Estado e o País, pois existe Responsabilidade Fiscal e uma governança com mais austeridade" Jesus, me abana. Muita austeridade nos 45 milhões desviados do Detran, mensalão tucano, privataria da Siemens/Alstom.
O PSDB foi o partido que ensinou o PT como fazer falcatruas. Sinceramente não sei em que país vocês vivem. Deus, tenha piedade de nós.

Marcelo disse...

Dia 20 de setembro deveríamos nos esconder e chorar, ao invés de se enganar nas ruas!!!

Anônimo disse...

Curitiba a maior cidade do Sul!

Paraná o maior estado do Sul!

Paraná a melhor infraestrutura do Brasil!

Aqui no Paraná é TRABALHO!

E gaúchos invejosos, vcs sempre quiseram atrasar nosso estado!

Unknown disse...

Vejo muitos paranaenses eufóricos com a possibilidade de ultrapassarem os gaúchos (?) e serem os representantes do Sul, e isso é engraçado por demais da conta. O Paraná continua com o pior IDH do Sul, é um dos estados MAIS VIOLENTOS do Brasil, não tem futebol, nem figuras públicas de destaque nacional, não possui atrativos turísticos(nem praias e nem serra) que realmente chamem a atenção (Foz do Iguaçu já perdeu para Gramado, Canela e Floripa faz tempo), em suma, não possuem cultura e nem identidade, nada que os façam serem lembrados pelo país, é um estado que passa despercebido, e quando esse sonho de crescimento terminar, aí serão novamente engolidos pelos gaúchos e catarinenses, para ficarem pra sempre no esquecimento!

Anônimo disse...

O falso tradicionalismo gaucho atrasou o RS. Vocês gauchos é que vivem num sonho. Pederastia, hipocrisia, fazem parte da tua vida. O Paraná já é melhor que o Rio Grande do Sul em todos os quesitos. O Rs é o estado mais superestimado do Brasil. O que sustenta é a colonização européia. Brancos são naturalmente civilizados, mas a alma castelhana é suja. Continuem masturbando o gaucho vizinho para manter a tradição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/