Dilma convoca reunião de emergência para discutir apagão. RS poderá ganhar com novas decisões do governo na área de energia.

Desde o início da manhã desta segunda-feira circulavam as informações de que nesta quarta-feira a presidente Dilma Rousseff tocará uma reunião de emergência para discutir o apagão elétrico.  Na pauta do encontro, que ocorre em Brasília, está o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. O governo teme que os reservatórios permanecem assim até o final de 2014. A presença do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico dramatiza a reunião, porque ele só é convocado quando existe apagão de grandes proporções.

. O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, disse nesta segunda-feira de manhã no programa Atualidade, Rádio Gaúcha, RBS, que a situação é de equilíbrio, apesar da situação crítica dos reservatórios.

. A entrevista de Grudtner é significativa para o RS, porque ele admitiu que a usina AES Uruguaiana poderá funcionar além dos dois meses iniciais programados (leia nota a seguir). Ele não disse, mas deu para perceber nas entrelinhas que as usinas térmicas a carvão projetadas para o RS poderão decolar, como são os casos das duas usinas da EBX e outra da Bertin, todas em Candiota.

. Eis porque o governo aceitou recolocar Uruguaiana em operação, quatro anos depois de paralisada:
- É importante ter redes e usinas em determinados lugares para que o sistema funcione bem. Já que o Rio Grande do Sul fica no extremo do país, há aqui maior necessidade de suporte de tensão para funcionamento e atendimento à carga que recebemos.

. O secretário admitiu que a usina de Uruguaiana poderá atender Brasil e também Argentina (inverno), conforme o editor já tinha antecipado há 20 dias.

- No RS, o governador Tarso Genro eseu secretário da área de energia, Caleb de Oliveira, nem parecem preocupados com os constantes apagões no Estado, porque estão de férias desde o início do mês (leia nota a seguir).

6 comentários:

Anônimo disse...

Este tal de caleb de oliveira, não sabe nem trocar uma lâmpada. O raul pont sonha com um Estado agrário sem carros e sem indústria. O Tarso só quer saber de viajar. Pra que se preocupar?

Anônimo disse...

Caro Editor esta sua camisa vermelha é algum sinal que estás se bandeando pro lado da esquerdá-lha?

Com relação ao apagão, não se preocupe a Dilma garante que não teremos. Ela deve ter mandado o Arno Augustin fazer as medições criativas dos reservatórios.

Anônimo disse...



Folha transforma reunião ordinária em reunião de emergência:

Do site do Ministério de Minas e Energia:
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizará, na próxima quarta-feira, 09 de janeiro de 2013, a partir das 14h30, sua 124ª reunião ordinária. A reunião, prevista no Calendário Anual do Comitê, aprovado pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na reunião de dezembro de 2012, contará com a presença de dirigentes do Ministério, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Câmara de Compensação de Energia Elétrica (CCEE), Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL). Além desses membros, são convidados-participantes dirigentes da Eletrobras, de agentes e das Associações do Setor Elétrico.

Luiz Vargas disse...

Estranho isto!
Faz uns dois meses que o elemento está secretário no lugar do fiel sabujo do embu$teiro tran$ver$al e já está gozando férias?
Os contribuintes tem que trabalhar doze meses para ter assegurado este direito.

Anônimo disse...

Gostei da matéria do Fantástico de ontem.
Tacaram fogo na questão da Energia.
Acho que o governo teve convulsões de raiva.
A Globo tentou contato com Lobão, mas não teve resposta alguma.
Lobão não tem o que dizer.



josé paulo de resende disse...

Eta governinho ralé este. Diz para todos que o País está crescendo, mas o que vemos mesmo é o Brasil na rabeira de outros países da América Latina. Cai o Pib, Industria Brasileira em desaseleração,a volta gradual da inflação e outras coisas mais. Votaram na continuação do PT no Poder agora aguentem......Governinho ralé este do PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/