O cientista político, escritor e professor José Giusti Tavares, escreveu o artigo a seguir, cujo texto o editor pediu a ele nesta terça-feira a noite, porque queria disponibilizá-lo neste espaço. O material é muito relevante e tem tudo a ver com o que setores neomarxistas - ou neoleninistas como Tarso Genro - tentam implementar no Brasil há bastante tempo. O título: "Partidos não constitucionais em democracias constitucionais."
. O artigo de José Giusti Tavares abre com a citação a seguir, que é de Tarso Genro: "...o partido deve responder às exigências de uma longa disputa pela hegemonia (...) com a construção de uma cultura política e de uma ideologia socialista em bolsões altamente organizados daqueles setores revolucionários, em direção a uma ruptura com o Estado burguês...com respostas dentro e fora da ordem (...), sob pena de limitar-se aos enfrentamentos na esfera política das instituições da ordem, sendo inexoravelmente sugado por ela."
. O atual governador petista do Rio Grande do Sul,sustenta a estratégia leninista-troskista da dualidade de poder, princípio marxista que ele defendeu claramente em 1988, em Teoria e Debate, n°4, 38-41. É também de Tarso Genro a leitura revisada do leninismo, no livro que reeditou no ano passado, "Lênin, coração e mente". É claro que Tarso Genro não expõe o que pensa durante seus discursos eleitorais em rádios e TVs, preferindo seguir os conselhos dos marqueteiros que costumam embalar produtos para vender. Caso defendesse claramente o que pensa, o governador gaúcho dificilmente passaria pela porta da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
CLIQUE AQUI para ler o artigo de José Giusti Tavares.
12 comentários:
Só com a mãozinha de seu primo Herz, da Livraria Cultura, é que o Tarso ainda consegue empurrar estes textos rebuscados, cheios de incoerência e imprecisão. Em pouco tempo, tudo será considerado letra morta.
Os partidos não-constitucionais são nosso maior risco.
Nessa legislatura o governo tem maioria para fazer mudanças constitucionais o que pode ser extremamente perigoso.
.
"Respostas dentro e fora da ordem constitucional": isto é a cara do Lula. Lembrem-se da campanha eleitoral: não houve o que Lula não fizesse para levar vantagem.
.
E' tipo um de jogo de cartas marcadas, gente honesta entra só para perder.
.
Os PT's da vida tem que ser responsabilizados e até proscritos por essas atitudes inconstitucionais.
.
E lembrem-se: Hitler chegou aos 90% de aprovação popular. E Lula usou artimanhas como Hitler para alcançar estes índices.
Alberto Pasqualini que, segundo Getúlio Vargas, foi o doutrinador mais autorizado do trabalhismo brasileiro, a propósito de apoiar determinado governo, escreveu em 24.08.1947:
“ Um partido que realmente propugna o bem-estar social e, especialmente, os interesses das classes trabalhadoras, deve apoiar toda proposição sincera coincidente com as formulações de seu programa, parta a iniciativa de onde partir. Pode um partido não querer co-responsabilizar-se em determinada administração; porém, jamais lhe será lícito enveredar pelo caminho da oposição sem finalidade..
Um partido, pois, que pretende realmente representar e defender as classes trabalhadoras, deve seguir numa linha construtiva e não negativista. Para ser construtiva não é necessário que demande o Palácio do Governo em busca de acomodações e arranjos políticos, ou que renuncie ao direito da crítica; para não ser negativista, bastará que, na solução de qualquer questão ou problema, se inspire unicamente nas diretrizes de seu programa e adote a atitude e a posição que o bem comum e os interesses coletivos aconselham .”
AINDA ALBERTO PASQUALINI
“ Não nos esqueçamos de que uma agremiação partidária não deve ter apenas uma finalidade eleitoral e muito menos constituir-se para disputar eleição.Cumpre que o partido seja instrumento de mobilização social, de difusão de idéias, de educação do povo. Não é apenas no número que deve residir sua força, mas, sobretudo, na grandeza de seus ideais, na sinceridade e na eficiência de sua ação. ( 23.09.1945 ) “
“ Para um partido, o governo deve ser um ônus e não um instrumento de vantagens e, portanto, deverá exercê-lo não em proveito próprio, mas em benefício da coletividade. ( maio de 1946 ) “
“ Se os indivíduos que ocupam os postos governamentais podem e devem, como qualquer cidadão, ter convicções políticas, o governo como tal não pode parcializar-se. Os altos cargos da administração pública não são de propriedade de partidos e muito menos de indivíduos. Pertencem ao povo e é a ele que incube designar, por meio do voto, quem deve exercê-lo.
( 11.02.1945 ) “
De fato, e o destino desses não constitucionais deveriam ser sumariamente cassados em qualquer democracia.
Que artigo maravilhoso, Políbio: profundo,direto ao ponto e extremamente relevante. Leitura indispensável e desde já clássica para compreender a verdadeira natureza do PT e dos governos petistas, particularmente o do sr Tarso Genro.Valeu.
Numa democracia, todo tipo de posição política, à exceção dos racismos e nazismos, deve ser respeitada. Os leninistas superam em visão de mundo qualquer comentarista deste blog. O editor deveria se envergonhar de dar seguimento a essa guerra fria fora de hora. Pretensamente democrático, não passa de um ditatorzinho sem poder. Vergonha.
O Tarso não falou em Lênin uma só vez nas eleições, mas é ele quem mora no coração e alimenta o cérebro do nosso governador.Ou seja: temos um candidato a ditador comunista no Piratini.
Por que esses caras nunca têm coragem de dizer publicamente que defendem o comunismo ? Até sei: por esperteza, porque sabem que seriam postos a correr. Miguel de Unamuno.
É isto que a população precisa entender, que o PT é um Partido que afronta a constituição e quer acabar com ela. Miriam Rios, Rio.
Comunismo em Portugal: Manoel tinha dois burros, Joaquim nenhum. Joaquim: "Manoel, somos comunistas, me dê um burro".
Manoel: "tá certo, te dou um burro".
Algumas semanas depois, aparece Joaquim com duas vacas.
Manoel: "Joaquim, somos comunistas, tá lembrado? Me dê uma vaca".
Joaquim: "Não te dou. O comunismo é só para os burros".
Pergutem ao Tarso se ele quer dividir a mansão dele.
Comunistas se acham inteletuais.
Fidel deve ter lido todos os livros da biblioteca de Cuba.
Também deve ter escrito muito mais livros do que Tarso.
Bah !! O ego desta gente deve crescer muito, quando se autotitulam de socialistas. Sempre tem trouxas que lhes dão ouvidos e os alimentam.
Isso que não da para entender no Brasil, pq durante a campanha o "Sr." Genro não foi confrontado com isso??
Postar um comentário