Pesquisa da Ipsos Public Affairs, área da Ipsos que monitora constantemente a agenda social e política brasileira, mostrou que os eleitores conhecem pouco os políticos que os representam. O estudo foi realizado em 70 cidades, incluindo as 9 regiões metropolitanas do Brasil.
. Quando questionados se sabiam dizer o nome de algum ministro, deputado federal ou senador, a maioria dos entrevistados respondeu negativamente. Apenas 34% citaram algum ministro corretamente; para deputados federais, foram somente 38%; e para senadores, o número foi ainda menor: 31%.
. Os dados mostram ainda que, quanto mais alto o grau de escolaridade e a classe social, maior o número de respostas positivas: a porcentagem de pessoas que souberam citar algum ministro corretamente, por exemplo, varia entre 20% (classes DE) e 52% (Classes AB), e entre 21% (analfabetos, primário incompleto e primário completo) e 59% (pessoas com superior incompleto, completo ou mais).
2 comentários:
mas se nem jonalistas como tu conhecem, o que dizer dos brasileiros em geral?
Eu conheço. Sei o e-mail de todos em quem votei e se elegeram. Seguidamente cobro coerência quanto ao que foi proposto em campanha. Mas não adianta, após eleitos, o corporativismo fala mais alto e os interesses deixam de ser os da coletividade.
Postar um comentário