A Bolsa de SP viveu uma quinta-feira negra e o dólar ultrapassou a barreira dos R$ 2,00 (mais 4,89%)fica menos investimentos, menos e mais caro crédito, prazos mais curtos para pagamentos e preços altos, além de desemprego.
. O governo Lula vai desembarcando às vésperas das eleições diante de uma crise global de características catastróficas e para a qual estaria blindado por cima, por baixo e pelos lados, segundo os profetas de fatos acontecidos. O governo não se preparou para a crise.
. Os números acima demonstram que era tudo bravata de Lula.
. Os reflexos na economia brasileira já começaram e não se resumem a estúpidas quedas da Bolsa e a altas inimaginadas do dólar. O Brasil está melhor preparado, muito melhor, mas vai sentir turbulência em casa.
. O FMI avisou nesta quinta que os EUA entrarão em recessão, o que quer dizer que vai sobrar para todo mundo, cedo ou tarde.
. O editor saiu a campo nesta quinta-feira e ouviu sinais bem ativos de alerta e preocupação. Aliás, o governo entrou imediatamente em ação, o que é até surpreendente diante do savoire faire com que parecia encarar o “problema do Bush”.
1) Consultor das Abimaq (máquinas e equipamentos) o ex-governador Rigotto comprou passagem e viajará nesta sexta-feira para um encontro com o ministro da Fazenda em São Paulo. Ele quer colocar as demandas do setor diante da crise financeira internacional. O ministro Guido Mantega avisou que ouvirá para decidir. Foi o que Rigotto acabou de avistar a esta página.
2) O presidente da Santa Fé Vagões, da ALL, Antonio Giudice, que tem sede em Santa Maria, informou ao editor que começou a negociar com os clientes do exterior, as novas partidas de vagões para o exterior. A fábrica de Santa Maria produz 2 mil unidades por ano e focou América Latina e África.
- A escassez de dinheiro não se resume a linhas para exportação (os bancos estrangeiros fecharam os cofres) mas até mesmo para a cobertura de emissão de debêntures. Lançamentos de ações, então, nem pensar. As Lojas Renner, por exemplo, que pretendia emitir R$ 440 milhões em debêntures para pagar a rede Leader, do Rio, resolveu pagar a compra em seis prestações.
.... Neste momento, ganha quem exporta e perde quem importa, mas com a recessão global, o mercado exportador encolherá, inclusive porque os preços das commodities começaram a despencar para valer. Em setembro, em Chicago, as cotações caíram desta forma: soja, 7,59%; milho, 2,18%; trigo, 12,27%; café, 2,37%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário