A TV Globo cancelou ontem (30) o último debate eleitoral no primeiro turno entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para amanhã (3). A decisão causou reações distintas nas campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM), que brigam por uma vaga no segundo turno.
. A TV Globo informou, em nota, que cancelou o debate porque não conseguiu entrar em entendimento com três candidatos - Ciro Moura (PTC), Ivan Valente (PSOL) e Renato Reichmann (PMN). Mesmo sem atingir mais do que 1% de intenções de voto nas pesquisas, eles insistiram em participar do encontro e recusaram todas as ofertas da emissora.
. A TV Globo pretendia fazer o debate apenas com os cinco candidatos mais bem posicionados na pesquisa, por entender que debates com mais participantes "não são proveitosos". Por razões semelhantes, a emissora não fará debates no primeiro turno também em Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. A lei eleitoral obriga a imprensa a convidar para debates todos os candidatos de partidos com representação na Câmara. Caso a emissora queira reduzir o número de participantes, precisa fazer acordos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário