Luciana Genro ganha R$ 100 mil da Gerdau e colegas protestam

OPINIÃO DOS LEITORES

Esta contribuição não é novidade. O Grupo Gerdau sempre dá dinheiro para a direita e a esquerda. É só examinar as contribuições feitas ao Olívio e ao Tarso, entre outros. Claro que a direita sempre leva mais, mas a esquerda também leva. Raul Camargo, Porto Alegre, RS.

Os Gerdau aprenderam o jogo há muito tempo. O dr. Jorge vai lá no Conselhão bater palma para o Lula, mas não esquece de patrocinar a vinda do FHC a Porto Alegre,s endo o único a ser recebido no Deville pelo ex-presidente. É a velha política dos coronéis nordestino: um filho para cada lado, porque alguém sempre ficará no Poder. Paulo Neves Lopes, Curitiba, PR.


Clipping/ O Estado de S.Paulo 30/08/2008

A candidata do PSOL à Prefeitura de Porto Alegre, Luciana Genro, não vai devolver os R$ 100 mil recebidos como doação da Gerdau, a maior produtora de aços longos das Américas, para sua campanha política, contrariando a sugestão dada na quinta-feira pelo candidato do partido à Prefeitura do Rio, Chico Alencar, durante sabatina promovida pelo Grupo Estado.

. "A empresa não pede nada em troca; se eu não aceitar, eu sou burra", explicou Luciana ontem. "Todas as doações que recebemos são legais e transparentes. Não há nada a ser cobrado do PSOL em relação a isso."

. Apesar das justificativas, Luciana viu-se envolvida em fogo amigo e inimigo, que pode durar até o final da campanha. Na sabatina, Chico Alencar disse que a PSOL de Porto Alegre não deveria receber a doação e, se já tivesse recebido, deveria devolvê-la. Na propaganda eleitoral de televisão, a candidata do PSTU, Vera Guasso, criticou Luciana por aceitar dinheiro de uma grande empresa.

. Em conversas reservadas, outros adversários já indicaram que podem explorar o mesmo flanco, tentando expor a captação de recursos feita pelo PSOL como uma contradição. O estatuto do partido proíbe que seus filiados recebam doações de multinacionais estrangeiras, de empresas do setor financeiro e de concessionárias de serviços públicos. Luciana alega que a vedação não atinge a Gerdau, que é uma empresa brasileira com atuação em diversos países.

CLIQUE aqui para ler toda a matéria no jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/