Lula chama reunião de emergência para discutir crise no caso Daniel Dantas

Uma reunião de emergência foi convocada para o início desta noite pelo presidente Lula com seus principais ministros da área política, tendo como pauta única os incidentes relacionados com a prisão do banqueiro Daniel Dantas e o envolvimento de personagens relevantes do governo e do PT no caso. O principal problema é a gravação do telefonema travado entre o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhgald, advogado de Dantas, no decorrer do qual são revelados dados e informações da maior intimidade do governo, todos de interesse do banqueiro do Opportunity. Carvalho, esta tarde, tirou nota confirmando o diálogo, mas informando que nada demais ocorreu. Há controvérsia e a cabeça do chefe de gabinete de Lula já está sendo pedida por parlamentares da Oposição.

. O Jornal Nacional, esta noite, foi mais longe do que todos os demais noticiários de TV, porque reproduziu o som do grampo feito pela Polícia Federal.

. O caso está deixando o governo numa situação constrangedora e não é apenas pela revelação de que autoridades federais interferiram em favor de Dantas, mas que além disto estão divididas em relação ao caso. A Polícia Federal tirou nota desconstituindo a interferência da Abin (serviço secreto) nas investigações contra Daniel Dantas, porque a agência foi usada sem pedido formal da instituição, o que constitui flagrante ilegalidade.

. Na reunião desta noite no Planalto, Lula voltou a reclamar do uso abusivo de algemas em relação a pessoas investigadas e ainda não condenadas, que não ofereçam perigo de enfrentamento, como também colocou-se contra a espetaculisade das prisões levadas a efeito pela Polícia Federal, reclamando mais discrição.

. O ministro Tarso Genro participou da reunião com Lula.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/