Ibama libera polêmica exploração de petróleo na Margem Equatorial (Amazônia)

Sob contidos protestos públicos de ambientalistas nacionais e estrangeiros, inclusive sob restrição conhecida por parte da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a Petrobras obteve a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar operação de pesquisa exploratória na Margem Equatorial. A ministra, até o momento, não se demitiu.

A região, localizada na Amazônia, é apontada como novo pré-sal devido ao seu potencial petrolífero.

A Margem Equatorial ganhou notoriedade nos últimos anos, por ser tratada como nova e promissora área de exploração de petróleo e gás. Descobertas recentes de petróleo nas costas da Guiana, da Guiana Francesa e do Suriname, mostraram o potencial exploratório da região, localizada próxima à linha do Equador. No Brasil, a área se estende do Rio Grande do Norte até o Amapá. O volume potencial total recuperável da Bacia da Foz do Amazonas pode chegar a 10 bilhões de barris de óleo equivalente. Para efeito de comparação, dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o Brasil tem 66 bilhões de barris entre reservas provadas, prováveis e possíveis.

2 comentários:

pegaladrao disse...

A maior poluidora dos rios brasileiros poderá agora poluir o maior rio do mundo.

Anônimo disse...

imagina se essa petezada não vai meter a mão

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/