Análise - Esquerda foi arrasada por tsunami eleitoral de direita. Governo comunista de Boric foi reprovado nas urnas.

A revista Crusoé diz, hoje, que depois do fracasso na aprovação de uma Constituição radical de esquerda no ano passado, os chilenos votaram para eleger um novo conselho para escrever outro texto. A revista fala em tsunami eleitoral da direita.

É o que mostra a eleição de ontem para a nova Assembleia Nacional Constituinte:

- Das 50 cadeiras, 22 serão do Partido Republicano, de direita. Outro grupo de direita, o Chile Seguro, ficou com com 11 vagas. Com isso, eles terão 33 assentos, o que é mais do que o mínimo necessário de 30 para aprovar novas normas constitucionais.

Analisa a publicação do blog O Antagonista:

- Mas essa onda de direita no Chile também aparece com força em outras áreas. Pelos números da pesquisa Cadem, o mais adequado seria chamar o fenômeno de um tsunami. Nas pesquisas espontâneas para o próximo presidente, quem lidera é José Antonio Kast, de extrema direita, com 20%. Em segundo lugar vem Evelyn Matthei, também de direita, com 13%. Todos os outros nomes não passam de 4%.

10 comentários:

Gaúcho disse...

Que notícia maravilhosa. O mundo seria bem melhor sem está pragas de esquerda.

Anônimo disse...

O mesmo vai acontecer na Argentina no fim do ano. Quem prova do gosta amargo da esquerda quer vê-la bem longe do poder.

Exceção feita aos países como Nicarágua e Venezuela, por motivos óbvios, e ao Brasil, em virtude do sistema nefasto de votação vigente. Quem sabe um dia a coisa muda ?

Anônimo disse...

Tudo certo no Chile! Mas, no Brasil, o eleitor pode acreditar em mudanças enquanto o sistema eleitoral permanece imexido, com os mesmos instrumentos e agentes públicos, lato sensu, que foram responsáveis pela eleição do presidente da República?

Anônimo disse...

Pq não se muda pro Chile? Vai pra lá o bode velho!

Anônimo disse...

Só ter urnas auditáveis que o resultado sai certo..

Anônimo disse...

então, no Chile, afastaram os l.a.d.r.õ.e.s do Congresso ?

Anônimo disse...

"URGENTE"

PF interceptou áudio de aliado de Bolsonaro em trama para golpe de Estado:

O ex-número 2 da Saúde coronel Élcio e o ex-major Ailton Barros, o "número 01 de Bolsonaro no RJ", falavam em equipar 1,5 mil para golpe

08/05/2023 - Metrópoles

As investigações que levaram o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, à prisão trouxeram à tona um diálogo em que militares aliados a Bolsonaro e ao ex-chefe da Casa Civil Walter Braga Neto tramam um suposto plano de golpe de Estado.

Áudios divulgados pela CNN Brasil apontam que o coronel da reserva do Exército Antônio Elcio Franco Filho, ex-número 2 do Ministério da Saúde, e o ex-major Ailton Gonçalves Moraes Barros tratavam do golpe, criticavam quem era contra e modulavam possíveis consequências.

Segundo a emissora, o coronel Élcio e o ex-major Ailton Gonçalves Moraes Barros, preso na Operação Venire, conversavam por telefone sobre como o golpe poderia ocorrer e criticavam o ex-comandante do Exército general Freire Gomes por não aderir aos planos golpistas.

Nas conversas, os dois chamam a cúpula do Exército de “comando de merda”, e falam ainda em “superar” a autoridade de Freire Gomes para concretizar o desejo de retomar o poder após a derrota de Bolsonaro nas urnas, em 2022.

Anônimo disse...

As pessoas direitas estão se movimentando.

Anônimo disse...

Está na hora de descartar qualquer pesquisa de intenção de voto. Isso a esquerda manipula, compra à vontade. Aqui no Brasil, vai voltar o imposto sindical sem obrigação de prestar contas pra desviar dinheiro à vontade.
Sem choro, o Lula falou que iria fazer tudo igual. Promessa de campanha!
O ZAPÊ está feliz. Anda sumido. Parece que acabou o trabalho sujo.

Anônimo disse...

Minha previsão falhou...Boric continua no poder!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/