Artigo, Adão Paiani - A cor da violência

Um homem é assassinado por seguranças de um supermercado, após uma discussão banal. Essa teria de ser a manchete da manhã de sexta-feira, 20 de novembro de 2020, que deveria ter-nos indignado; sem qualquer referência à cor da pele da vítima ou de seus assassinos. 

As circunstâncias do fato, a data simbólica em que ocorreu; o momento político do país, e a força das narrativas impostas por grupos sedentos por uma morte conveniente; desviam-nos da principal pergunta a ser feita, ante tamanha brutalidade: por que se mata e se morre no Brasil?

As pessoas não são mortas no Brasil pela cor da sua pele, mas por sermos um país submerso na desigualdade social e econômica, falta de oportunidades, injustiça, ignorância e, sobretudo, desapreço absurdo pela vida humana. 

O “brasileiro cordial” não existe.

CLIQUE AQUI para ler.

8 comentários:

Anônimo disse...

Um dia, surgirá quem canalize toda essa raiva e energia dos brasileiros para o objetivo real de todas as nossas mazelas: Brasília e os 3 poderes. Em todas as esferas: Federal, estadual e municipal!
Uma réplica da revolução francesa; e todos esses políticos, togados, parlamentares e asseclas recebendo o ódio que souberam criar e alimentar!
Há de ser o dia da justiça cósmica e poética.
Todos esses sugadores do sangue, suor e vida dos brasileiros pendurados em praça pública!

Anônimo disse...



O que estamos vivendo hoje, é o reflexo da desumanização do ser humano imposta pela perseguição à cultura judaico cristã e imposição do liberalismo exacerbado. Por que há perseguição aos cristãos na China? Porque desumanizaram, deturparam a mente dos chineses forçando o liberalismo exacerbado com as revoluções. Eis porque não devemos permitir que os nazistas continuem com segregações em nosso país. Isso vem dos anti cristãos, anti judeus, enfim, anti Yehoshua.


As manchetes eram: "Homem negro foi espancado até a morte por dois seguranças brancos...". Mais ou menos isso aí que eram as manchetes. As próprias manchetes já fomentam o racismo e o ódio. Como podem perceber que tudo é muito teatral, nota-se que a fomentação da segregação é proposital e não é porque eles se preocupam de fato com os negros, mas querem usá-los como massa de manobra.


Todas as vidas importam.




Anônimo disse...

EUGENIO22 de novembro de 2020 07:39

COLHEMOS O QUE PLANTAMOS E CULTUAMOS,A VIOLÊNCIA!

ALO JAIME AGUIAR,por gentileza ilustre,explique melhor outros "PONTOS PRINCIPAIS", UMA PARTE DA VIOLENCIA E DA POUCA VALORIZAÇÃO DA VIDA EU ACHO, UMA ESPÉCIE DE CULTO A VIOLENCIA, ALEM DO QUE PAIANI FALOU É O QUE SE PLANTA NAS MENTES.

FILMES,VIOLENCIA EM NOVELAS,JOGOS ENTÃO NEM SE FALA,MORTES ,MATAR É O OBJETIVO, NÃO SO MATAR MAS DESTROÇAR A VITIMA,REBENTAR TODA, ASSIM COMO POR EXEMPLO OBSERVAMOS O MATADOR QUE SOQUEAVA ENRAIVECIDAMENTE,FURIOSAMENTE A VITIMA DO CARREFOUR

PODERIA SER RETIRADA DO AMBIENTE E NÃO AGREDIDA

A FUNÇÃO DOS SEGURANÇAS JAMAIS É AGREDIR, É RESTAURAR A NORMALIDADE RETIRANDO DO AMBIENTE O CAUSADOR DE DISTURBIO,O QUE EM PARTE JA TINHA SIDO FEITO, MAS A PARTIR DO MOMENTO DA AGRESSÃO IRRACIONAL INICIO-SE O ASSASSINATO.

ENTÃO EU VEJO QUE SE COLHE O QUE SE PLANTA, E MAIS, ESTAMOS "CULTUANDO" A VIOLENCIA, SENTIMOS PRAZER VER ALGUEM DEMOLIR A SOCOS E GOLPES ESPECIAIS OUTRAS PESSOAS.

COLHEMOS PORTANTO O QUE PLANTAMOS E CULTUAMOS.
ResponderExcluir

ganhatudo disse...

Será que é mais um culpando a sociedade?
Se for, apenas dá razão aos manifestantes, com fundamento em uma narrativa um pouco diferente.
Assim não dá.
A sociedade não tem culpa nenhuma.
Culpados são as pessoas com dificuldade ou incapazes de se adaptar à vida em sociedade.
O que deve imperar é o RESPEITO entre as pessoas.
É impossível existir uma sociedade livre sem considerar que existem diferenças entre os integrantes dessa sociedade.
Será que as ditaduras conseguem eliminar essas diferenças naturais entre os seres humanos?
Acho que não. Apenas as escondem forçadamente.

adilson disse...

Se morre no brasil pelo desapreço socialista pela vida.São 35 anos de governo direto,implantando toda e qualquer politica que lhes aprouveram.1.500.000 desde 1985.Bco,preto,amrelo,vermelho azul,pobre,rico,alto,baixo,gay,hetero,mais ou menos.De todo tipo,o q se procurar tá na pilha.É isso!Quem mata e quem morre estava sob governo socialista,não estava em marte.Porquê não dizer que os socialistas de todas as cores são os responsáveis por cada uma dessas mortes no pais.Mais o passivo nos outros governos pelo mundo todo?Socialista é sinonimo de matar gente,o q mais acontece ao redor deles.O lugar mais perigoso do mundo é perto de socialista,até e muito mais p socialista.

Anônimo disse...

Mais um agressivo valentão que se deu mal, briga pode acabar assim, de racismo não tem nada. Fosse um cara normal, esta hora estaria tranquilo na casa dele.

Anônimo disse...

A primeira notícia da "globolixo, foi um cidadão negro foi espancado até a morte POR DOIS SEGURANÇAS BRANCOS". Se os dois segurança NEGROS, como seria a notícia da globolixo...???

Anônimo disse...

CONCORDO,SOCIALISMO SEMPRE FOI IGUAL A MORTE,SOFRIMENTO,DESGRAÇA,OPRESSÃO

VEJA A CARINHA DE SÁDICA DA MACONHELA
ESFREGANDO A FOICE E O MARTEL.

E TEM GENTE QUE APÓIA O QUE JAMAIS DEVERIA OCORRER,NEM DE BRINCADEIRA.

AGORA ANTES TARDE QUE NUNCA, PC,PT E OUTROS PARTIDOS ASSASSINOS ESTÃO EM OCASO, EM EXTERMINIO, LULA NEM DANDO MORTADELA COM CHAMPANHA PUXA MAIS GENTE.

TCHAU TCHAU MACONHELA!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/