Estudo aponta que bilionários têm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas


Os dados constam do novo relatório da organização Oxfam. O estudo foi lançado ontem, às vésperas do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A desigualdade global está em níveis recordes e o número de bilionários dobrou na última década. 

De acordo com o levantamento, o 1% mais rico do mundo detém mais que o dobro da riqueza de 6,9 bilhões de pessoas. Os 2.153 bilionários detêm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas, que correspondem a cerca de 60% da população mundial.  Os homens detêm 50% a mais de riqueza do que as mulheres. Em comparação, os 22 homens mais ricos do planeta têm a mesma riqueza de todas as mulheres africanas (em torno de 650 milhões de pessoas). 

O problema deve se agravar na próxima década, à medida em que a população mundial aumenta e envelhece.  O relatório aponta que governos vêm cobrando alíquotas fiscais baixas dos mais ricos e de grandes corporações. Se o 1% mais rico do mundo pagasse uma taxa extra de 0,5% sobre sua riqueza, nos próximos 10 anos seria possível criar 117 milhões de empregos em educação, saúde e de cuidado para idosos.

27 comentários:

Anônimo disse...


Vamos continuar com as reformas que tiram da classe média de empresários e trabalhadores as rendas das famílias.

Anônimo disse...

Por que são eles que produzem as necessidades de consumo, e colocam a maioria dos produtos nas prateleiras dos supermercados.

Quer comida, quer produtos de perfumaria e limpeza? Alguém tem que produzir. Logo, são esses os mais ricos.

A esquerda não produz nada, e se irritam com isso, invejando quem produz e leva um país inteiro nas costas. Pra eles quem trabalha e dá duro, são "burgueses". Invejam o trabalho e o patrimônio alheio. Estão cedentes de sangue nos olhos, loucos para invadirem e pilharem a propriedade dos outros, matar, estuprar, ... covardemente. Por isso ter uma arma em casa, não é luxo, é uma necessidade.

Anônimo disse...

Se melhora a economia, há mais consumo, e se há mais consumo a cadeia produtiva ganha mais. É só isso.

Daí, os esquerdinhas piram com sua desigualdade social aumentada.

Pra eles ficarem satisfeitos, tem que estar todos na miséria, assim não há inveja do vizinho, pois estará tão mais pobre do que ele.

Anônimo disse...

Quem trabalha e produz, ganha.
Quem não trabalha e não produz, vive de esmola. Coisa de comunista que não entende a roda do capitalismo que sustenta tudo, inclusive, seus benefícios sociais.

Anônimo disse...

Não sabem que quem sustenta tudo é a economia?
Meterem a mão no produtos dos impostos e desviar o dinheiro público do povo, eles entendem bem. Mas como o imposto é gerado, não querem nem saber.
Por isso os inimigos do capitalismo, deixaram o País, Estados e Municípios todo endividado.
Por que se a arrecadação da cadeia produtiva não foi o suficiente para gastarem, pegaram emprestado. Em vez de fomentarem a economia para aumentar a arrecadação, foi mais fácil fazer dívidas, e os Biliões brotaram para gastarem. E o dinheiro público virou fumaça nas mãos deles.



Anônimo disse...

Quer a cervejada do fim de semana, então aceita que haja uma industria por trás produzindo e gerando fortuna. E por ai vai...

Não sabem como funciona, que uma fábrica precisa de matéria prima, precisa empregar pessoas, que precisa produzir, que tem que distribuir, até chegar na gondola do supermercado.

Nesse meio tempo, houve transporte, pagou-se pedário, impostos sobre impostos, e muitos postos de trabalho foram criados. O caminhão pagou imposto, precisa de manutenção e combustível, .... E o governo pegou sua cota parte dos impostos.

Isso é o capitalismo, onde um nicho produtivo alimenta uma cadeia inteira.
Mas os esquerdopatas, inimigos do capitalismo não enxergam isso.
Só sabem invejar o fruto do trabalho dos outros e querer sustento sem fazer força.

Anônimo disse...

Esse é encontro mundial dos Esquerdopatas Comunistas.

Não produzem nada e estão de olho na produção dos outros.

Anônimo disse...

Davos 2020. Onde está o Presidente do Brasil? Debaixo da cama, com medo de falar...bom ano passado já foi um fiasco seu discurso!

Anônimo disse...

Um país que não se desenvolve, não trabalha, não produz, e não faz riqueza.
Esse país vive na miséria. Nesse país não há coleta de lixo, não há água potável nas residências, não há banheiros, não há plantio de alimentos, não há escolas, não há postos médicos, não há hospitais, não há ordenamento territorial, não há bairros planejados. Apenas bolsões de miséria, casebres amontoados, becos entre as humildes residências, muita fome, sede e doenças. O povo desse país vive numa miséria absoluta. Problemas culturais, corrupção governamental, mal uso do pouco dinheiro público disponível, e sobre tudo a vontade de manter um país inteiro nessas condições sub-humanas, onde os governantes se satisfazem mantendo sua população refém dessa vida caótica, miserável e empobrecida. Nesse país não há obras públicas, o governo não distribui o produto dos impostos, não emprega, não faz a riqueza circular. Nesse país não há professores, não há médicos, não há enfermeiros, não há serviços públicos empregando sua própria população. O pouco dinheiro fica nas mãos dos governantes, e não circula entre seu povo que tem o poder aquisitivo limitado a quase nada. Esse país certeiramente não prosperará nunca.

Anônimo disse...

Isto é justo? Não. A vida é justa? Não.A sociedade? Não.As leis dos homens? Não.Nada é justo neste planeta.Tudo está errado.Vivemos num mundo criado pela humanidade totalmente injusto.Totalmente desigual.Bilhões passam fome e apenas 2000 detêm mais riqueza do 4,6 bilhões de pessoas.O Trump na crise com o irã disse que os EUA gastaram dois trilhões em armamentos.Dois trilhões.Cada dia EUA,Rússia,China,etc juntam mais e mais armas nucleares torrando trilhões com o objetivo de se destruírem.E dinheiro para comida nem um centavo.O ser humano já não merece mais viver aqui.Os donos deste belo planeta tem que ser os animais.

Anônimo disse...

Eles querem distribuir mais refugiados entre as nações mais desenvolvidas.
Querem destruir o sistema que funciona, corroendo por dentro.

Anônimo disse...

"Os homens detêm 50% a mais de riqueza do que as mulheres"

Mas é só ir até o oriente médio, e alguns países asiáticos e verão que até hoje, as mulheres não podem estudar, nem trabalhar. São escravas do casamento, muitas vezes arranjado e negociado, e são descartadas pelos maridos quanto para eles perdem a serventia.

Nessa cultura ultrapassada, e machista, eles não dão pitaco.

Anônimo disse...

Os povos mais empobrecidos do planeta, não usas anticoncepcional e não usam preservativo. É contra a cultura e os costumes.
Então, fazer o quê?
Lá tem dezenas de crianças desnutridas e doentes.
Meios anticonceptivos não usam.
Fazer uma vasectomia ou ligadura, não querem, mas colocar vários filhos no mundo sem condições nenhuma para criar, isso fazem e ninguém pode interferir nisso. Então, sorry!

Anônimo disse...

Querem falar da desigualdade social e do empobrecimento do planeta, então por que não fizeram o encontrinho num país bem pobrezinho e necessitado do planeta para verem a verdade de perto.
Enquanto eles ostentam diárias supercaras, tem gente passando fome e sede no planeta.
Hipócritas.

Anônimo disse...

Por curiosidade, quantos novos bilionários apareceram no Brasil nos 13 anos do PT e nos 13 anos que antecederam o PT?

Anônimo disse...

e a solução pra isso é criar um governo mundial, é claro, com eles no comando

Anônimo disse...

Que papo furado esse que 22 milionários tem mais dinheiro que todas 650 milhões de mulheres da África ( a população total é de 1.3 bilhão de pessoas, logo contaram todas as crianças, que são maioria e os velhos ).

Além do mais, estima-se que a África tenha recebido mais de US$ 1 trilhão (em valores de hoje) em 50 anos, e nem por isso eles estão melhores que a 50 anos.

Essa conversa é de esquerdista.....

Anônimo disse...

"Se o 1% mais rico do mundo pagasse uma taxa extra de 0,5% sobre sua riqueza, nos próximos 10 anos seria possível criar 117 milhões de empregos em educação, saúde e de cuidado para idosos."

Conversa, somente isto!

ORA, sabemos todos que se fossem cobrados mais impostos dos mais ricos do mundo, os POLITICOS se apropriariam destes recursos. GOVERNOS não criam empregos! Criam sim mais encargos para a população.

Anônimo disse...

Quero ver esta organização Oxfam apresentar um estudo do tipo - " O socialismo fracassou em todos os lugares onde foi praticado" ou um do tipo "Países associados a regimes de esquerda oprimem seus povos".

Espero que o blog não publique o artigo do Luciano Huck sobre "Distribuição de renda no Brasil e desigualdade social".

Editor - não faça o jogo dos globalistas. Controle o seu estagiário que escolhe estes assuntos.



Anônimo disse...

Dane-se a oxfam, eles comparam alhos com bugalhos. Ninguém a leva a sério.

Anônimo disse...

Exato, como aquelas multas que o judiciário cobra e se apropria dos valores e os dá pra amigos de ongs "gerenciarem" e os afetados/prejudicados não recebem lhúfas!

Unknown disse...

Garanto que parte, embora socialista enrustido, pertence ou colabora intensamente com o órgão supremo chamado ONU e seus correlatos, o porta-voz do novo império mundial! E com isso se tornarão ainda mais ricos e poderosos prontos para aprofundar a escravidão do restante do mundo, emburrecendo-o e também castrando-o através de inúmeras resoluções a nível mundial sem legislativo correspondente como já ocorre hoje. É esta parte que tem de ser intensamente combatida.

Anônimo disse...

Querem morder mais dinheiro das nações.
Mais organismos sem fins lucrativos para meter a mão nas poupudas doações e repasses governamentais.
Lavanderia de dinheiro, e mais nada.
Organizadores ricos, e doadores sonegando Imposto de Renda.
E o povo continuará empobrecido, dando valor a causa, que nunca terá fim.

Aqui temos a indústria da seca do nordeste, que continua em plena atividade, mas que já não aparece tanto nos noticiários.

Só os RGS ejeta Bilhões pra lá, e o povo nordestino continua miserável passando fome e sede. Mas os políticos marajás e coronéis do sertão estão forrados de dinheiro público.

Anônimo disse...

Faltou dizer que atualmente temos os mais baixos índices de pobreza da história da humanidade.

Mordaz disse...

O que espanta é que estes 60% produzam tão pouco. E os mais ricos não vivem destes 60%.

Anônimo disse...

A desigualdade como andará no Brasil, Oh!Adolfo, o Censor Integralista? Exemplo: proporcionalizando-se aos nºs da reportagem a fortuna dos Marinho, da rede lodo,que figuram em todas as listas de bilionários mundiais (+/- R$ 45 bilhões), eles detém a "fortuna" de quantos brasileiros? O degradante disso é que essa fortuna foi construída 1) sobre a radiodifusão que é serviço público descentralizado por delegação, que não sai da titularidade do Estado, apenas a sua execução (pergunta para o Leo), e 2) com o $$ da publicidade cativa dos órgãos governamentais, isto é, $$ do povo. O povo - que compõe a lista dos otários - coloca os Marinho na lista dos bilionários.Está na hora de cobrar-se royalties dessa empresa, assim como se cobra do petróleo. Vais me censurar, Oh! Adolfo, o Censor Integralista? rsrsrs

elias disse...

Eu sempre gostei do pingunco mijado e seu poste, a anta sapiens Conhece? É da sua quadrilha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/