Trensurb fechou balanço de 2018 com prejuízos de 268 milhões. Quem paga a conta é o contribuinte brasileiro.

Segundo apurou o editor, a estatal federal gaúcha do trem metropolitano, o Trensurb, prossegue vampirizando milhões de reais dos contribuintes brasileiros - e não apenas gaúchos.

Os dados são do balanço do ano passado:


Despesas:  R$ 370.598.756,92
Receitas: R$ 98.631.927,00

Os dados (e muito mais) estão no site http://transparencia.gov.br

31 comentários:

Anônimo disse...

Axo q o contribuinte tem q pagar pelo transporte do povo sim qual o problema?

Anônimo disse...

É a beleza da administração pública.

Anônimo disse...

É um serviço público! Não é pra dar lucro, seu anencéfalo.

Anônimo disse...

Vende isso, com urgência! Vai começar a dar lucro no mês seguinte.

Anônimo disse...

E a Direção responsável por este deficit quer continuar no poder. São incompetentes e irresponsáveis. O negócio deles é receber o salário no fim do mês e a empresa que exploda.

Anônimo disse...

Nesta semana a Direção da Empresa foi a Brasilia fazer uma apresentação sobre a Trensurb para o Ministro Do Desenvolvimento Regional. Venderam gato por lebre.

Miss Pedalada 2016 disse...

Políbio, pergunto se nos balanços dos exercícios anteriores a 2016, aquele apartamento luxuoso de Miami/EUA(que agora não tem mais dono) foi considerado como despesas da Trensurb ??

Anônimo disse...

Os administradores falam só pela linguagem MIAU MIAU, são da famiglia FELINOS
GATUNACEAE e atendem pelo apelido de PETRALHAS???

Anônimo disse...

Uma coisa é financiar o transporte público, outra coisa é sustentar alguns vagabundos incompetentes que ganham salários milionários e não fazem nada de produtivo. Sustentar um organograma inchado. Sustentar funções gratificadas incorporadas ao salário de forma ilegal. Sustentar licitações fraudulentas. Sustentar desorganização e incompetência.

Anônimo disse...

É mesmo? E o gênio aí deve adorar ver seu dinheiro ser disperdiçado desse jeito. Ah, retardados não se importam, não é mesmo?!

Anônimo disse...

Políbio, não trabalhava no Trensurb, mas trabalhei numa comissão do Governo que vários órgãos trabalharam em conjunto para calcular qual seria a tarifa do Trem, e foi tudo colocado em planilhas os custos e amortizações de empréstimos, pessoal, energia elética, manutenção, etc.. e sabem qual foi o custo do passageiro, incríveis 10 dólares por por passageiro, claro que deveria ter um subsidio, mas como tudo no Brasil, a passagem foi dada com valor menor do que os ônibus cobravam entre P.Alegre e Canoas, se não estiver errado era o valor 70% de 1 dólar, não amortizava nada e iniciou já no prejuízo, nada é sério no Brasil tratando-se empresa pública, logo nem privatizando vai dar lucro, este fardo será sustentado por toda vida.

Anônimo disse...

O problema é que dinheiro não cai do céu seu babaca...vivemos num país capitalista, que obrigação tenho eu de financiar pasagens para terceiros...vai a mérda seu petralha, vai trabalhar e ganhar teu dinheiro sem explorar o sistema

Anônimo disse...

A direção não tem culpa, no final do ano foram colocar novo valor nas passagens que Est á a três anos sem subir, a justiça não permitiu que corigissem a defasagem, cobrem do juiz o prejuizo

Anônimo disse...

Não acredito, catraca de transporte público é uma fábrica de fazer dinheiro, tem algo errado aí.

Anônimo disse...

Sabem quanto a Trensurb paga para a ATP para administrar a venda de nossas passagens, anualmente, R$ 5 milhões. A empresa não tem noção alguma do que acontece nesta administração e a impossibilidade de gestão, controle e auditoria por parte da Trensurb e dos usuários que utilizam o trem e suas integrações.

Transparência disse...

Observem o que diz a Trensurb num relatório do TCU:
“Sendo, que o mais crítico foi o último firmado com a Associação dos transportadores de Passageiros de Porto Alegre - ATP – contrato 01.190.034/2014 - processo adm. 1584/2014, que obteve vários apontamentos pela auditoria interna, onde podemos destacar, a impossibilidade de gestão, controle e auditoria por parte da Trensurb e dos usuários que utilizam o trem e suas integrações, custo elevado frente ao serviço prestado e o mais crítico é que toda a gestão de nossa receita operacional está sendo gerenciada por terceiros, pois foi um sistema projetado para ônibus e ajustado para o sistema trem”.

Anônimo disse...

Observem o que a Direção da Trensurb diz ao TCU justificando uma nova licitação do sistema de bilhetagem:
“Sendo, que o mais crítico foi o último firmado com a Associação dos transportadores de Passageiros de Porto Alegre - ATP – contrato 01.190.034/2014 - processo adm. 1584/2014, que obteve vários apontamentos pela auditoria interna, onde podemos destacar, a impossibilidade de gestão, controle e auditoria por parte da Trensurb e dos usuários que utilizam o trem e suas integrações, custo elevado frente ao serviço prestado e o mais crítico é que toda a gestão de nossa receita operacional está sendo gerenciada por terceiros, pois foi um sistema projetado para ônibus e ajustado para o sistema trem”.

Anônimo disse...

JUMENTINHO IDIOTA COMUNOFASCISTA BOLIVARIANO! O PT PHODEU O BRASIL! PHODEU COM COMPRA FAJUTA DE TRENS FAJUTO! PHODEU COM EMPREGUINHO, INCOMPETÊNCIA E ALTOS SALÁRIOS! CHEGA?

Anônimo disse...

JUMENTO BABA ESCROTO DO GRELO MOLE DE CURITIBA! ACABOU O BACANAL!

pantoniooliveira disse...

DÁ ESSA PORCARIA. TÔ CANSADO DE PAGAR IMPOSTOS PARA SUSTENTAR ISSO.

Unknown disse...

É pra dar prejuízo, onerando duas vezes o povo, sabichao??

Anônimo disse...

Que comecem cobrando o preco justo.
O Metrorec/Recife cobra 1,60.
E pelo 1,60 o passgeiro pega o metro e depois pode pegar onibus na estacao de integracao ate o destino final ja incluso.
Impossivel ter lucro.

Anônimo disse...

Os custos operacionais são muito altos, sobretudo com energia elétrica e manutenção dos trens. Solução: fechar? Sim. E o caos se instalará no já saturado trânsito da região metropolitana. Aumentar o preço da passagem? Vai espantar a maioria dos usuários, e o caos também irá se instalar, causando, também, a falência da empresa, por falta de usuários. Privatizar? Se tivessem interessados, com certeza já teriam vendido. Solução real? Não existe. O resto é palpite.

Anônimo disse...

A administração do PT na empresa, no apagar das luzes, concedeu benefícios aumentando significativamente os salários dos filiados e simpatizantes, ocorrendo inclusive INCORPORAÇÃO de Funções Gratificadas em duplicidade pelo exercício do mesmo cargo, é comum encontrar-se empregados ganhando até RS 30 mil reais por mês. Administração "BANANA" atual, vinculada ao PSDB onde a outra face desta moeda é o PT, pois PT e PSDB são irmãos siameses só existem para dilapidar o patrimônio público, não fez absolutamente nada para corrigir a situação. A concessão destes benefícios viola o art.169 da Constituição Federal e da emenda 19. Espera-se que o próximo administrador que vier a ser indicado pelo Presidente da República, talvez m General,tenha o peito de corrigir esta irregularidade, cancelando imediatamente este esta situação e cobrando com juros e correção todos os ganhos adquiridos indevidamente dos beneficiados e responsabilizando o administrador que concedeu o beneficio e o que se omitiu em corrigir a situação.
da emenda constitucional nº 19
Art. 21. O art. 169 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.
§ 1º A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:
I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;
II - se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

Anônimo disse...

DO SITE DA TRENSURB MES DE NOVEMBRO:

http://www.trensurb.gov.br/paginas/galeria_projetos.php?codigo_sitemap=5245



NOME REMUNERAÇÃO BÁSICA REMUNERAÇÃO EVENTUAL

LUIZ ANTONIO DE MESQUITA PEZERICO 31.040,01 48.174,46
JOSE CLAUDIO DA SILVA SICCO 27.199,69 29.334,73
RICARDO SOUZA HESSEL 26.736,44 26.736.44
ANTONIO BERFRAN ACOSTA ROSADO 25.261,76 47.716,68
FRANCISCO SCHREINERT 24.300,77 44.636,61
MANOEL AMORIM DOS SANTOS JUNIOR 22.898,60 6.804,45
JOAO LUIS GOLGO VIANA 22.873,27 22.873,27
DAVID SAMUEL LEVENFUS 22.517,74 22.517,74
PAULO ROBERTO CARDOSO THIMOTEO 21.869,52 20.914,19

Anônimo disse...

Certo. Concordo.

Jorge

Anônimo disse...

Há um monte comentários de gente sem noção.. anencefalo.

Jorge

Anônimo disse...

Agora vão dizer que o Berfran é petisca...

Bessias Estafeta disse...

Magnífica postagem do anônimo das 09:11. E os otários brasileiros pagando essa conta de salários absurdos !!

Anônimo disse...

A Trensurb não possui Auditoria Interna para conter estas mazelas??
Ou estão todos contaminados pela irresponsabilidade e incompetência.

Anônimo disse...

Pelos cálculos que fiz é impossível privatizar a Trensurb a não ser através de subsídio do Governo Federal.

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