Artigo, Demétrio Magnoli, Folha - Para subverter a lei do Face

Fakes bizarras circulam pelas redes.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumiu a dianteira na discussão sobre uma legislação destinada a coibir as fake news na próxima campanha eleitoral. É um erro de abordagem, que deriva de uma série de equívocos conceituais.

Na sua essência, as fake news não são um problema eleitoral, mas uma ameaça à democracia. Nos EUA, as correntes de notícias falsas tiveram por alvo a candidatura de Hillary Clinton, mas a meta dos propagadores não era eleger Trump, um resultado inesperado, e sim desacreditar as instituições democráticas, pintando-as como ferramentas da "elite globalista". Na Catalunha, ao longo da turbulência separatista recente, os maiores fabricantes de notícias falsas foram, como na campanha americana, as agências russas de inteligência. O discurso que disseminaram replicava a narrativa da esquerda independentista catalã que descreve a Espanha democrática como uma versão atualizada do regime franquista.


Dia sim, dia também, Trump vale-se do Twitter para bombardear os veículos de imprensa, acusando-os, paradoxalmente, de difundir fake news.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O hospedeiro é o blog A Varanda, blog do Murilo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Que pena Demétrio Magnoli...

Ele é mais um do time do meio-lá/meio-cá. Dá uma no cravo, outra na ferradura.

O jornalista continua a insistir em mentiras do tipo => Trump não queria ganhar a eleição, os democratas são muito bonzinhos e os republicanos são umas bestas.

Vamos falar com clareza: os democratas americanos representam o que há de pior na prática política, estavam acabando com os Estados Unidos. Tal como os petistas fizeram com o Brasil, tudo em nome de uma ideologia de esquerda.

Go Mr. Trump.

JMB 2018!!

Anônimo disse...

Demétrio, vai pregar em outra praia, meu filho...

é elite globalista, sim...

Trump pegou todos voces da imprensinha com as calças na mão e tirou de voces a prerrogativa da verdade absoluta...

voces estavam muito (mal) acostumados com o jornalismo pré-internet, onde escreviam as barbaridades que queriam sem serem incomodados, exceto por uma ou outra cartinha enviada por algum leitor e publicada uns 15 dias depois na seção de cartas do jornal...

hoje, voces tem de encarar os leitores em tempo real e estao perdidos...

Trump nao faz politica formal, e isso assusta voces, acostumados com os salamaleques da poliitica classica, cheia de nao-me-toques, falsidades e mentiras...

Trump fala como o cidadão comum, expressa o que esta na cara e nao fica de onda para tecer criticas "construtivas"...

ele aponta no twitter a ideologia dos jornalistas e seus artigos distorcidos, coisa que é muuuuuuito conhecida...

voces estao apavorados porque Trump desmonta com um unico twitter esses artigos mequetrefes publicados por voces do jornalismo...

vai chorar na cama que é lugar quente, meu chapa...

Mordaz disse...

Fake news é um nome novo para uma velha tática em campanhas eleitorais atribuindo falsidades boas aos próprios candidatos e más aos adversários. Lula e o PT, por sinal, deitaram e rolaram com este método desde o início. Até os fatos alcançarem os mesmos mostrando que eram corruptos e incompetentes demais. Não havia mais como mentir.

Anônimo disse...

Caro Políbio
A única coisa que concordo do texto é que o TSE não tem competência para julgar as fake news. Certo é que quem as criam e propagam são a mídia escrita, os jornais, tais como o Estadão, A Folha, UOL, etc. Claro é que o Demétrio não falaria disto, pois faz parte dela. Assim resolveram esconder o rabo e caírem em cima do facebook e outros virtuais. Creio que não vai dar para controlar tamanho mar de gente, e, se tentarem, se darão super mal.
Esther

Anônimo disse...

"Os populistas, de direita ou de esquerda, precisam destruir a reputação de credibilidade do jornalismo."
Esses dias a Globo fez um resumo do primeiro ano do Trump citando sempre os tais "cientistas políticos" no Jornal da meia noite agora conduzido por Carlos Tramontina.
A Globo tentou desqulificar o Trump numa análise tendenciosa e mentirosa. Se o Willian Waack já não era lá essas coisas, agora com o Tramontina o jornal desandou. Ninguém precisa destruir a reputação da Globo. A Globo é "Fake"

Anônimo disse...

Quer dizer, o Demetrio acha que a grande mídia deve se tornar um grande tribunal penal e órgão censor de notícias baseados naquilo que a própria mídia acha que deva ser verdade ou mentira.
Como se os grandes jornais que posam de isentos não criassem de maneira sorrateira enormes fake news e depois eles mesmos se colocassem como uma entidade superior que não pudesse ser contestada. É simplesmente ridículo!
O PT tinha um bunker nas eleições de 2010 e 2014. Estão aí vários vídeos no YouTube! Acampamentos virtuais foram criados com recursos da Petrobras, do BB. CAIXA, BNDES... para financiar cursos de um finais de semana de como se criar milícias virtuais visando as eleições de 2014, por exemplo. E o de entrou a Rede Globo nisso? Não falou nada, porque estava mamando nas tetas dos patrocinadores citados.
E mais: é ridículo acreditar que uma eleição possa ser definida através de fake news. Um SMS oficial tem um poder devastador muito maior. Ex: em 2014, diversas prefeituras petistas do interior do país distribuíram SMS para os detentores do Bolsa Família dizendo que o Aécio se eleito iria acabar com o benefício. O que o TSE fez? E a Rede Globo, por quê não desmentiu?
Os grandes jornais e TVs precisam se refazerem. À época do monopólio da verdade e da informação acabou! Agora, o que o Brasil mais precisa é acabar com essas estatais corruptas, ineficientes e deficitárias e pararmos de financiar a imprensa. A mídia que se vire para atrair assinantes s patrocinsdores. A imprensa brasileira já tem mais de 100 anos de idade e já está bem grandinha pra andar com as próprias pernas.

Anônimo disse...

Cara Esther, que postou às 15:35,

De pleno acordo. Este artigo sequer do Demétrio contraria a linha editorial do blog do Políbio. A gente pensa que vai ler algo interessante, que acrescenta, e quando ele diz: "Nos EUA, as correntes de notícias falsas tiveram por alvo a candidatura de Hillary Clinton, mas a meta dos propagadores não era eleger Trump, um resultado inesperado..." Opa, acho que não li direito, voltei e li de novo várias vezes. Acho que não entendi, pensei que era um artigo inteligente.

Felizmente, os comentários mostram que não estou sozinho, o artigo é a própria fake news que supostamente se propõe a combater. Supostamente, pois, na verdade, promove fake news.

Políbio, cuida melhor da qualidade do seu blog.

Anônimo disse...

Pior do que fake news sao as MADE NEWS da grande midia. Todo esse papo da esquerda é uma tentativa explicita de censurar a internet e tentar dar alguma credibilidade a seus jornalistas amestrados com verbas publicas para tentar tapar o sol com a peneira - MADE NEWS. Brazil: pais de tolos

Anônimo disse...

nao esquenta, colega das 15:45

Tramontina nem opinião tem...

é so um leitor de teleprompter...

está so fazendo aquela hora extra pra bater tempo de aposentadoria...

Anônimo disse...

CONCORDO COM TODOS OS COMENTÁRIOS ANTERIORES E ACRESCENTO; O PIOR SAO OS FAKE JORNALISTAS, FAKE "FILOSOFOS", FAKE ESPECIALISTAS, FAKE "ARTISTAs" e CELEBRIDADES, QUE INSISTEM SE ACHAR ACIMA DOS OUTROS. QUER UM FAKE VIRAL? SÃO OS NOSSOS FAKE POLITICOS E ADMINISTRADORES DO ESTADO, INCLUSO O JUDUCIÁRIO TAMBÉM QUE AGORA VIROU BBTF4 OU BIG BROTHRR TRF4, TRANSFORMANDO U M JULGAMENTO DE UM RELES LARÁPIO EM EVENTO MIDIÁTICO COM TELÇAO, SALA VIP E PROTAGONISMO.

JOEL

GO TRUMP!

Anônimo disse...

Este artigo é um típico fake news, que desmoraliza este blog. Prova disso é a decepção expressa pelos leitores nos comentários. Fake news está em toda a mídia, mas nunca tinha visto algo tão gritante neste blog. Falta de inteligência e de respeito para com seus leitores.

Anônimo disse...

ESSE DEMÉTRIO É UM ANÃO POLÍTICO QUE SE ESFORÇA PARA PARECER NEUTRO! MAS NÃO CONSEGUE! SUAS ESTÓRIAS CADA VEZ SAP NOS FAKE E NO FINAL ENTENDE-SE QUE ELE, MAINARDI, CAIO BLINDER, GLOBO NEWS, ETCATERVA SÃO GLOBALISTAS A MANDO E PAGOS POR SOROS!

Dr. Façanha - INTEGRALISTA disse...

A "INTERNET" É O PINICO CÓSMICO ONDE VÃO CAIR OS CONTEÚDOS DAS REDES SOCIAIS.ALI FALTA VERGONHA E SOBRA MERDA E MEDIOCRIDADE.

Anônimo disse...

ta cheio de jornalista vivendo ainda nos anos 70, onde o que escreviam era tomado como verdade absoluta...

esse tempo acabou, moçada...

nao estao acostumados com os tempos de hoje...

os caras tremem feito vara verde com um presidente que tem 140 caracteres a sua disposição para desmascarar um jornal inteiro...

agora estao todos se fechando em copas, no espirito mais odioso e mediocre de corporativismo...

e Hollywood nao se cansa de querer governar os EUA...

agora vao lançar um filminho mequetrefe sobre a "guerra" de Trump com a imprensa...

la vem mais mentira da grossa e fake news de fazer cair cabelo de careca...

Sheila disse...

a "elite globalista" é quem paga esses ventríloquos vermelhos como Magnoli....e os tais "movimentos sociais" de esquerda (CUT, MST, Black Live Matter, etc), seus coletivos e ONGs "ambientalistas, indigenistas, feministas, abortistas através de suas "fundações filantrópicas" como a OPen Society de George Soros, Fundação Rockefeller, Fundação Ford, etc...É o 1% mais rico que paga a jagunçada vermelha incumbida de manter os 99% na pobreza para preservar os seus grandes monopólios e controlar o sistema financeiro do planeta. O braço político dessa escumalha é a ONU, ninho de comunistas da Internacional Socialista e radicais islâmicos como o Alto Comissário para os "Direitos Humanos". Quem duvida basta entrar em qualquer site de ONG "politicamente correta" e ver quem o patrocina e estará lá uma dessas fundações da "elite globalista",pois essa foi a maneira que acharam de se intrometer nas democracias sem que levantem suspeitas de invasão de soberania. Ou acaso ainda não se deram conta que a agenda da ONU é a mesma dessas ONGs globalistas?

Emmanuel disse...

É preciso lembrar esse articulista que, querendo ele, ou não, Trump venceu a eleição; e mais:de fato, a imprensa queria torpedear Trump, e os valores democráticos, em benefício das candidaturas apoiadas pelo Partido Democrático de Obama e de outros elementos ...maus.

Anônimo disse...

Quer mais fake news do que uma emissora da TV - GloboNews - dar uma notícia e em seguida convocar “especialistas” sobre o assunto(sempre com a mesma opinião, sempre vindo dos cursos de humanas das universidades públicas do RJ) ou criando “debates” e “seminários” onde todos os palestrantes ou debatedores possuem o mesmo viés ideológico e político, onde todos possuem a mesma opinião?

Anônimo disse...

Felizmente os leitores deste blog parecem bem mais atentos do que o Editor. Seria o caso do Editor se manifestar no final do artigo e admitir a falha, em respeito aos seus leitores e à boa qualidade do blog, até então, ou seja, antes de postar este artigo fake news? Quase todos os comentários mostram o alto nível dos leitores que se sentiram ofendidos por este artigo que ficaria muito bem em um blog do PT ou PSDB, mas não neste blog...

Unknown disse...

Fiquei espantado quando jornalistas como Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Antônio Vila, Magnoli e outros começaram a detonar o Trump em defesa do governo esquerdista de Obama e sua candidata Hillary. É assim que descobri que esses jornalistas não passavam de esquerdistas enrustidos posando de democratas antipetistas. Você apontou muito bem essa frase do Magnoli que não passa de um farsante!

Anônimo disse...

é simples...

Trump, com o cidadão comum, vê um vandalo em quem quebra ou picha patrimonio alheio...

a jornalistada da elite globalista vê ali um "manifestante" no seu legitimo direito de badernar por conta de 0,20 na passagem de onibus...

fora os que vêem manifestação de "arte" naqueles rabiscos que emporcalham todas as cidades...

é essa sinceridade bruta e sem mascaras, essa visão da realidade sem lentes distorcidas que causa panico na jornalistada, muito acostumada a pressionar politicos fracos e comuns com os seus artigos...

agora eles escrevem, escrevem, escrevem e Trump lhes da uma banana porque nao precisa dessa gente...

e eles ficam enlouquecidos com o jeito sincero de ser do presidente americano...

Anônimo disse...

Textos como este de Magnoli estão de acordo com a linha editorial deste blog? Pelos comentários dos leitores, não é o caso. Se o blog quer promover idéias como as do artigo do Magnoli, então os leitores sérios vão procurar blogs que fazem jornalismo de verdade e dar lugar a leitores petistas e outros esquerdistas, em conformidade com a linha do Magnoli. A escolha é do Editor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/