O IGP-M subiu 0,47% em setembro, conforme o editor informou est amanhã (leia abaixo). Tudo de acordo com os dados divulgados há pouco pela FGV, em linha com a mediana das expectativas do mercado (0,45%).
A aceleração em relação a agosto, quando o índice avançou 0,10%, foi explicada tanto pela menor deflação dos produtos agrícolas no atacado, como pelo aumento dos preços de produtos industriais. O IPA industrial subiu 1,0% neste mês (ante variação de 0,48% na leitura anterior), refletindo principalmente a elevação dos preços do diesel nas refinarias. No mesmo sentido, os produtos agropecuários passaram de uma queda de 1,61% em agosto para outra de 0,04% em setembro. O IPC, por sua vez, recuou 0,09% no período, ante alta de 0,33% no mês passado. Por fim, o INCC, divulgado na última terça-feira, passou de uma elevação de 0,40% para outra de 0,14%.
Com esse resultado, o IGP-M acumulou deflação de 1,45% nos últimos doze meses, ante recuo de 1,70% na leitura anterior. Apesar do avanço em agosto, os preços no atacado seguem indicando um cenário benigno para os preços ao consumidor nos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário