Índice de confiança da indústria e de serviços pioraram, sinalizando retomada mais gradual da economia

As retrações da confiança dos setores industrial e de serviços neste início do quarto trimestre, juntamente com demais indicadores antecedentes já divulgados (como os índices de confiança da CNI), reforçam a visão de retomada mais gradual da economia nos próximos meses. 

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu 86,6 pontos em outubro, de acordo com a leitura final da Sondagem da Indústria da FGV divulgada há pouco. 

O resultado é equivalente a uma queda de 1,6 ponto na margem, em função dos recuos de 1,4 e 1,8 ponto dos indicadores de expectativas e de situação atual, respectivamente. 

O nível de utilização da capacidade instalada também caiu no período, ao oscilar de 74,7% para 73,7% entre setembro e outubro, segundo os dados dessazonalizados. 

No mesmo sentido, o Índice de Confiança de Serviços alcançou 78,9 pontos neste mês, com declínio de 1,7 ponto ante setembro, conforme divulgado hoje na Sondagem de Serviços da FGV. A variação negativa refletiu a forte queda de 4,3 pontos do indicador de expectativas, ao passo que o índice de situação corrente apresentou alta de 0,7 ponto. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora dá para dar a noticia, o traira entrou com a promessa de ser o salvador da pátria, mas a pátria da elite e dos empresariados e partidos golpistas. O pobre e o assalariado tem direito, ..... direito de construir um puxadinho, curso superior, casa, carro, andar de avião é só para rico. Se fod. todos, votaram em peso no partido do traíra e dos golpistas.

Anônimo disse...

Quem vai confiar num país governado por uma corja da pior espécie?
Quanto tempo falta para o salário minimo voltar aos 80 dólares?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/