Como avestruz, o governo esconde a cabeça para não encarar a recessão

Nesta análise bastante realista do atual cenário econômico, repórteres do site da revista Veja de hoje (www.veja.com.br), indicam que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deve ser divulgado na próxima sexta-feira, em meio a um cenário de pessimismo, de certa forma, inédito. Não que a economia brasileira nunca tenha passado por percalços — longe disso — mas, pela primeira vez desde a estabilização econômica, há a expectativa de recessão por razões majoritariamente domésticas. O governo, revela a análise, esconde a cabeça como avestruz, o que é pior. 

. A seguir, trechos selecionados pelo editor (ao final, link completo da reportagem):

O governo vem atribuindo o cenário ruim ao mercado externo e tem desferido críticas públicas aos analistas que dizem o contrário, conforme mostra o episódio lamentável com o banco Santander. Tal incapacidade em reconhecer a má condução da economia apenas acentua a descrença de investidores e empresários no Brasil. Eles pararam suas máquinas e congelaram decisões de investimento no aguardo por dias melhores. Resultado da pouca confiança do setor privado no país é que a projeção para a taxa de investimento da economia em 2014, medida pela Formação Bruta de Capital Fixo, mostra queda de 2,4% na comparação com o ano anterior.

Os números (veja gráfico), contudo, mostram o contrário do que a presidente quer acreditar. O país já está, sim, em recessão técnica, segundo o monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O levantamento, divulgado na segunda-feira, acompanha os mesmos indicadores econômicos que o IBGE e aponta que a riqueza gerada no país recuou 0,45% no segundo trimestre deste ano, após ter diminuído 0,12% nos primeiros três meses de 2014. Outros indicadores mostram diagnóstico similar. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, recuou 1,2% no segundo trimestre.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Falar ao País, à sua Gente! Diga que será gente, que faz a gente, gente. Vamos crescer, na ética, nos costumes e na prática administrativa. O candidato que tomar a trilha dos insultos será rejeitado pela população. Aécio, se tiver fôlego, deve ser rápido mostrando os vícios de Governo e apontar o que o Povo precisa (não ofereça dentadura... de preço tão pequeno, mas avilta mais do que o avião... o delito corrompe consciência indefesas e depois surgem as "equipes' do mal). Não perder com caçoada! Inté!

Anônimo disse...

Que recessão? Bebeu gasolina?

Anônimo disse...

Que gasolina, aquela do tal do pré -sal que nos incluiria na OPEP? Prá que importar se temos tanto óleo e tão barato de explorar?

Anônimo disse...

Economista de formação, Luiz Moan presidente da ANFAVEA quando questionado sobre o pessimismo que assola o mercado e as perspectivas do Brasil, respondeu:

Eu prefiro dizer que sou realista. Porque eu tenho indicadores muitas vezes à frente dos índices que são divulgados. Por exemplo, há dez dias divulgamos os dados de julho, de crescimento. E só na sexta saíram dados de indicadores de atividade relativos a junho. Ainda não saiu o PIB do IBGE. Provavelmente, quando for lançado o PIB referente ao segundo trimestre, nós já vamos estar com dados de vendas de agosto completo. Então, temos sinais bastante diferentes desses indicadores que estão sendo divulgados, o que nos permite ter uma visão mais realista do mercado.

http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/economia/2014-08-25/o-pessimismo-tem-efeito-domino-diz-o-presidente-da-anfavea-luiz-moan.html

Anônimo disse...

Agora que Marina despontou, o pessimismo foi embora. Vai Marina!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/