José Fortunati foi o candidato que melhor soube tirar proveito do trabalho
realizado na web e mídias sociais. A área esteve sob a coordenação do jornalista
Thiago Ribeiro. A equipe do candidato levou as principais propostas ações do
projeto liderado pelo pedetista para ambiente web. Enquanto os adversários
usaram o universo on line para fazer ataques e desqualificar a gestão municipal,
a equipe de Fortunati optou por investir em uma campanha propositiva, totalmente
alinhada como os conceitos do marketing adotados nas demais áreas com rádio e
TV. Com um estratégia bem definida, baseada em produção de conteúdo,
disseminação e monitoramento, não demorou muito para fortalecer a presença do
prefeito na internet. Durante a campanha, Fortunati contabilizou mais de 100 mil
menções, somando-se as principais redes como Twitter, Facebook e You Tube. Todo
o trabalho foi ancorado no hot site de campanha, a redefortunati.com, que foi
desenvolvida para ser uma plataforma multimídia capaz de garantir a sustentação
da estratégia de comunicação on line da campanha.
. Marcos Martinelli, o
coordenador de Marketing da campanha, lembrou ao editor que a espinha dorsal
das ações na Web começou a ser construída logo apos o Carnaval, com estruturação
de uma rede de apoio ao então pré-candidato por meio do informativo Avança Porto
Alegre, que iniciou com 100 pessoas e terminou com cerca de 8 mil integrantes,
que recebiam antecipadamente informações e que serviam como multiplicadores.
Double de jornalista e marqueteiro, Marcos Martinelli contou de onde tirou este
tipo de experiência:
- Esse tipo de ação funcionou na eleição de Pedro
Passos Coelho, que coordenei em Portugal. Apenas precisei adaptar a nossa
realidade e garantir que as informações chegassem aqueles que simpatizavam e
acreditavam nas propostas de Fortunati.
Na foto, Fortunati com Thiago Ribeiro, ao centro, e Marcos Martinelli, durante a
campanha.
Um comentário:
Fui testemunha do trabalho do Martinelli em Portugal.
Muitos parabéns a ele e a quem o tiver do seu lado :-)
Rodrigo Ribeiro
Postar um comentário