Braskem impõe novo aumento abusivo de 8% para seus clientes de resinas

Chega a ser abusivo o novo aumento de preços comunicado pela Braskem aos seus clientes cativos, reajustando as tabelas das suas resinas de polietileno em 8% em relação a junho.

. A alegação da petroquímica é que apenas repassa altas ocorridas no mercado mundial.

. Estes aumentos abusivos refletem-se por efeito dominó para quem usa os insumos da petroquímica. No caso da indústria farmacêutica, por exemplo, os custos das embalagens podem custar até 40% do preço do produto final vendido na farmácia, conforme o editor conferiu com fontes do setor que não querem se identificar por medo de retaliação.

. A Braskem já tinha comunicado ao editor nesta quarta-feira que buscará nafta até na Rússia, já que a produção brasileira não atende a demanda.A empresa  fechou contrato com a OAO Novatek, segunda maior produtora de gás da Rússia, para comprar um milhão de toneladas de nafta produzidas no recém inaugurado complexo petrolífero de ust-Luga.

. No RS, Refap e Refinaria Ipiranga não produzem nafta suficiente para atender a demanda do mercado, que no Estado resume-se ao Polo de Triunfo.

A Abipllast  já reclamou do monopólio brasileiro de resinas plásticas sustentado pela Braskem, o que lhe permite impor os preços que bem entende. Isto ocorre através de três ações diferentes:
1) domínio quase completo da oferta local.
2) proteção sobre importações.
3) contratos com cláusulas de exclusividade no caso dos importadores que sobram.

. Isto tudo tornou a resina brasileira a mais cara do mundo

3 comentários:

Surfista Prateado disse...

A grande culpada disso é a Dona Dilma e o PT, adeptos do protecionismo estatal às "nossas" empresas e também do socialismo, que impede a livre concorrência de empresas estrangeiras. Por outro lado, também Dona Dilma vem flertando a horas com a inflação. O resultado pode ser visto também nos preços no supermercado.

Anônimo disse...

Ahhhh... nada como a matemática da oferta e da procura...

Anônimo disse...

Recentemente o Governo aumentou o imposto de importação de 16 % para 20 % nas resinas. Os preços de embalagem dispararam e não poderia ser diferente. As industrias de embalagem tiveram reajustes de quase 20 %. Nos Estados tem-se quase 40 fabricantes de resina. No Brazil apenas um monopolio chamado Braskem que pertence Petrobras que pertence ao PT;

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/