Embora o sistema público de saúde seja universalizado no país, o brasileiro gasta 29,5% a mais do que o governo para ter acesso a remédios, consultas, planos de saúde, hospitais e exames. Pesquisa do IBGE mostra, pela primeira vez, que, enquanto o Estado tem um dispêndio de R$ 645,27 por pessoa, o gasto per capita das famílias fica em R$ 835,65.
. No Brasil, 55,1% das despesas totais do setor são arcadas pelas famílias, contra 43,6% da administração pública. Para o gerente do IBGE Ricardo Moraes, o desequilíbrio entre gastos de famílias e governo “se deve ao fato de a saúde no Brasil ser tão privatizada”. Especialistas dizem ainda que o quadro se agravou nos últimos oito anos, com o aumento da renda e o envelhecimento da população. “De um lado, temos a carência de serviço público de qualidade que empurra as pessoas para o privado e, de outro, milhões ascenderam socialmente e contrataram planos de saúde”, diz o economista Antonio Lacerda, da PUC-SP.
4 comentários:
Se os brasileiros esperarem competência e honestidade dos governos esquerdo-bananeiros que tomaram conta do cofre em Brasília, vão morrer todos na fila dos hospitais, e isto que o "vigaristO" 9Dedos até recomendou para Obama para seguir o modelo brasileiro de previdência e assistência médica. Se Obama fizesse esta insanidade seria mandado para Guantánamo!
Este é o preço de eleger um governo energúmeno, desonesto e incompetente ao extremo, acabou de vez com a saúde pública!
E mesmo pagando plano de saúde, ainda temos serviços e atendimento de 3º mundo ...
Estes planos privados são um SUS melhoradinho, com decoração e ar-condicionado ... só isso !!!
Sem duvida os planos privados, em geral, são pessímos. Nao se enganem. Por isso meu plano me permite reembolso de despesas realizadas livremente. Escolho o medico que quero e solicito reembolso da consulta.
Postar um comentário