Nova alta de juros na China assusta e piora previsões globais de crescimento para 2011

As Bolsas abriram em queda livre nesta segunda-feira, inclusive a de São Paulo, como reflexo do inesperado aumento da taxa de juros na China. O Banco Popular da China anunciou no sábado o segundo aumento das taxas em dois meses. Elas subiram 0,25% novamente e foram para 5,81%.


. O mau humor das Bolsas está sendo pouco percebido, porque o “feriadão!” de fim de ano não desperta a atenção com a intensidade devida.

. “O problema todo está no indicativo de que a locomotiva chinesa passou claros sinais de que está desaquecendo e com isto desanimará o esforço americano, europeu e asiático por retomar o crescimento”, disse ao editor o ex-secretário gaúcho da Fazenda e consultor de empresas Aod Cunha. Aod passa as festas de final de ano em Garopaba, na casa da família, mas acompanha os mercados através do seu iPhone.

. Ao aumentar novamente os juros em período muito curto, as autoridades comunistas chinesas também confirmam as piores previsões dos especialistas. O próprio Aod Cunha já tinha avisado aqui neste espaço de que isto ocorreria.

. A China reconheceu no sábado de que sua inflação é maior do que se supunha e de que teria que adotar medidas recessivas para conter o crescimento econômico.

- O Brasil, que não terá como repetir o PIB deste ano (mais 7,3%), porque a base não será tão pequena como a de 2009 (menos 0,2%) e também porque suas contas públicas internas e o nível de transações correntes externas está abalado, enfrentará inesperados problemas diante do recuo de um dos seus maiores parceiros comerciais no mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lula vai continuar chamando de "marolinha".

Será que vai colar a mentira novamente na classe produtora brasileira.

Anônimo disse...

O que a China esta fazendo e uma correcao de rumo de um quadro de inflacao que tanto pode ser de demanda como de custos! No caso chines me parece claro que seja de demanda e o aumento dos juros seria uma aposta no combate a esta pressao de demanda pois, ao contrario do Brasil, por exemplo, a China nao precisa manter juros internos elevados para financiar suas contas externas e sustentar endividamento interno, pois sabemos que a China detem hoje o maior superavit comercial do planeta e e a maior aplicadora liquida de assets na Europa e nos USA com superavit comecial aumulado de mais de USD 500 bilhoes!
Portanto, afirmar pura e simplesmente que esta atitude seja uma demonstracao de desaceleracao forte da economia chinesa me parece prematuro, pois a China poderia, por exemplo, tambem desvalorizar mais sua moeda, tornando seus produtos aind mais competitivos mundo afora, so nao o fazendo para nao abalar, ai sim os mercados mundiais!
Nao esquecamos que a China tem um slario minimo d eUSD 70 dolares e uma mao de obra escrava que trabalha mais de 60 horas por semana e por si so e imbativel quando se trata de custos operacionais. Quanto as materias primas, como na sua maioria sao commodities com custo globalizado o seu preco vale igualmente para todos!
Acho precipitada, portanto, a analise feita!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/