Lula vai a cúpula armada para promoção do ditador Kadafi

Clipping/ Revista Veja/ 30 de junho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje a Trípoli, na Líbia, na véspera de sua participação na Cúpula da União Africana, a reunião dos chefes de Estado e de governo de 53 países do continente. Ao lado do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, Lula é uma das atrações do evento, preparado pelo ditador líbio Muammar Kadafi para promover a si mesmo e a seus planos de unificação africana.

A garantia da participação do presidente brasileiro também conta a favor de Kadafi, eleito em fevereiro para exercer por um ano o cargo de presidente da União Africana. Há 10 anos, o líder líbio vem tentando se reinserir na comunidade internacional, após ter admitido a participação de agentes secretos do país em atentados terroristas, como o que derrubou um avião em Lockerbie, na Escócia, nos anos 80, e ter renunciado à produção de armas nucleares.

Nos anos 2000, Kadafi tenta forjar uma imagem de líder dos líderes africanos ou rei dos reis da tradição da África, como se autoproclama.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/