O Congresso Estadual do PMDB do RS realizado neste sábado na Assembleia Legislativa, demonstrou que o partido está forte, unido e mobilizado para as eleições de 2010. Ao reunir mais de 1,5 mil correligionários de todas as regiões do Rio Grande do Sul e toda a sua cúpula partidária, a dreção estadual reafirmou que terá candidatura própria ao governo do Estado – seja o candidato Germano Rigotto, José Fogaça ou ainda outro postulante – e lançou moção que exige do diretório nacional candidatura própria à presidência da República.Na moção, o presidente do PMDB/RS, senador Pedro Simon afirma que “num processo eleitoral de dois turnos, é indispensável que o partido detentor no maior número de governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores não apresente candidatura própria à presidência”.Em tom de brincadeira o líder do PMDB declarou: “quem é a favor levante e bata palmas, quem é contra, se retire”. No momento, sob fortes palmas, os peemedebistas em pé, aprovaram eufóricos por aclamação a moção. Agora o documento será apresentado pelos peemedebistas gaúchos no Congresso Nacional da legenda, previsto para ocorrer em agosto, em Brasília.Com o encontro deste sábado em Porto Alegre, o PMDB realizou até agora 15 congressos estaduais pelo Brasil afora e, por unanimidade, os estados apoiaram à tese de candidatura própria ao cargo máximo do Executivo. Simon afirmou que tem absoluta convicção de que ao se postular para o cargo de presidente da República, o PMDB irá para o segundo turno.
Rigotto diz que é candidato
Ao discursar no Congresso Estadual, o ex-governador Germano Rigotto se colocou à disposição para as eleições de 2010, seja para o cargo de governador ou de senador. Rigotto afirmou que o PMDB, por sua trajetória política, é o partido mais credenciado para governar o Rio Grande do Sul.O ex-governador ainda defendeu a criação de um projeto de poder nacional para o PMDB e reiterou o texto da moção que pede a candidatura própria à presidência da República. "A seção gaúcha vai servir de exemplo. Nosso passado e presente vão refletir no futuro do PMDB nacional", arrematou.
Fogaça diz que Rigotto é o melhor consenso
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, outro líder cortejado pela base para a disputa, afirmou que a candidatura ao Palácio Piratini deve ser elaborada em torno do nome de Rigotto. “Neste momento o mais fácil consenso é a construção da candidatura de Germano Rigotto ao Governo do Estado”, defendeu o prefeito.
Um comentário:
Tem certeza que só isso foi tratado no encontro desse teu partido? Está esperando que o Barrionuevo te mande o que comentar? Pois te digo: vai ser muito pior quando a origem das notícias for o MPF e não a Zh. O dia do juízo final tá pertinho.
Postar um comentário