Alarme de epidemia da gripe suína já soa nos EUA, Ásia e Brasil

A gripe suína já mobiliza autoridades em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Neste sábado, o Ministério da Saúde divulgou uma nota informando que o país intensificou o monitoramento nos aeroportos para evitar a entrada de pessoas infectadas, nos voos procedentes do México e dos Estados Unidos, que, juntos, podem responder por quase 100 mortes. O mal já matou ao menos 20 em solo mexicano (outras mortes de causa ainda não confirmada podem elevar o número a 81) e dez nos EUA.

. Aeroportos da Ásia - Hong Kong, Malásia, Coreia do Sul e Japão - também criaram postos de controle para evitar a entrada da gripe suína. Depois de aterrissar, os viajantes passam por uma verificação de sintomas - que são similares ao da gripe comum, porém mais agudos. Na Argentina, o foco são os viajantes saídos do México. Há suspeitas de infecção entre viajantes de Israel, França, Espanha e Nova Zelândia.

. Segundo matéria da revista Veja, nesta terça-feira, especialistas internacionais vão se reunir para aconselhar a Organização Mundial de Saúde (OMS) se é preciso elevar o atual nível de alerta de pandemia, em função da ação do vírus da gripe em humanos.

. A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jannet Napolitano, disse hoje que a saúde pública do país vive uma "situação de emergência" devido à propagação do vírus da gripe suína. Napolitano fez esta declaração num encontro com jornalistas na Casa Branca, onde o diretor interino do Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), Richard Besser. Vinte casos de gripe suína foram confirmados nos Estados Unidos neste domingo, depois que se confirmou a doença em estudantes de Nova York . Além disso, quatro casos foram confirmados no Canadá.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/