Crise derruba consumo de gás na indústria brasileira

A crise financeira global derrubou o consumo de gás natural no país e a Petrobras convive hoje com uma sobra entre 14 milhões e 16 milhões de metros cúbicos/dia do produto, o que a obrigou a reduzir as importações da Bolívia e paralisar a extração em alguns poços nacionais. Esse volume é quase a metade da capacidade do gasoduto Brasil-Bolívia --30 milhões de metros cúbicos.

. Excluído o gás utilizado pelas usinas termelétricas, o consumo caiu continuamente desde o pico de 37,8 milhões de metros cúbicos/dia em outubro até chegar a 28,9 milhões em janeiro --uma queda de 23,5%. Na média dos primeiros dias de fevereiro, reagiu um pouco e está em 29,9 milhões.

2 comentários:

Anônimo disse...

A redução da importação certamente não é devido à redução do consumo de gás, pois as usinas térmicas estão operando, encarecendo o custo do sistema elétrico brasileiro.

Se houvesse sobra de gás, não haveria a necessidade da usina de Canoas, J. Lacerda (SC) várias no nordeste do país estarem operando. O ONS (operador Nacional do Sistema eletrico) encaminhou oficio à ANEEL contra a medida da redução da importação.

Fontes não oficiais interpretam a medida como sendo uma ajuda à Bolivia.

Anônimo disse...

Estamos um pouquinho preocupados com teu blog: só tem noticia negativa para o desgoverno Federal e só positiva para o desgoverno estadual. Que tem por trás disso? Pu essa é a realidade? Lá tudo é podre e fétido e aqui tudo lindo e maravilhoso? É, acreditamos nisso; deve ser a melhor expplicação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/