Déficit zero no RS: orgulho e preconceito

Na mesma linha do deputado Raul Pont, líder do PT na Assembléia do RS, e do vice-governador Paulo Feijó, o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, fez restrições públicas ao anúncio do déficit zero anunciado pelo governo gaúcho com pompa e circunstância. São discursos ciumentos, ressentidos e demodées. É hora de decidir para onde querem ir os gaúchos diante do novo cenário virtuoso. Orgulho e preconceito não ajudam ninguém.

. É inacreditável que a Federasul não tenha saudado o déficit zero, mas considerado que boa parte do anúncio tenha sido mero marketing político. A Federasul e as demais entidades empresariais do RS, sobretudo Fiergs, passaram os últimos 30 anos bolando planos mirabolantes para resolver o déficit estrutural das finanças públicas gaúchas e recuperar a capacidade de investimento do Estado. Yeda fez isto em apenas dois anos, sem seguir as receitas de desmonte do Estado propostas pela Federasul e pela Fiergs em sucessivos planos por elas financiadas e anunciados.

. Yeda desmoralizou todas as propostas feitas pelo Plano Sayad (Fiergs), Pacto pelo Rio Grande (Assembléia, 2007) e Agenda 2020 (Federasul e Fiergs).

. Um só dado bastaria para saudar as conquistas do atual governo no campo das finanças públicas:

- Somente este ano, num ano, o governo pagou todo o 13º salário devido do ano passado e antecipou todo o pagamento do 13º salário deste ano, no dia 5 de dezembro, mantendo em dia toda a Folha.

. No ano que vem, equilibradas as contas, pela primeira vez em 30 anos, sem desmonte de um só parafuso público, o governo contará com R$ para investir em obras no RS.

2 comentários:

Rafael disse...

Não sou xiita como o Raul Pont e nem preconceituoso com o Paulo Feijó, mas a Yeda gosta de um marketing e se exibe com isso. Déficit zero entre aspas, pois equilibrou o que ganhou com o que gastou, mas se obedecer a Constituição, o déficit zero foi para o espaço. E os precatórios, que são mais de 4 bi. Logo, déficit zero só para pagar salários em dias, o que é uma obrigação.

Anônimo disse...

É MUITA "PUXA-SAQUESSE" tua Políbio! Tuas posições direitistas e neo-liberais todos conhecemos, mas é de pouca inteligência saudar esta balela de déficit zero. A Yeda e você subestimam o discernimento das pessoas. É TUDO JOGO DE MARKETING. Fazendo uma analogia, é como se eu recebece meu salário e não pagasse minhas contas do mês, é claro que vai "sobrar". É o que Yeda faz, reconhe impostos e não repaça para a saúde, segurança, educação, precatórios, etc. Menos Políbio, menos...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/