Banco Central assusta todo mundo com o tamanho da alta dos juros básicos

Foi uma paulada o aumento de 0,75% decidido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão ligado ao Banco Central, anunciou no início da noite desta quarta-feira para a taxa de juros básicos, a Selic, que agora passa a ser de 13% ao ano e é a maior desde janeiro de 2007. A decisão do Copom foi unânime.

. O governo está assustado com o avanço da inflação e quer conter a demanda de qualquer maneira, reduzindo com isto o ritmo de crescimento econômico e contendo a alta dos preços. Pelo menos este é o receituário clásico, ortodoxo, seguido pelo governo FHC e agora também pelo governo Lula.

. Esse é o maior aumento desde fevereiro de 2003, quanto a taxa Selic passou de 25,5% para 26,5% ao ano. Mas a condição na época era outra, pois havia turbulências na economia brasileira, com o dólar em elevação – a moeda americana chegou a ser cotada em 4 reais antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

. O aumento dos juros surpreendeu a maior parte dos analistas do mercado financeiro, que esperavam no máximo a elevação em 0,50 ponto percentual.

. O BC divulgou em nota que "avaliando o cenário macroeconômico e com vistas a promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 13% ao ano, sem viés". Ou seja, quer conter o consumo e diminuir a pressão na elevação dos preços.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/