Microentrevista, Osmar Terra - Dengue já matou 272 no RS. E governo federal mandou doses para imunizar apenas 1% da população.

Osmar Terra é deputado federal, ex-ministro, médico e ex-secretário da Saúde do RS.

O RS já registra quantas mortes por dengue ?
272 apenas neste ano. Calculado este número sobre a população, o Estado registra mais mortes do que o total da média nacional. É uma soma parecida com as mortes produzidas pela pandemia em 2009.

A vacina é boa ?
A vacina Qdenga, testada por 6 anos, mostrou boa eficácia contra os  quatro sorotipos da dengue, e foi autorizada pela Anvisa desde março de 2023 .

E o combate: o governo federal tem mandado vacinas para o RS.
As doses de vacina enviadas para dengue não chega a imunizar 1% da população do RS. E elas só forfam enviadas agora pelo Ministério da Saúde  ao Rio Grande do Sul.

O que está havendo ?
Como se pode classificar isso? Incompetência do Ministério da Saúde, falta de planejamento, economia de recursos?


14 comentários:

Anônimo disse...

O LULADRÃO é GENOCIDA. Dinheiro para os IRMÃOS BATISTA tem aos bilhões. Pra saúde do povão nada. Isso é o PT.

Anônimo disse...

Falou o homem das 2000 mortes no covid...que credibilidade que se dá para um vagabundo desses?

Anônimo disse...

desgoverno genocida.

Anônimo disse...

Teve uma

Anônimo disse...

Teve uma semana que morriam mais de 500 gaúchos por dia de COVID e este cidadão insistia que ninguém deveria se vacinar. Agora quer vacina para dengue numa região onde o frio já acabou com os focos de mosquitos.

Anônimo disse...

A dona lá do ministério da doença diz que não tem procura por vacina de dengue.
Não tem procura por que a gente sabe que não tem vacina em lugar nenhum, a senhora não comprou, dona…
Não tem a atualizada de covid também, a senhora não comprou, dona…
Aliás, quando fazer vacina estava na sua mão, a senhora atrasou tudo e fez muito pouco por que não mando consertar a máquina quebrada fazia 20 dias, dona…apesar dos milhões de reais que Bolsonaro mandou para a Fiocruz.
É que a senhora não gostava dele, né dona?

Anônimo disse...

Os brasileiros deveriam abandonar essas vacinas de vez depois da arma biológica (vacina) da plandemia.

Anônimo disse...

No dia 16 março 2021 o RS registrou 502 óbitos por COVID num único dia e este deputado insistia na sua campanha contra a vacinação. Agora quer vacinação para dengue com uma vacina experimental semelhante as do Covid que ele tanto criticava.
(O Qdenga foi aprovado na União Europeia em dezembro de 2022. Em agosto de 2022, o FDA indonésio aprovou o Qdenga para uso em indivíduos de seis a 45 anos de idade e se tornou a primeira autoridade no mundo a aprovar o Qdenga.)

Anônimo disse...

Esse é aquele que nao acertou uma durante a pandemia e acha que a terra é plana?

Anônimo disse...

Com este frio dos últimos dias não tem mosquito no RS. Deputado sempre fora de rumo.

Anônimo disse...

Lula tem que dar mais uma refinaria da petrobras pra Bolívia, tem que dar a energia pros irmãos Batista, que não saíram dos ministérios até o negócio ser efetivado.
Ô gente, Lula tem muito o que fazer, não tem tempo pra pensar em vacina…

Anônimo disse...

Em se tratando de assunto de saúde, não sei se é caso para rir ou para chorar. É sério o que segue abaixo, está lá no Estadão.
Matéria eletiva na USP e de grade obrigatória na Unicamp, as duas melhores do Brasil - faço ideia do acontece nas demais - alunos de medicina recebem aula de…culinária!!!
Compraram utensílios como descascadores de legumes, fatiadores, vários tipos de facas, inclusive uma “do Chef”, seja lá o que vem a ser isso, uma bonita toalha, dito pelas professoras, importantíssima segundo elas para uma refeição harmoniosa.
Tudo em nome da prevenção de doenças, como se não existisse o curso de nutrição, milhões de artigos na internet, profissionais especializados nos hospitais.
“Ah, mas tem aluno de medicina que não sabe diferenciar salsinha da cebolinha!”.
Bom, a minha cozinheira não precisou fazer medicina para saber, e quem não sabe, numa USP ou numa Unicamp, não deveria estar lá, deveria estar pastando no quintal da própria casa…
Mas falando sério, quando é a aula que ensina a diferenciar gases da dor do infarto, para tanto bastando saber ler um eletrocardiograma?
Quando é a aula que ensina a prescrever o remédio certo, sem que se generalize da cintura para cima Melhoral, da cintura para baixo Sonrisal?
Quando é aula que ensina, na radiologia, detectar um câncer do tamanho de uma bola de gude e não um ovário que foi extirpado há 20 anos? E ainda dão o tamanho…do ovário!
Alguém me poupe…não a toa, para um único sintoma se consulta 2, 5, 10 médicos e nenhum acerta!
Mas fiquemos tranquilos, aquele ou aquela na nossa frente, com o nariz no teto de tanta prepotência, sabe diferenciar a salsa da cebolinha. E se tudo o mais falhar, é só receitar antidepressivo, não fumar, fazer exercício físico e tomar 2 litros de água por dia. Ninguém mais morre, parabéns a eles por tamanha competência.
Ah! Maconha pode.

Anônimo disse...

Não precisa vacina,manda tomar cloroquina!

Anônimo disse...

23:36 - alguns lugares tem a matéria brigadeiro de microondas no ensino médio.
Então faz sentido aumentar o conhecimento na faculdade, descascar cenoura, abobrinha e batatinha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/