Servidores públicos já tomam 13,6% do PIB do Brasil


Os gastos com funcionários ativos de União, estados e municípios permaneceram em alta nos últimos anos de recessão seguida de semiestagnação da economia. Passaram do equivalente a 12,3% do PIB, em 2014, para 13,6%, ou R$ 927,8 bilhões, em 2018. Parte da expansão desse percentual se deve ao quadro recessivo de 2015 e 2016, mas a tendência de alta persistiu depois. 

O patamar é o maior já medido pelas estatísticas disponíveis — e semelhante ao dos desembolsos com a Previdência.

26 comentários:

Anônimo disse...

Maior câncer do Brasil

Anônimo disse...

Haja impostos para sustentar este parasitismo.
Corporações mandam.
Se pudéssemos nos livrar desta praga de gafanhotos.

Anônimo disse...

brazil é bom, hein?

Anônimo disse...

Ou o Brasil acaba com o funcionalismo público, como o é nos EUA, ou se fode, simples assim, pois não dá mais para os que trabalham na iniciativa privada continuar a sustentar malandras.

Anônimo disse...

5% desse total devem ser CCs.

Anônimo disse...

Se não reduzir isso, zero chance de futuro.

Unknown disse...

Excesso de servidores públicos que pouco produzem de riqueza para o país e tem uma série de privilégios em relação aos trabalhadores da iniciativa privada.p

Anônimo disse...



100.000 são CC's do governo federal que o Presidente Bolsonaro ainda mantém.

Anônimo disse...

ORA!

Brasil é um monarquia travestida de república, com REIS e RAINHAS com suas CORTES e por fora está a PLEBE, divididas em CASTAS.

OBRA PRIMA da CF/1988!

Anônimo disse...



A economia não avança desde o governo Temer.

Mas a culpa são dos governos que autorizam o concurso público.

Esta gente não entra sem a autorização do Prefeito, Governador ou Presidente.

Este tipo de desinformação somente ajuda a colocar o povo contra o servidor público.



Anônimo disse...

Gostaria de saber como a véia consegue essas informações.

Anônimo disse...

Podem começar em Porto Alegre. Rua para toda a cczada. Inclusive Secretários Adjuntos, Chefes de Gabinetes; seus motoristas carros locados. Servidores do Estado que recebem do Municipio

Anônimo disse...



65 CC's em Porto Alegre do PP são contra o governo mas continuam nos cargos mantidos pelo Prefeito. Não contei os FG's.

Anônimo disse...

Pois é! Já que demonizam tanto o servidor público (mas vivem querendo serviço público gratuito e de qualidade) que demitam todos... E quando precisarem que vão bater na porta dos empresários e da o iniciativa "privada" (de vaso sanitários mesmo) para ver o que vão ganhar (uma bem dada no fiofó, se tiverem sorte de ganhar alguma coisa!)

Anônimo disse...

Quando pegar fogo na sua casa não chame bombeiros ou SAMU, chame a iniciativa privado ou o Batman!

Anônimo disse...

Só vão bater na porta a rale, quem trabalha e tem dignidade não precisará disto. Meus bisavós chegaram aqui e construíram sem ajuda do estado, eram homens e mulheres de fibra, não os maricotes de hoje

Anônimo disse...

Há cidades em que os bombeiros são voluntários, talvez na escola comunista onde estudaste não te informaram desta realidade, vivem de doações dos cidadãos locais

Anônimo disse...

Só vão bater na porta a rale, quem trabalha e tem dignidade não precisará disto. Meus bisavós chegaram aqui e construíram sem ajuda do estado, eram homens e mulheres de fibra, não os maricotes de hoje

Anônimo disse...

O problema não é o servidor barnabés que presta serviço para o povo ( professor, profissional da saúde, policial, etc) esses ja ganham mal.
Funcionário público que ganha bem são os comissionados de parlamentares, judiciário, ministérios que ganham muito e fazem nada.

Anônimo disse...

E a dívida que a esquerda deixou com a emissão dos títulos do tesouro estourou os 80% do PIB. E os juros, só aumentam.

Sabem a reforma da previdência, e outras reformas por vir, a culpa é de quem mesmo? Do endividamento que a esquerda criou, não é mesmo, dessa bola de neve de mais de 3,5 Trilhões do endividamento federal. Sem contar as dívidas Estaduais e Municipais. E de quem é a culpa, da folha de pagamento dos servidores?

Então os políticos eleitos, seus partidos e seu batalhão de CCs invadem os órgãos públicos, gastam toda a arrecadação, pegam mais emprestado, afundam as contas públicas, gastam com o que bem querem, distribuem dinheiro público para os amigos e amigos dos amigos. E a culpa da gastança é do funcionalismo público de carreira?

E ai quem é o vilão da história?

Anônimo disse...

O salário de um CC equivale ao salário de uns 10 servidores de carreira. As vezes os políticos criam mais cargos efetivos só para aumentar o número de CCs. Eles incham a máquina pública de servidores de carreira, só para aumentar o quadro de CCs, porque tem os correlegionários que ficaram de fora e estão gritando e fazendo pressão pela boquinha que ainda não saiu.
Mas o problema não é a folha, mas onde os ordenadores de despesa gastam o dinheiro público, contratos, licitações, convênios, etc... O gerenciamento público parte da gestão advinda do mandato eletivo daquele que se elegeu. Esse político eleito, seu partido e os coligados, mais os Cargos Comissionados, e seus Secretários ordenadores de despesa é que gastam desordenadamente o dinheiro público.
A população, o eleitor, e até mesmo os servidores de carreira, nada podem contra os mandos e desmandos dos gastos estapafúrdios que os políticos promovem com o dinheiro do povo.
Faça um teste, vá na sua Prefeitura, marque uma hora com o Prefeito de sua cidade e questione um gasto público visto no portal da transparência, e diga que há outras áreas mais urgentes para se aplicar o dinheiro dos impostos, e veja se surte efeito. Se conseguir algum resultado, parabéns. Se conseguir ao menos falar com o Prefeito, e não um assessor, outro parabéns pra você.

Anônimo disse...

Tem que acabar com os provimentos em comissão. Só isso já reduz drasticamente a corrupção nos órgãos públicos.

Lembram dos deputados que votaram contra a vontade de partido recentemente? Lembram que o partido se voltou contra eles?
E isso que os deputados tem autonomia, estabilidade do mandato eletivo, e representatividade do voto.

Imaginem o que os partidos não fazem de terrorismo contra os CCs, de livre nomeação e exoneração, que não cumprem as metas do partido?

Então para acabar ou reduzir drasticamente a corrupção nas administrações públicas, só extinguindo os provimentos em comissão.

Anônimo disse...

O Brasil deve quase 80% do PIB por conta do endividamento que a Esquerda deixou em 16 anos de desgoverno.

O endividamento que o PT deixou, está fazendo o governo federal rifar o Patrimônio público para os gringos, vendendo as estatais que ainda tem em troca desses títulos do tesouro que o PT imitiu para se fartar até não dar mais.

As pessoas acham que com a venda das estatais vai entrar dinheiro nos cofres da união, mas só vão arrecadar os títulos do tesouro que os gringos compraram com esse propósito.

Eles escolhem as estatais e o governo tem que entregar, pois não tem caixa para pagar os títulos que os gringos tem em mãos.

A culpa é da PETEZADA, e sua turma de petebas que fizeram a festa com a arrecadação desses títulos, e de quebra ainda deixaram a conta para o povo brasileiro pagar.

E mesmo assim, os miserentos que não tem nem pra passagem do buzão continuam defendendo esses larápios da esquerda.

Por isso toda vez que um esquerdinha vem pedir moeda, mesmo com cara de pena, ele leva um não merecedor. Foi com a ajuda do voto dele que a petezada ficou 16 anos roubando o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Verdade, após os eleitos tomarem posse, quando falta cargos em comissão para os partidários, eles enviam para o legislativo projeto criando uns 100 cargos efetivos para abrir uns 15 comissionados, só para encostar os amigos correlegionários que ficaram de fora. Os políticos não se importam com as contas públicas. Os políticos se elegem e adentram os órgãos públicos com sua turma de CC para encher os bolsos e se adiantarem na vida. O resto é balela.

Anônimo disse...

A verdade é que existem bons servidores no quadro permanente para serem aproveitados, e por isso não existe a necessidade de encherem os órgãos com tanto servidor comissionado.
Estes ditos CCs trabalham aos mandos do partido que ele representa, e muitas vezes com interesses contrários aos anseios e necessidades da comunidade. E a realidade realmente é essa, as pessoas votam em em Prefeito e um Vice, e estes levam consigo centenas de filiados políticos para dentro das repartições, e são exatamente esses CCs que darão as ordens do que será executado ou não.

Anônimo disse...

Pois é, mas quando se fala em fechar ministérios ou secretarias e enxugar os quadros, os políticos são os primeiros a serem contra, exatamente porque o número de seus comissionados depende do número de servidores efetivos e do número de departamentos. Quantos mais servidores efetivos para chefiar, e mais departamentos para criação de chefias, melhor para os políticos encostarem seus amigos filiados. A culpa do inchaço da máquina pública é dos políticos e não do servidor que estudou, fez o concurso e passou.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/