- O autor é advogado, RS.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) afirmava que o ser humano só se pode constituir pela confrontação de, pelo menos, dois desejos assimétricos (não iguais).
Assim, se tornaria escravo aquele que colocasse sua vida acima de sua liberdade, e por isso pararia de lutar. E, contrariamente, se tornaria senhor aquele que colocasse sua liberdade acima de sua vida, e por isso continuaria lutando.
O filósofo alemão também observava que a história é farta em exemplos de estabelecimento de relações de senhorio e servidão, regra geral consequência de guerras, forma radical de submeter um povo à vontade de outrem.
Com o “desmonte” da União Soviética (URSS), o equilíbrio de poder mundial não existe mais. Consequência ou não, sucedem-se as micro-guerras localizadas.
A maioria delas de informação e contra-informação, agora predominantemente digitais. E a pretexto de qualquer reivindicação e palavra de ordem, legítimos ou não.
Amazônia.
CLIQUE AQUI para ler mais.
2 comentários:
Bolsonaro foi o primeiro presidente da República que teve a coragem de peitar as ONGs e as ingerências de Macron e do Papa. Qual foi a sua falta? Não seja tendencioso, articulista! Na era Lula, de triste memória, roubava-se madeira de lei e tocava-se fogo muito mais e ninguém dizia nada.
Quando o elemento mandou o Bolsonaro se calar eu o mando pra PQP!
Esther
Postar um comentário