Artigo, Antonio Britto, ex-ministro da Previdência - De novo, as corporações

- Antonio Britto é ex-ministro da Previdência, foi também deputado constituinte e governador do RS.

Assembleia Nacional Constituinte, 1988. Em votação, direitos do funcionalismo público. Nas galerias, representantes de algumas corporações, exigindo privilégios. Na Mesa, impaciente com as manifestações e a pressão sobre os parlamentares, o doutor Ulysses. Interrompida a sessão, por conta do impasse, ele perguntava a quem se aproximava: “Vocês já viram as galerias ocupadas pelo sindicato dos desempregados?”

Passados 31 anos, o país se modernizou, é melhor em quase todos os aspectos mas as galerias e todos os locais onde se exerce a pressão politica seguem carentes de representação dos realmente necessitados –desempregados, analfabetos, os injustiçados pela realidade brasileira– enquanto o monopólio das corporações sobre galerias e corredores do Congresso parece maior que nunca.

Foi o que se viu, mais uma vez, na votação da reforma da Previdência, essa semana, na Câmara dos Deputados.

Pegue-se, como exemplo, os policiais. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

23 comentários:

Anônimo disse...

O Britto ressuscitou!!!

Mordaz disse...

É simples. É só o povo viver sem médico, professor, policial, enfermeiro, gari, juiz, fiscal, promotor, funcionário do INSS... Paga tudo que precisar e não irá precisar de funcionário público.

Mordaz disse...

Quando tiver doente ou for assaltado chama um jornalista ou desempregado.

Anônimo disse...

Excelente artigo!!!
As corporações conseguiram mais uma vez manter (ou até aumentar) seus privilégios.
Funcionários públicos voltarão a ter privilégios como salário integral pelo RGPS, um retrocesso gigantesco. Contribuição de 11% a 14% não cobre uma aposentadoria integral. O pobre coitado da iniciativa privada que vai cobrir o rombo.
Sem falar todas as contrapartidas que o governo teve que dar para poder aprovar um remendo na previdencia.

Anônimo disse...


Mas quem é este pilantra, para falar em corporativismo?

Durante o seu governo, deu reajuste a uma categoria e não deu para outras.
O resultado é que até hoje o contribuinte paga os precatórios.
Isto para os que não morreram esperando o dinheiro.

Anônimo disse...

Mas que corporações? Políticos, Juízes, militares, policiais, ruralistas, financistas?
O funcionário público desde 2003 já se aposenta com o teto do INSS, realmente estamos aumentando o abismo entre os diferentes e os mais diferentes, só visto no tempo do Império e da escravidão.

Anônimo disse...

Pois é, Sr. Antônio Brito, somos uma MONARQUIA travestida de república, com suas CORTES e PLEBES.

ATÉ parece que temos democracia, mas o que se tem na verdade é uma DITADURA CLEPTOESCRAVOCRATA, em vez de um ditador CORPORAÇÕES chamadas de públicas para legitimar modus operandi. POIS além de todos os direitos adquiridos se mistura a população, faz promessas e se candidata para votar na manutenção deste SISTEMA eternamente.

Estamos iguais aos indianos, CASTAS com religiosidade. Haverá um dia que estas cortes irão ao pelourinho para chicotear plebeu (plebeu=livre iniciativa, produtor de riquezas para um país).

A DITA reforma está mostrando tudo isto. Não pode faltar recursos para as aposentadorias dos "servidores públicos".

Anônimo disse...

Fácil falar. Era pra ter feito e não fugido pros EUA. Ganha gorda aposentadoria com suor do trabalhador e utiliza nosso dinheiro nos EUA. Pelas convicções dele, o RS era pra estar nadando em dinheiro. Só que não. Matou e endividou a CEEE. Deixou milhares de desempregados

Anônimo disse...



Um político como esse Sr. Brito que tentou
ser reeleito governador no R.G.do Sul e não
esteve presente no dia da posse do governador
que o substituiu, mas não deixou de receber a
"pensão" de governador pelo resto da vida não
deveria se manifestar sobre as carreiras dos
legítimos funcionários públicos.

elias disse...

Post perfeito e verdade absoluta.

Anônimo disse...

Reforma micou ...
Melhor seria vetar tudo.

Anônimo disse...

MAIS UM EMBUSTEIRO ARROGANTE, UM JORNALISTA DE PRÉ-CADAVER QUE SE AGARROU AO MESMO E A REDE GLOBOLIXO PARA APARECER!

COLOCOU TUDO A PERDER NA REELEIÇÃO NO RS POR PURA ARROGÂNCIA; VIROU "PARLAPATÃO-EMPRESÁRIO" E SEMPRE SE ACHOU COM O REI NA BARIGA!

VIVEU SEMPRE NA FACÇÃO DO PÂNTANO: O PMDB DE TEMER, ULISSES E SUA CATREFA!

VADE RETRO!

Anônimo disse...

NÃO VAMOS NOS ESQUECER! NÃO VAMOS NOS ESQUECER!
NÃO VAMOS NOS ESQUECER! NÃO VAMOS NOS ESQUECER!
PROMESSA DO BOLSONARO:
PROMESSA DO BOLSONARO:
PROMESSA DO BOLSONARO:
PROMESSA DO BOLSONARO:

- APÓS A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA O BRASIL VAI VOLTAR A TER CRESCIMENTO ECONÔMICO

- APÓS A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, ACABARÁ O CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS PARA OS MINISTÉRIOS, PRINCIPALMENTE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO;

- APÓS A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, OS INVESTIMENTOS IRÃO VOLTAR;

- OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS ESTÃO APENAS ESPERANDO A REFORMA DA APREVIDÊNCIA PARA VOLTAR A INVESTIR NO BRASIL

Marcelo Dornelles dos Santos disse...

Pois é, Políbio...
Logo ele que nunca contribuiu para o IPERGS (e continua não contribuindo), trabalhou no Estado só por 4 anos, e usufrui de pensão VITALÍCIA com remuneração de DESEMBARGADOR se acha em condições de criticar quem quer que seja, ainda mais os policiais.
Talvez ele devesse visitar as famílias dos 5 PMs assassinados este ano no RS e dizer para elas que as pensões são injustas.
Sem falar que ele vendeu a Carteira Imobiliária do IPERGS para a Caixa e colocou o dinheiro no Caixa Único, dando um verdadeiro desfalque na previdência.
Logo ele que não depositou 1 mísero centavo da parte patronal da previdência dos servidores durante todo seu mandato, como todos os demais governadores que vieram após o governador Jair Soares.
Aliás, não posso acreditar que você comunga dessa falácia.
Por fim, se você quiser falar seriamente sobre previdência, estou a sua disposição.

Anônimo disse...

Esses FDP vendem o patrimônio do Estado, roubam, e depois vão gozar a vida no exterior.

Anônimo disse...

O anônimo das 12:24 está mal informado. O RGPS não paga a integralidade dos proventos de quem percebe acima do limite. O servidor beneficiário somente perceberá a integralidade se, além de contribuir para o RGPS, contribuir também mês a mês sobre a diferença a um fundo próprio.

Anônimo disse...

Os servidores públicos deviam exigir o fim dos provimentos em comissão.

São os CCs que ordenam as despesas públicas e endividam os cofres públicos.

Anônimo disse...

Eu, servidor público federal, conservador e direitista, eleitor de Bolsonaro, com salário de 34 mil reais por mês, quero AGRACECER À ESQUERDA DO BRASIL pela defesa dos meus merecidos proventos, principalmente a eminente figura do senador Paim (sem esquecer dos demais membros da ESQUERDA), defensor-mor das nossas VANTAGENS, que muitos chamam imerecidamente de PRIVILÉGIOS!!
E que não ousem chamar nossos esquerdistas de HIPÓCRITAS!! Abomino este injusto adjetivo DIRIGIDO À ESQUERDA DESTE PAÍS, só porque ela IMPEDE DESDE 1980 que os mais ricos paguem para estudar em nossas universidades públicas e só porque DEFENDEM COM UNHAS E DENTES NOSSOS PRIV... DIGO, JUSTOS SALÁRIOS NO SERVIÇO PÚBLICO DESTE RICO PAÍS!!!!!!

Anônimo disse...

O funcionalismo público, com raras exceções são o câncer do Brasil. A saúva que tudo consome. Covardes, se encondem atrás de um sindicalismo criminoso, ao invés de pedirem demissão e enfrentar o dia a dia na iniciativa privada. Deste concurso diário, fogem que nem o diabo da cruz.

Anônimo disse...


Ex governador deveria ser proibido palpitar sobre o que está errado !!

Poderia ter feito e não fez ...
Logo ... zefini

Anônimo disse...

Brito não é exemplo nem para os próprios filhos, se é que tem algum! Arauto de cadáver que se deu bem! Que volte para a sua insignificância de onde nunca deveria ter saído?

Flávio disse...

A matéria está em parte correta. Mas o autor, pelos comentários parece não ter moral pra falar isso. Existe a polícia que corre risco e a polícia de gabinete,sim, mas uma depende da outra. Na PF por exemplo: Todos os cargos concorrem para missões em todo o Brasil, sempre correndo risco. Em caso de invalidez, a serviço, o policial ainda tem amparo, recebe 100%. Mas se o policial vier a ficar doente por outras causas, e invalido, sua remuneração será progressivamente menor, ficando, na hora que mais precisa, desamparado. O mesmo vale a pensão caso o policial na ativa ou aposentado venha a falecer. A família ficará com seu orçamento muito comprometido. Não se leva em conta o tempo que o servidor ficou afastado trabalhando longe da família, dedicando-se ao trabalho, ficando meses longe, com jornadas de 12 a 15 horas ininterruptas, sem fins-de-semana e feriados, não se conta o stress e desgaste físico e emocional que vai corroendo a saúde do policial por ter que lidar com o pior da sociedade. Sim, só é polícia quem quer sabendo que vai passar por essas dificuldades, mas quando entra, é por regras estabelecidas. Só aumentam as atribuições e perigos, ao passo que não há o reconhecimento disso, e pior, mudam-se as regras no meio do jogo. O policial contribui desde o primeiro dia na profissão pelo teto do que recebe, e por toda vida, mesmo aposentado. Outra, não recebem plano de saúde. Nao esqueçam que se as investigacoes avançam e porque o policial tem dedicação exclusiva, não pode buscar outra fonte de renda. Agora vão acabar com a estabilidade, o lhes gerente isenção, passaram a ser perseguidos por quem está no poder em caso de estar sendo investigado. Isso é injustiça com a carreira.

Anônimo disse...

Não é bem assim. Precisos de funciona públicos estáveis e bem remunerados. Não fosse assim, estariam sujeitos aos mandos e desmandos dos políticos e seria iguais a eles. Claro que os critérios de seleção e avaliação
deveriam ser mais rigorosos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/