O ocaso da Unasul

O anúncio da retirada da Colômbia da Unasul é mais um duro golpe na organização internacional que nasceu sob os auspícios dos governos populistas que ascenderam ao poder na América do Sul

Três dias após tomar posse, o presidente Iván Duque cumpriu uma de suas promessas de campanha e anunciou a saída da Colômbia da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A entidade, segundo ele, seria “cúmplice da ditadura venezuelana”.

(...)

A Unasul foi concebida pelo coronel Hugo Chávez para ser uma espécie de contraponto à suposta influência do governo dos Estados Unidos na região por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA). O falecido líder venezuelano pretendia ter uma organização internacional que pudesse chamar de sua e controlar de acordo com seus interesses e os de seus aliados, entre eles o Brasil então governado pelo ex-presidente Lula da Silva.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Zulmir Rasch disse...

O Brasil precisa fazer a mesma coisa e sair dessa organização sem finalidade.

Anônimo disse...

Fechem-na! Infelizmente o Brasil está mal de vizinhança, por isso, não consegue crescer. Diferentemente dos países Europeus, onde além da inteligência natural do seu povo, todos trabalham com um único fim. Crescer e tornar-se independente em todos os sentidos. Lá sim funciona o slogan: “ povo unido jamais será vencido ”

Anônimo disse...

E o Brasil está esperando o que para fazer o mesmo?

Anônimo disse...

Polibio, pena não sabermos quanto custa para o Brasil manter-se nessa "organização criminosa" e na onu.
Também é interessante que nós, pagadores de impostos, tenhamos os valores quanto ao Mercosul, OEA, etc.
São milhares de dólares desperdiçados anualmente com encontros de "cumbre", representantes em todas as boquinhas das diversas comissões, missões de paz e outras inutilidades.
Tem momentos que da vontade de concordar com o Trump quando anunciou a saída dos EUA da Unesco e outras entidades internacionais, que consomem montanhas de dinheiro e nada fazem da útil para a humanidade.

Justiniano disse...

Fora da ONU e Unasul temos outras prioridades em investir esse dinheiro. Todos os representantes brasileiros nessas duas organizações trabalham contra o país, exoneram e deem um pé na bunda nesses parasitas comunistas.

Luiz Vargas disse...

Hugo Chavez era um capacho de Fidel Castro. Quem mandaria de fato na UNASUL seria Cuba.

Anônimo disse...

Apoiado!

Anônimo disse...

Comitê da ONU rejeita pedido de medida cautelar de Lula para evitar que fique preso
Integrante do comitê disse que não ficou demonstrado que ex-presidente 'estivesse em risco de sofrer um dano irreparável':

22/05/2018 - G1

O Comitê de Direitos Humanos da ONU rejeitou nesta terça-feira (22) a solicitação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que este órgão ditasse uma medida cautelar a seu favor para evitar que fique preso até o exaurimento de todos os recursos jurídicos.

O órgão internacional, no entanto, irá ainda analisar o mérito em si das queixas em relação a supostas "violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis, adotado pela ONU, praticadas pelo juiz e pelos procuradores da Operação Lava-Jato de Curitiba contra Lula, seus familiares e advogados", conforme alega a defesa do ex-presidente.

"Para que se peça a um Estado que se estabeleçam medidas cautelares se deve demonstrar que este está violando de forma irreparável alguns dos preceitos do Pacto e, se baseando na informação que Lula apresentou ao Comitê, não se demonstrou que estivesse em risco de sofrer um dano irreparável", disse em declarações à Agência Efe uma das integrantes do comitê da ONU, Sarah Cleveland.

A solicitação dos advogados ao órgão incluía um pedido para que o governo brasileiro impedisse o ingresso de Lula na prisão até que se esgotassem todos os recursos jurídicos, embora o ex-presidente esteja preso desde o último mês de abril.

(...)

O que acontece depois da decisão do comitê de negar a medida cautelar?
A comissão decidiu examinar a admissibilidade e o mérito da queixa. Assim, solicitou ao Brasil que apresente suas observações sobre o mérito do caso no prazo de 6 meses. Estas observações serão então transmitidas aos representantes de Lula, que poderão então enviar comentários finais sobre o mérito do caso dentro de 4 meses. Uma vez que ambas as partes tenham dado sua opinião sobre os diferentes pontos da denúncia, a comissão examinará o caso e tomará uma decisão sobre a admissibilidade e, se a denúncia for considerada admissível, sobre seus méritos.

Quando o comitê tomará uma decisão sobre este caso?
O comitê diz que se esforça para fazer as comunicações o mais rápido possível. No entanto, é difícil dar uma data sobre quando uma comunicação será examinada. Neste caso, uma vez que ambas as partes devem ter a oportunidade de apresentar suas observações sobre o mérito, a queixa de Lula não será mais examinada em 2018.

PS: Quando o comite da ONU "negou" o pedido de Lula, todos "divulgaram". Agora, quando o mesmo comite e a mesma relatora "concede liminar" para lula. A imprensa marrom glace se cala. Ou alguém viu a noticia no JN?

Anônimo disse...

ONU rejeita pedido de Lula contra prisão - Política - Estadão
https://politica.estadao.com.br/.../onu-rejeita-pedido-de-medidas-cautelares-de-lula/
22 de mai de 2018 - GENEBRA – O Comitê de Direitos Humanos da ONU rejeitou o pedido do ... Humanos não concederá medidas cautelares no caso de Lula da ...

PS: Quando a ONU "negou pedido de lula", então a midia "caiu no conto"?

Anônimo disse...

Sábado pela manha aqui em Santa Cruz do Sul tinha uma banquinha vendendo camisetas dessa "entidade".

Anônimo disse...

A esquerda vai sendo tirada do poder uma a uma na América Latina. Com a Vitória de Bolsonaro o Brasil sairá dessa aberração esquerdista chamada Unisul e caminhará com os países q deram certo e se tornaram nações ricas com uma sociedade organizada E trabalhadora.

Anônimo disse...

Parabéns,diga-me com quem andas e direi quem és

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/