Nesta reportagem especial da revista Amanhã, intitulada "Desafios pelo caminho", assinada pelo repórter Antenor Savoldi Júnior, fica claro que as falhas de infraestrutura
no Sul comprometem a competitividade da cadeia exportadora de toda a região Sul.
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Copo meio cheio ou copo meio vazio? A análise fria dos
números de exportação para 2016 até permite leituras distintas. No Brasil, o
saldo da balança comercial ficou positivo em US$ 47,7 bilhões, apesar da queda
queda de 3,1% no valor total exportado. A diminuição, tanto nas vendas externas
quanto nas compras de importados, foi registrada em todas as regiões do país.
No recorte para o Sul, o saldo positivo de US$ 9,6 bilhões traz também uma
queda de 1,8% nas exportações.
Em 2014 e 2015, a queda nas exportações da região foi
ainda maior: 15,4% e 8,9%, respectivamente. Já em 2016, entre as cinco regiões,
o Sul foi o que teve menor queda no seu valor exportado.
Enxergando o copo meio
cheio ou meio vazio, o diagnóstico é unânime: para sonhar com números melhores,
o principal problema a ser resolvido são os já conhecidos gargalos na
infraestrutura.
Federações das indústrias, empresários e analistas pouco
divergem acerca das necessidades de cada Estado para que o custo da
infraestrutura não pese tanto sobre a competitividade dos produtos da região no
mercado internacional.
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2 comentários:
Privatiza que vai continuar como está, ou seja, o contribuinte coxinha vai pagar duas vezes, ou é mentira que as estradas pedagiadas tinham como alvo principal cobrar pedágio e, como alvo secundário, construir e conservar as estradas? Exceto o pedágio do Portão.
BR290, de Eldorado do Sul até Rosário do Sul, está uma vergonha!
O pessoal do DNIT deveria vir e fazer este trecho de carro para sentir na própria carne o risco de se trafegar numa rodovia nestas condições.
Apesar de alguns trechos estarem com obras de duplicação em andamento, entre Eldorado e Pantano Grande, em ritmo lento registre-se, muitos trechos não foram iniciados e em outros as obras pararam. E viva o caos!
Com o transporte da collheita do soja, os caminhões de madeira para a planta duplicada de celulose acrescido aos caminhões de lixo de POA para Minas do Leão, temos um cenário perfeito para vitimar muitos usuários.
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