Muro da Mauá, Porto Alegre, faz seu primeiro teste para valer nesta segunda-feira

As 13 comportas construídas na décaada de 70 para proteger a zona central de Porto Alegre de uma cheia de grandes proporções, será testada pela primeira vez a qualquer momento, porque o nível do lago Guaíba já superou o cais do porto.

A cortina de muros e comportas é conhecida em Porto Alegre como o Muro da Mauá.

A prefeitura mandou garantir a segurança com sacos de areia, porque 5 das 13 portas de aço não são confiáveis, já que jamais foram para a manutenção.

A chuva só cai intermitente em Porto Alegre, onde o sol e o céu azul predominam nesta segunda-feira.


10 comentários:

Anônimo disse...

JAMAIS FORAM PARA MANUTENÇÃO ? QUEM DE DIREITO DEVE FAZER VISTORIAS ??

Anônimo disse...

Há pouco tempo atrás o senhor Previdi chamava de caranguejo a aqueles que defendiam a manutenção do Muro da Mauá.

Anônimo disse...

Fortunati/Sebatião Mello desconhecem a palavra "manutenção" em seu governo. Acredito que em breve será feita mais uma licitação para trocar as portas de contenção no muro da Mauá. Imaginem se as águas continuarem a subir e as portas não suportarem. Muitos processos chegarão no judiciário por conta dos prejuízos que ocorrerão.

Anônimo disse...

ESPERAMOS QUE NÃO CHOVA, QUE AS PORTAS SE MANTENHAM INTACTAS, E QUE RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO CUMPRAM SEU TRABALHO.

Roberto disse...

Nenhuma manutenção em 45 anos? O que será que fazem com o IPTU que está mais para aluguel ou taxa de condomínio, graças às pedaladas aplicadas a este imposto, outrora razoável, pelo deplorável olívio?
E a taxa de iluminação pública? Exatamente no local onde o Dr.Eliseu Santos foi assassinado, na Rua Hoffmann, estamos há três meses com uma lâmpada pifada. Pelo telefone 156, o assistente informa que a firma que fazia a manutenção foi substituída e a nova não diz coisa com coisa. O número do protocolo é 2678901527. A taxa de iluminação pública não é imposto. É taxa. O dinheiro arrecadado não deveria ir para o famigerado "caixa único" se é que esta excrescência existe em nível municipal.

Albert disse...

Uma correção, enquanto existia o DNOS, até o governo Collor terminar com a Autarquia, a manutenção era anual, com testes, pintura e outras necessidades, agora quando a PMPA, assumiu é que a manutenção tornou-se precária, ou inexistente, o Prefeito deve fazer um mea culpa, por incompetência do DEP, esta é a verdade, enquanto nossas Secretárias forem ocupadas por Políticos não eleitos ou eleitos, e não serem do ramo, é isto que se verá por muitos anos.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que até o serviço 156 que é composto por funcionários vai virar um call center terceirizado. Por falta de cuidado com a cidade o serviço 156 tem sido alvo de muitas reclamações, apesar de ser um serviço de informações a população atribui a incompetência a quem atende o telefone. Resposta do Fortunati aos trabalho dos servidores que ficam dando "explicações D+" ao povo. Este é o Governo sucateador que gosta de uma licitação barbaridade.

Anônimo disse...

Não fossem as obras do período da revolução e Porto Alegre estaria à deriva. Mais uma grande obra da redentora que é invejada, mas nunca igualada!

Anônimo disse...

Bobagem alguém pensar que as águas vão derrubar os portões de aço, o que pode acontecer é entrar um pouco de água porque eles não são totalmente vedados.
Espero que agora aquela turma que pretendia a demolição do muro pare de encher o saco, façam o que quiser no cais mauá, (que a meu ver deveria continuar um cais com incremento do transporte de cargas), mas pelo menos deixem o muro. Tem gente que mesmo vendo as fotos, parece que a necessidade do muro não entra na cabeça. A enchente de 1967 que segundo dados já é igual ou até menor do que a de hoje, alagou grande parte da cidade porque ainda não existia o muro e os sistemas de bombas, incusive foi o ano em que o estádio beira rio estava em contrução, vejam as fotos em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/10/saiba-como-foi-a-ultima-grande-enchente-de-porto-alegre-em-1967-4876357.html

Anônimo disse...

Não admira que nunca foram para manutenção. A prefeitura como qualquer órgão do governo precisa gastar com políticos, servidores públicos, benesses e outras extravagâncias. Os impostos há muito deixarem de ter sua finalidade principal que é investimento em infraestrutura. Quando politicos assumem ou se aproximam de algum só pensam em se locupletar, garantir um futuro rico, visto que trabalhando já deu para perceber que no Brasil isso se tornou impossível, considerando gente da laia dos partidos existentes e reforçados por gente tipo petista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/