Ferreira Gullar demonstra como o governo do PT usa a ditadura da maioria para esmagar a oposição

* Clipping Folha, domingo, Ferreira Gullar
Título original: Ditadura da maioria

O populismo petista demonstra inconformismo com normas que o impedem de fazer o que queira

Não faz muito tempo, ouvi um deputado afirmar que o que define um governo democrático é a eleição. Se foi eleito, é democrático.

Todos sabemos que não é bem assim, pois, conforme a força que tenha sobre as instituições, pode um governo impor sua vontade e anular o direito dos adversários. A eleição é, sem dúvida, uma condição necessária para que se constitua um governo democrático, mas não é suficiente.

Se abordo esta questão aqui é porque vejo naquela simplificação uma ameaça à democracia, fenômeno crescente em vários países da América Latina e até mesmo no Brasil. Na verdade, essa é uma das manifestações antidemocráticas do neopopulismo, hoje hegemônico em alguns países latino-americanos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se a dita "oposição" não for competente, e não é, então não se estabeleça!!!

Anônimo disse...

O PT é tão ditatorial que não consegue sequer votar a reforma politica e fiscal.

Também não conseguiu sequer que o Processo do Mensalão do PSDB fosse julgado antes do seu (pelo principio da antiguidade) tendo o seu mensalão sido julgado e ele sequer conseguiu livras os seus de condenação no STF. E leva pau 24 hs por dia da midia marron glace.

Com o PSDB de FHC éra diferente, a corrução corria frouxo (graças ao engavetador geral da república) não dava nada e ele aprovava tudo, privatizava tudo e conseguiu alterar a CF/88 para se reeleger e o STF dizam amém e a midia maron glace, idem.

Na época de FHC o único Partido de posição era o PT.

Anônimo disse...

Pois é, pelo que me lembro, o PT veio para acabar com a maracutaia,a roubalheira e tudo mais que estava errado. Porque a agora não acabam com tudo isso, revogam a reeleição, e mostrem para o mundo que podemos ser um país decente, com políticos confiáveis, onde o povo tem trabalho e não precisa de bolsas disso e daquilo. Coloquem em prática o que se propuseram a fazer...

Anônimo disse...

Pois é, pelo que me lembro, o PT veio para acabar com a maracutaia,a roubalheira e tudo mais que estava errado. Porque a agora não acabam com tudo isso, revogam a reeleição, e mostrem para o mundo que podemos ser um país decente, com políticos confiáveis, onde o povo tem trabalho e não precisa de bolsas disso e daquilo. Coloquem em prática o que se propuseram a fazer...

Anônimo disse...

A CULPA DO PT ESTAR NO PODER É DO PMDB, QUE É TÃO CORRUPTO E COMUNISTA QUANTO O PT.
O PT SOZINHO NÃO É MAIS NADA. QUEM ELEGE A DILMA É O PMDB CORRUPTO, PORQUE SEM O PMDB CORRUPTO A DILMA NÃO FAZ 20% DOS VOTOS.
E, ACHO QUE A DILMA DO PT E PMDB CORRUPTO NÃO VÃO SE ELEGER EM 2014.
HÁ MUITA CORRUPÇÃO, BANDIDAGEM, GROGAS, ROUBALHEIRA, QUEBRADEIRA DE ESTATAIS COMO PETROBRÁS, AS ELETROS, E, A INFRAÇÃO ESTÁ CADA VEZ MAIOR.
O CICLO PT-PMDB CORRUPTOS-CHAVISTAS-STALINISTAS-COMUNISTAS ESTÁ NO FIM.
SÃO GENTALHA SEM ALMA, SEM DEUS, AÉTICOS E SEM FAMÍLIA.

Anônimo disse...

O PT é o partido mais corrupto da história da república, do império e quiçá do Brasil colônia. QUADRILHA DE COMUNISTAS ANALFABETOS...!!!!

Anônimo disse...

A eleição é uma forma de exercer a democracia mas a democracia só pode ser exercida quando a população possui um bom grau de educação.No Brasil ela tem sido usada para fazer lavagem cerebral das massas ignorantes.A democracia por enquanto tem servido de meio para enriquecer políticos corruptos.Na última eleição todos os candidatos "queriam cuidar das das pessoas" mas acabaram roubando os cofres públicos com muita creatividade

Anônimo disse...

O anônimo das 11:58 representa o pessoal CC petralha que não faz feriado nem no dia das mães e fica plugado na internet para fiscalizar os blogs alheios...

Anônimo disse...

Conluio entre Ministério Público e o senador Aécio Neves:

O ex-procurador-geral de Justiça Alceu Torres Marques é acusado de engavetar uma investigação contra a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, irmã do ex-governador e atual senador Aécio Neves, aberta pelo promotor de Crimes Contra o Patrimônio, João Medeiros.

Favorecimento

O inquérito era para investigar a farra de verbas publicitárias do governo destinadas à Rádio Arco-Íris (São João del-Rei), de propriedade da família Neves.

Segundo o deputado Rogério Correia (PT), a rádio passou a monopolizar as verbas de publicidade após 2003, quando Aécio virou governador.

“Vivemos uma ditadura no Estado. Está todo mundo proibido de investigar as rádios ligadas à família Neves. O procurador-geral sepultou sem explicar a investigação, a Assembleia não responde a nenhum requerimento que envolva as rádios da família Neves”, disse o deputado.

Apuração

A investigação foi motivada por uma Land Rover registrada em nome da emissora que o senador dirigia quando foi parado numa blitz da Lei Seca em 2012. Na ocasião, Aécio se recusou a fazer o teste do bafômetro. De acordo com a Anatel, Andrea é sócia majoritária da emissora. Até 2012, Inês Maria Neves, mãe de Aécio, constava como sócia minoritária. “Temos informações da Anatel de que Inês já passou sua cota para o filho Aécio”, diz Rogério Correia.

Manobra

O procurador avocou o processo meses antes de deixar o cargo. Medeiros recorreu da decisão no Conselho Nacional do Ministério Público – onde está o aliado Jarbas Soares Júnior –, que indeferiu o pedido do promotor.

Sucessão

Antes de deixar o cargo, Alceu não mediu esforços para emplacar o procurador André Mariani Bittencourt como seu sucessor. Nos corredores do MP Estadual, promotores e procuradores acusam Alceu de ter usado a estrutura do órgão e do CNMP para forçar subordinados a votarem em Mariani.

Força

A empreitada de Alceu teria ainda a participação direta do conselheiro do CNMP Jarbas Soares Júnior. Para os procuradores, Alceu não mostrou, no entanto, o mesmo empenho para dar sequência a denúncias relevantes contra personagens renomados de Minas.

Recorrente

Ao chegarem na mesa do procurador-geral para apreciação, a maioria desses processos acabou engavetada. No caso da investigação da Rádio Arco-íris, por exemplo, Alceu argumentou que a denúncia deveria estar sob a guarda do procurador-geral. Não precisa nem dizer que a investigação acabou arquivada pelo ínclito procurador “por ausência de justa causa”.

Revolta

O ato impediu que o caso fosse investigado pela promotoria e causou indignação no promotor João Medeiros, que já havia iniciado suas apurações. Para o promotor, a PGJ fez uma ginástica argumentativa absurda para justificar esse ato de força.

Anônimo disse...

Políbio,

O tal "anonimo" das 11:40 e 11:58 é profissional!!!

Que pobreza!!

JulioK

JOEL CARVALHO disse...

Por que esse "anônimo PeTralha de 12 de maio 11:58" fala tanta merda em defesa do PT, mas esquece que o seu Lula se aliou ao todo ilibado PAULO MALUF, inclusive posando fotos para o presente e para a posteridade, com o HADAD completando o trio, provando indubitavelmente a verdadeira índole do PT e do LULA?
Não vou nem falar do assassinato do PeTista Celso Daniel e Toninho do PT, ambos mortos depois de denunciarem desvios de dinheiro público pela companheirada!
E segue lista de outros crimes graves...
PS.: Já fui PeTista, até descobrir que estava participando e cooperando com uma tremenda mentira, protagonizada por PaTifes e PilanTras!
DesoPTei!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/