Danuza Leão reclama da nova lei das domésticas.

* Clipping Folha, domingo, bvy Danuza Leão.
Título original:> Assim é essa PEC; imperfeita, e dando pânico de contratar uma nova funcionária

Quem sempre teve uma relação correta com sua empregada está tranquilo. Afinal, férias, 13º, INSS, são coisas que nem precisariam de lei para existir, e além de serem justas, fazem com que as relações entre empregada/empregador sejam amenas e pacíficas, o que torna a vida melhor para todos.Mas nenhuma lei é perfeita, vide a proibição de dirigir depois de beber; se é possível se recusar a fazer o teste, que lei é essa?

Uma das coisas mal resolvidas é a carga horária. A ideia é que sejam até 44 horas semanais, praticamente nove horas de trabalho de segunda a sexta, o que é demais para qualquer mortal, já que esse trabalho é, na maior parte das vezes, físico, e descansar uma hora, no meio do expediente, como, onde? Na sala, vendo TV?

Por outro lado, não há quem precise de uma doméstica tantas horas seguidas, a não ser uma família com pai, mãe e quatro filhos, em que ninguém arruma sua cama, as roupas são largadas pelo chão, cada um almoça e janta na hora que quer, e aí nem as nove horas diárias vão ser suficientes. Já pensou, explicar aos adolescentes -e seus amigos, já que eles só andam em turma- que não dá para pedir vários lanchinhos várias vezes por dia?

Por tudo isso e mais alguma coisa, acho que esqueceram de falar, nessa nova lei, da remuneração por hora de trabalho.

CLIQUE AQUI para ler mais.

12 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

estas inovações nos "dereitos" das domésticas vai provocar exatamente o mesmo efeito da dos estagiários quando trataram-os como se trabalhadores normais , aprovando férias remuneradas. Efeito: milhões de jovens deixaram de iniciar uma carreira...despedidas em massa...com as domésticas ocontecerá a mesma coisa... Carlos

Surfista Prateado disse...

Melhor mesmo é não ter nenhuma, cada um faz a sua parte, se compra comida congelada ou pronta e manda lavar a roupa fora, e não se corre risco de tomar um processo trabalhista, mesmo tendo seguido o que diz a lei!

Anônimo disse...

EU também quero todas as guarantias legais, por todos os impostos que pago.

EXIGO DIREITOS:

-Direito para trabalhar no que eu quero;

-Direito de ter saude, nada de doenças;

-Direito de parar de trabalhar para ir pra praia;

-Direito de ter uma casa na praia e outro na cidade;

-Direito de ser comunista, ter tudo igual a um Desembargador, e com dinheiro no exterior.

-Direito de mentir (isto obtemos) tal como advogado e politico.

Anônimo disse...

O negócio é contratar faxineira por diaria e o resto a gente vai levando.
O governo é que vai ganhar em cima das empregadas.O FGTS é só para engordar o caixa do goverfno, O INSS quando dele voce mais precisa ele te vira as costas e no final das contas que nunca contribui tem os mesmos beneficios dos contribuintes.
Empregada donéstica só mais para alguns abonados. A classe média vai se virar por conta.
Eu já entrei nessa, sem empregada e livare da justiça do trabalho.

Anônimo disse...

Especialistas estão aconselhando a fazer uma reserva para possíveis futuros custos extras com empregados domésticos.
Um exemplo é se alguém perder o emprego e, por consequência, não poder mais arcar com o salário de uma empregada doméstica e resolver demiti-la, terá que indeniza-la com 40% do FGTS.

Anônimo disse...

Vou ter que colocar minha mãe num asilo...já que a cuidadora fica com ela somente durante a noite enquanto eu fico o dia inteiro e despedir minha empregada que trabalha 2 horas na terça e duas horas na sexta e também comprar uma lavadora de pratos e contratar uma vez por mes, alguém que limpe os vidros kkkk

Anônimo disse...

Vou despedir a minha empregada que trabalha duas vezes por semana, somente duas horas por dia (queria ajudar...kkk). Infelizmente, ela agora vai ter que trabalhar oito horas, duas vezes por semana, mas como não pode, ficará sem emprego!

Anônimo disse...

A última coisa que eu queria no mundo... colocar minha mãe num asilo...

Anônimo disse...

Pessoa física ser tratada como pessoa jurídica é uódoborogodó

Anônimo disse...

pec pec pec pec pec a bola de gude era o meu viver...
É incrível !!!qdo a empregada não consegue anotar um recado, fazer uma listinha de compras, mas consegue ler todos os seus deretchos (sic)

Anônimo disse...

Acho que esta lei foi bancada por algum empresário da área de limpeza.
Posso achar, não posso?

Unknown disse...

A empregada doméstica é o resquício da escravidão e o quarto de empregada é a senzala moderna. Alguém quer ter um empregado então que pague seus direitos trabalhistas e só. Muitas pessoas não querem fazer um trabalho braçal por achar humilhante ou por se acharem que são seres superiores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/