Propina de R 1,2 bilhão assombra Nelson Jobim. Escândalo já rendeu prisão de megaempresário na Itália

* Clipping www.brasil247.com.br

Acaba de ser preso, na Itália, o executivo Giuseppe Orsi, presidente da empresa Finmeccanica, uma gigante da área de defesa. O motivo: corrupção internacional na venda de fragatas. Nas investigações, foi também citado o ex-ministro Nelson Jobim, da Defesa, numa negociação de 5 bilhões de euros para renovação de equipamentos de Marinha, que envolveria uma comissão ilegal de 550 milhões de euros; Jobim diz que o negócio não saiu por "razões fiscais"

247 - Um escândalo de proporções gigantescas, que envolve o segundo maior grupo industrial da Itália, a Finmeccanica, da área de Defesa, pode desaguar no Brasil. Foi preso, nesta terça-feira, o executivo Giuseppe Orsi, presidente do grupo, acusado de comandar um esquema de corrupção internacional na venda de fragatas e outras embarcações militares para as marinhas de países em desenvolvimento.

A determinação do juiz Bruno Arsizio ocorreu depois da comprovação do pagamento de propina a oficiais do governo indiano para a venda de 12 navios. No curso das investigações, no entanto, o Brasil também foi citado. Segundo uma testemunha, o projeto ProSuper, da Marinha brasileira, que previa a compra de várias fragatas italianas, envolvia o pagamento de uma propina de 550 milhões de euros (mais de R$ 1,2 bilhão) – e ex-ministro Nelson Jobim, da Defesa, foi citado como um dos beneficiários.

A propina corresponderia a 11% da encomenda total, avaliada em 5 bilhões de euros. A testemunha que envolveu Jobim no caso é Claudio Scajola, um ex-ministro do governo Berlusconi. “É verdade que encontrei o ministro da Defesa, Jobim. Na Itália, havia crise e tentei vender as embarcações. Era meu dever ajudar”, afirmou Scajola. Jobim, no entanto, nega que tenha havido qualquer tipo de negociação ilícita. “Nunca chegamos a falar de um tema como esse”, afirmou ao jornal italiano La Stampa. “Não sei o que fizeram os italianos. Só sei que o projeto ProSuper, que previa a aquisição por parte da Marinha brasileira de fragatas com a transferência de tecnologia, foi cancelado por questões fiscais. Além disso, os italianos tinham de encontrar um parceiro brasileiro e não conseguiram.”
LEIA AQUI, a notícia de hoje do Corriere dela Sera sobre a prisão do presidente da Finmeccanica, e, abaixo, a primeira notícia, do 247, sobre o envolvimento de Jobim no caso

 CLIQUE AQUI para ler mais.

14 comentários:

Anônimo disse...

Por falar em coisas obscuras, pergunto - E o negócio dos aviões Rafales como ficou?

Na ocasião, Luiz Stalinácio, Nelson Jobim, Sarkozy e outros peixes menores quase consumaram o negócio.

Será que não rolou o 10%?

Coisas obscuras = governo do Pt. cqd

Anônimo disse...

Estão acusando o sr.honestidade, foi esse que na época juntamente com tarço não pagou os 27% aos municiparios de poa.

Anônimo disse...

No Brasil, se investigarem a fundo a vida de todos agentes políticos envolvidos em negócios, vai faltar cadeia !

Anônimo disse...

Políbio,

A "familia" tem tradição no serviço público que vem de pai para "os filhos".

As calçadas de Sta. Maria tem muitas "histórias".

Não é a toa que o Tarso, o Pimenta e outros também são do mesmo berço!! Kiss para elles!!!

JulioK

Anônimo disse...

Quanto Battisti contruibui para ficar no Brasil?

Anônimo disse...

Menos Polibio.
Ocaso reflete muito mais política interna italiana.
A empresa ligada aos navios é a Fincantieri e não Finmeccanica.
Leitura apressada das manchetes leva a isso por leigos.

Anônimo disse...


MULA SEM CABEÇA DIZ,
NÃO ERA A TOA Q O SR. NELSON JOBIM ANDAVA DE MÃOS DADA COM O PT E ATÉ USANDO A FARDA DO EXÉRCITO QUE É UMA IMORALIDADE.

Sergio Oliveira disse...

FOI MINISTRO DA DEFESA DO LULA.A SER VERDADE, 1,2 MILHÕES DÁ PARA SE DEFENDER LEGAL.

Anônimo disse...

Lá vão para a Cadeia e tem uma chamada La Vallete em Torino que eu conheci (por fora ) onde tem muitos corruptos presos até hoje...Aqui gozam da nossa cara e ainda passam por bonzinhos...ou não?

Joel Robinson

Anônimo disse...



Alguém viu a máscara de Joaquim Barbosa no carnaval?

Você se lembra de notícias na grande imprensa apontando que a máscara de Joaquim Barbosa seria o hit do Carnaval ????

Pois bem, estou passando o Carnaval no Rio, indo aos blocos, e nao vi uma ÚNICA pessoa com a tal máscara.

Parece-me que foi mais um grande BLEFE.


Então, briguei até com a minha mãe por conta do marketing dessa máscara. Estava em Curitiba e minha mãe disse que a máscara mais vendida no carnaval tinha sido a do JB. Falei que era marketing de telejornal e que nos blocos, aqui no RJ, não tinha visto ninguém com a tal máscara e ela achou que eu tava de implicância. Viemos para o RJ, ainda no Carnaval ( domingo ) e perguntei a ela, durante a passagem de um bloco grande, tá vendo alguma máscara do JB?

Já faz tempo que marketam essa máscara, inclusive, na passeata pró-JB com 10 pessoas estavam distribuindo isso. Claro que, a essas alturas, as emissoras já devem ter uma foto com os foliões contratados para usar a máscara mas, na rua mesmo, tb não vi nenhuma.

Quem tem a máscara em estoque não precisa se preocupar, afinal a malhação do Judas está aí.


Anônimo disse...

a petezada ta moída com o ministro Barbosão...ehehe

Anônimo disse...

Ora bola, o que mais poderiam esperar de Jobim que tão próximo era de Lula? Eles combinavam em tudo até na taxa de sucesso! Nenhuma SURPRESA!

Anônimo disse...


Da Folha

Seis jornalistas são detidos no escândalo das escutas do 'News of the World'

A Scotland Yard anunciou nesta quarta-feira a prisão de outros seis jornalistas como parte da investigação do escândalo das escutas telefônicas no extinto tabloide britânico "News of the World".

A Scotland Yard disse em um comunicado que identificou uma "nova suposta conspiração para interceptar mensagens de voz" por parte de funcionários do jornal em 2005 e 2006, diferente da que terminou com uma série de acusações formais.

"Como parte das novas linhas de investigação, seis pessoas foram presas nesta manhã como suspeitos de conspiração para interceptar comunicações telefônicas", disse o comunicado.

São três homens e três mulheres, de 36 a 46 anos, que são jornalistas ou ex-jornalistas. Dois dos detidos trabalham no tabloide britânico "The Sun".

A polícia indicou que todos os detidos estão sendo interrogados e que os agentes realizavam inspeções em vários locais.

Cinco das prisões ocorreram em Londres e a sexta em Cheshire (noroeste da Inglaterra).

Os investigadores apontam, por sua vez, que "em seu devido tempo falarão com as supostas vítimas destas escutas".

O "News of the World", que precisou ser fechado em julho de 2011 devido ao escândalo das escutas, é acusado de ter grampeado desde 2000 as mensagens de voz dos telefones de 800 pessoas, incluindo famosos, políticos e membros da família real, mas também vítimas de crimes, para tentar obter informações exclusivas.






Liberdade de imprensa existe, mas o que temos aqui é a "libertinagem de imprensa". Eis um exemplo para ser aplicado na editora abril e seu principal jornalista - Policarpo. Com certeza a Globo News não convocará seus "especialistas" para um debate amplo.

Anônimo disse...

Políbio! Pelo visto o anônimo de 12 de fevereiro de 2013 19:37 passou o carnaval do Rio com o máscara de seu ídolo José Dirceu e ainda tinha mais umas para usar em caso de necessidade, João Paulo, Delúbio, Jenô e outros mais.kkkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/